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Os 7 maiores mitos sobre marketing digital

Pense rápido: Empreender há 10 anos era a mesma coisa que empreender nos dias de hoje? Provavelmente sua resposta foi a de que não, é bem verdade que as coisas mudaram muito e vão continuar assim em ritmo cada vez mais acelerado.

Pense rápido: Empreender há 10 anos era a mesma coisa que empreender nos dias de hoje? Provavelmente sua resposta foi a de que não, é bem verdade que as coisas mudaram muito e vão continuar assim em ritmo cada vez mais acelerado.

Uma coisa, entretanto, não muda, a incerteza, o medo de arriscar e a falta de garantias que nos confortem plenamente na hora de empreender. Se eu perguntasse, como as rápidas mudanças afetam a sua empresa ou o seu desejo de empreender? O que você diria?

Se você sente que as incertezas ainda são uma grande barreira que impede o seu negócio de começar, saiba que a melhor arma contra isso é a informação.

Quanto mais você se informar, aprender e saber sobre uma incerteza mais você será capaz de criar soluções para contornar as adversidades.

Observando o desconforto de muitos empreendedores na hora de lidar com o incerto, criamos um guia para informá-lo sobre um assunto que retrata muito bem as mudanças presentes nas empresas modernas e que ainda está envolto de diversos mitos, o Marketing digital.

Veja agora a lista com os 7 Mitos sobre Marketing Digital mais comuns e o que cada um realmente significa para você que é empreendedor.

#1 Meu negócio é Pequeno, Marketing Digital não é para mim.

Muito se dizia que o Marketing digital era apenas para quem já tinha um mix de marketing robusto, porém na realidade de hoje, isso pouco faz sentido.

A capacidade que o marketing que usa as redes tem é justamente o maior trunfo em relação aos meios tradicionais e isso se traduz em mais vantagens para quem tem negócios pequenos.

Vamos explicar, se você desprender um esforço para oferecer conteúdo relevante e se tornar referência, criando uma rede de pessoas que consomem o que você produz em uma base frequente, você consegue em muitas vezes competir de igual para igual com qualquer empresa.

Agora se o seu negócio é pequeno e ainda por cima específico, melhor ainda, pois com o conteúdo certo, você poderá se tornar referência no assunto e encontrar o seu nicho através de um conteúdo que os interessa.

#2 Preciso ter conhecimento Técnico

Outro mito é o de que quem for se aventurar pelo Marketing Digital precisa ter um conhecimento muito avançado em termos técnicos, o que não é assim tão verdade.

O que o empreendedor pode aprender sozinho, através de conteúdo como os que você encontra aqui (coloquem link aqui), são suficientes para começar e fazer muito mais do que você imagina.

Através da criação de conteúdo relevante e de uma boa presença online, é possível tirar bastante proveito do que a internet pode fazer para o seu negócio.

#3 Preciso de uma Equipe Grande

Outro grande mito envolvendo o Marketing Digital é a ideia de que é necessário ter uma equipe grande trabalhando a todo vapor para que se tenha presença online.

Na verdade, a grande vantagem do meio digital é a possibilidade de usar ferramentas que facilitam o trabalho de quem quiser fazer o seu marketing. Quer fazer postagens de forma programada? É possível.

Quer receber conteúdos, como artigos e e-books feitos sob medida para o seu negócio? Também é possível. Quer fazer páginas de captura de forma simples e rápida? Você também pode.

Não há hoje muita desculpa para não aproveitar as vantagens e as soluções existentes atualmente. Pense em ir aprendendo de forma gradativa (existe muito material aqui) e amadurecendo quais as soluções que você precisa para organizar o seu tempo e o Marketing da sua Empresa.

#6 Demandará Muito Tempo

O Marketing Digital é escalável, isso quer dizer que não importa o quanto você queira explorá-lo, o custo de tempo e de investimento, não necessariamente cresce junto.

Essa é umas das grandes vantagens de usá-lo na sua empresa e é o principal fator da grande repercussão do assunto atualmente.

Um grande responsável pelo bom desempenho e o ótimo custo x benefício deste recurso é a possibilidade de automatizar os suas ações. Você sabia que não precisa passar 24 horas por dia online?

Desde postagens, publicação de artigos e até envio de e-mail marketing, tudo pode e deve ser programado. Essa é uma boa alternativa para que você possa assim planejar suas campanhas e fazer tudo em menos tempo.

#4 É Caro

Talvez o maior de todos mitos circula em relação ao investimento necessário para empreender online.

A grande verdade sobre o assunto é que o marketing digital não depende só de investimentos e tão pouco é feito só de alocação de recursos.

A maior parte dele na realidade é feita sem custo, ou sem gastos expressivos, grande parte do trabalho envolve a criação de conteúdos (artigos, posts em redes sociais, material relevante para o seu público-alvo) e outras ações como presença online, interação social, que configuram ações que não dependem diretamente de dinheiro.

Você pode ainda usar e abusar de ferramentas que ajudam a você distribuir, e criar seu conteúdo praticamente de graça.

Entretanto, pense em estratégias de marketing digital pagas como uma parte importante, porém não essencial do seu mix de ações, o ideal aqui é que os seus resultados não sejam diretamente proporcionais ao valor que você investe.

No longo prazo uma estratégia que foca no conteúdo sempre vence, ela perdura mais tempo em contrapartida de uma que se baseia só em anúncios pagos, por exemplo.

Lembre-se de que: na primeira estratégia, o conteúdo trabalhado não perde relevância na mesma velocidade que a falta de investimento interfere na estratégia baseada em anúncios pagos.

#5 É Complexo

Existem vários níveis em que você pode abordar o marketing digital, mas dependendo do seu propósito, investir muito tempo em processos mais complexos nem sempre faz sentido. A grande dica aqui é: tenha acesso ao conceito do funil do marketing digital.

Entenda como adquirir leads e por que eles são importantes para sua empresa, entenda como trabalhar o seu conteúdo educando-os até o ponto da venda e você já vai começar a fazer marketing digital com recursos mínimos. Este conceito é o mais indicado hoje, pois é o mais geral podendo ser aplicado para quase todo negócio.

Ao longo do tempo você pode ir abordando áreas mais complexas e escolhendo em que pontos focar, lembre-se ainda de que diferentes estratégias de marketing digital servem para diferentes tipos de empresas, ou seja, ao ponto que você entende melhor o seu tipo de marketing digital, melhor você direciona suas ações, seja sua empresa física ou do meio digital.

#7 Marketing Digital é uma “Moda” e vai Passar

O Marketing Digital veio para ficar. O número de pessoas conectadas cresce exponencialmente, o acesso a internet, a facilidade de aderência ao meio digital não para.

Somente no Brasil, o número de usuários ativos no meio online já ultrapassa a  marca de 110 milhões de pessoas, um número significativo, se você acrescentar que em média um pessoa conectada passa cerca de 2 ou 3 horas todo dia olhando para uma tela, um número que salta para 8 horas quando falamos de jovens.

Essa mudança de comportamento afeta diretamente a maneira de como as empresas agora se posicionam e se comunicam, isso significa que para se chegar hoje até onde as pessoas estão, é preciso fazer as coisas de uma forma um pouco diferente.

Seja pela tela do smartphone, do computador, através da caixa de e-mail ou da rede social, a sua empresa pode se beneficiar muito indo na direção da maior fonte de interação da atualidade: a internet.

Pense nisso!

Esse texto foi escrito pelo Infortask.