Modelo de plano de negócios: O plano da Empreendemia

Considerando o sucesso que nossos trabalhos de graduação (Metodologia para elaboração de Plano de Negócios e Metodologia de Plano de Marketing para Empresas de Internet) tiveram por aqui, decidimos ir além. Agora publicamos o plano de comercialização do Empreendemia.

Uma coisa que precisa ficar bem clara é que não somos contra o plano de negócios. Nós somos contra uma forma burocrática e lenta de fazer o plano de negócios. Apesar de já termos mais de um ano de empresa, boa parte do nosso tempo foi gasto conversando com as pessoas para testar hipóteses, o plano em si foi escrito em muito pouco tempo.

Além de disponibilizar nossa estratégia dos próximos 3 anos, colocamos o arquivo para download em formato .doc. Isso quer dizer que você pode usá-lo como modelo para construir o plano da sua empresa, se achar interessante.

Plano de comercialização da Empreendemia

Download: Plano de comercialização Empreendemia – versão web

Um detalhe importante é que muita da coisa do plano foi chutada, principalmente o preço médio dos produtos e a estimativa de vendas. Isso mesmo, chutada. Nunca dá pra ter certeza absoluta quando se trata de inovação.

Com certeza muitas coisas serão alteradas, isso não é um problema. Afinal, planejar um negócio é dar orientações a ele, não uma coleira. O que importa é escrever no papel o que você acredita que fará diferença na sua empresa e fazer o máximo para que esse plano se realize da melhor forma possível.

Se tiver dúvidas, comentários ou sugestões, deixe seu comentário abaixo.

Abraços,
Millor Machado (sem medo de compartilhar nossas ideias)

Se você está começando sua empresa, não deixe de conferir nossos artigos e dicas sobre plano de negócios.

comments powered by Disqus