multiplique seu dinheiro

Multiplique seu dinheiro: 5 dicas para achar os melhores investimentos

Se o seu objetivo é cuidar bem das suas finanças e trazer o melhor rendimento para o seu dinheiro, deixá-lo parado não pode estar em seus planos!

Se o seu objetivo é cuidar bem das suas finanças e trazer o melhor rendimento para o seu dinheiro, deixá-lo parado não pode estar em seus planos!

Investir o que você tem guardado é a maneira mais inteligente de lidar com essas economias e caminhar em busca do sucesso financeiro.

Contudo, na hora de escolher como aplicar o capital, muitas vezes podemos nos confundir e acabar optando pela solução mais conhecida, para evitar maiores preocupações. Entretanto, muitas vezes essa não é a melhor alternativa.

O ideal é acompanhar a sua situação financeira de perto, tomando sempre decisões embasadas.

Se você quer encontrar os melhores investimentos, preparamos 5 dicas essenciais para te ajudar a fazer seu dinheiro trabalhar por você!

1) Reavalie suas escolhas

É comum ficarmos acomodados com a nossa situação financeira e não tiramos um tempo para rever nossas estratégias. Mas, para que o seu dinheiro sempre esteja aplicado da melhor maneira, isso é essencial.

A conjuntura econômica influencia diretamente muitas modalidades de aplicação.

Uma vez que está em constante mudança, essa influência também muda, e um investimento promissor pode passar a ser uma fria para o seu bolso.

Um exemplo atual é o da poupança, a aplicação mais popular do Brasil. Com a alta da inflação, ao colocar o seu dinheiro em caderneta você estaria perdendo, ao invés de ganhar.

Por que insistir em desvalorizar o seu dinheiro, enquanto você poderia estar realizando lucros maiores?

Uma vez que o rendimento poupança é diretamente influenciado pela taxa de inflação, essa alta ocasionou impactos muito negativos em se tratando dos lucros do investimento.

Portanto, mantenha as suas escolhas financeiras sempre atualizadas, para ficar de olho se elas realmente estão sendo a melhor alternativa.

2) Estude o Mercado Financeiro

Um passo importante na hora de escolher o melhor investimento para você é conhecer todos os produtos que o mercado financeiro oferece. São tantas opções que muitas vezes nós nos atemos a apenas as mais populares, mas nem sempre isso é o melhor a se fazer.

Lembra do caso da poupança? Hoje ela é o investimento mais popular do Brasil e nem por isso oferece boa rentabilidade ao poupador.

Você já pensou em trilhar novos caminhos e aprender a como investir na bolsa de valores?

O mercado de ações é uma alternativa interessante pois oferece inúmeros produtos, para os mais diferentes perfis de investidores. Dessa forma, você consegue, inclusive, diversificar os seus investimentos em um só lugar!

Além da bolsa, existem muitas outras modalidades de investimento que você pode escolher. Cada uma delas tem suas peculiaridades, prós e contras, e por isso é importante conhecê-las a fundo antes de tomar uma decisão.

3) Defina o seu perfil investidor

Não existe um investimento correto e outro errado. Existe o investimento mais adequado para você! E isso pode ser determinado de acordo com o seu perfil de investidor.

Antes de escolher o destino do seu capital você precisa entender o que você espera quando aplicar esse dinheiro e quais são os seus objetivos, para ter renda extra ou acumular capital para investir em imóveis, por exemplo.

Pense se você tem um perfil mais arrojado, disposto a arriscar, ou se tem um perfil conservador, que quer fazer investimentos de menor risco.

Depois, reflita se você quer resultados mais imediatos, ou se pretende deixar seu montante investido por um tempo considerável.

Isso influenciará o tipo de produto que você irá escolher para aplicar, já que cada um deles poderá se adequar melhor de acordo com suas expectativas.

4) Compare as modalidades de investimento

Agora que você já conhece os diversos produtos financeiros que estão disponíveis e sabe o seu perfil de investidor, é hora de comparar.

Determine os fatores que são prioridade para você na hora de investir e trace um paralelo entre as suas opções para entender qual atenderá melhor às suas expectativas.

Mapeamos alguns aspectos importantes na hora de escolher onde investir:

Rentabilidade

A possibilidade de lucro com o investimento é o que nos mobiliza a aplicar dinheiro, certo? Portanto, você tem que identificar qual é a modalidade que irá te oferecer boa rentabilidade, além de se adequar a outras exigências delimitadas.

No mercado há muitas opções que oferecem ótimas margens de rentabilidade, como negociar ações de empresas, comprar papéis do tesouro direto, ou até mesmo aplicar na oscilação de preço do dólar.

Liquidez

Aqui você tem que definir se precisa de grande flexibilidade em sua aplicação. Você quer poder retirar o seu capital a qualquer momento ou não tem problemas em aguardar prazos maiores para ter acesso ao montante investido?

Quando conseguir a resposta para tais questionamentos você irá entender se precisa de produtos com alta liquidez ou se isso não é sua prioridade.

Segurança

É muito comum encontrar pessoas com medo de investir dinheiro por estarem inseguras quanto à segurança. Inclusive, é por esse motivo que grande parte da população acaba optando por aplicar o dinheiro na poupança, considerada um investimento bastante seguro.

Contudo, o mesmo órgão que segura o montante investido na poupança também oferece essa facilidade para outros tipos de aplicação.

A vantagem é que além de seguros, esses investimentos oferecem rentabilidades melhores que a poupança.

Dessa forma, o maior benefício da aplicação na poupança não é exclusivo da modalidade, podendo ser encontrado em muitas outras.

Essa garantia é dada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), e se aplica em investimentos de até R$250 mil por CPF e instituição financeira. Entre as aplicações asseguradas pelo órgão, temos:

  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário)
  • LCA (Letras de Crédito do Agronegócio)
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)

5) Faça contato com profissionais

Entrar em contato com profissionais da área financeira pode ser uma estratégia que irá impulsionar o seu sucesso! Eles serão capazes de te aconselhar, para que você tenha maior segurança de suas escolhas.

Muitas vezes confiamos em pessoas que não entendem verdadeiramente do assunto. Apostar em transações questionáveis pode colocar tudo a perder! Por isso, é de extrema importância procurar profissionais de confiança, com certificação e boa reputação no mercado.

Percebeu como é sempre importante estudar todas as possibilidades para conseguir realizar os melhores lucros? Dessa forma você será capaz de identificar as oportunidades que realmente valem a pena para você!

Autoria: Ana Cláudia Inez, graduada em Relações Públicas, mestre em Processos Comunicacionais e estudiosa do mercado de ações. Integrante da equipe Toro Radar, é responsável pela comunicação e relacionamento da empresa com parceiros em todo o país.