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7 verdades que você precisa saber antes de investir em Mídia paga para e-commerce

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mídia paga para e-commerce

Já falamos por aqui o quanto a internet mudou a jornada de compra do cliente.

A grande verdade é que ela se tornou um excelente canal para quem quer expandir suas vendas, saindo de uma abrangência local para a nacional e até global.

Ou seja, o e-commerce vem se consolidando como uma das principais ferramentas de aquisição de clientes para negócios que vendem algum tipo de produto, desde os que estavam presente somente no mundo offline até os que nasceram com o DNA no mundo online.

Fazendo uma analogia com os mercados locais, a internet funciona basicamente da mesma forma, ou seja, não basta simplesmente colocar os produtos na vitrine e esperar que os clientes venham voluntariamente.

É preciso construir uma reputação para que a loja tenha movimento e realize suas vendas. Isso pode ser feito de diversas maneiras, uma delas é fazer anúncios através da mídia paga.

E é sobre isso que iremos falar nesse post: Como funciona a mídia paga para e-commerce, que é um dos melhores investimentos a serem feitos para esse tipo de negócio.

Mas antes…

Você conhece o Google Adwords?

O Google Adwords nada mais é do que a plataforma de anúncios e publicidade do Google. A sua influência no ambiente web é muito relevante, pois hoje em dia, a primeira ação quando queremos pesquisar algo é procurar no Google.

Os anúncios feitos através dessa ferramenta podem aparecer de duas maneiras: Na Rede de Display ou na Rede de Pesquisa.

A Rede de Pesquisa é um espaço para anúncios que é disponibilizado nas páginas de pesquisa do Google – são os links patrocinados.

A Rede de Display são os anúncios que aparecem em forma de textos, vídeos e imagens nos diversos sites que são visitados.

As campanhas funcionam no sistema de lance – como se fosse um leilão – ou seja, elas são configuradas de acordo com um orçamento diário pré-definido. Caso esse orçamento seja ultrapassado, as campanhas serão pausadas naquele dia.

Adwords para e-commerce

Agora que você entendeu os conceitos básicos sobre o funcionamento do Google Adwords, vamos mostrar como você pode utilizar o seu orçamento de mídia paga para e-commerce, detalhando um pouco mais as Redes de Display e Pesquisa.

Rede de Display

Ela possui a maior rede de sites parceiros do Brasil e do mundo. Através dela é possível segmentar os anúncios de acordo com o contexto desses sites, sendo possível direcioná-los para os que tenham afinidade com seu público-alvo.

Como na Rede de Display há a possibilidade de fazer anúncios em vários formatos (texto, imagens, vídeos, etc) é possível dar um toque de criatividade para eles, deixando-os mais interativos, que é algo bem útil para o mercado de e-commerce.

Uma dica legal é fazer testes A/B com todos os elementos do anúncio.

Ela também oferece um recurso extremamente poderoso, que pode ser muito bem utilizado pelos e-commerces: A possibilidade de segmentar anúncios.

Sendo possível escolher o seu direcionamento baseado em atributos como localização geográfica, idade, gênero, contexto (relacionado a uma palavra-chave) e até por interesse do negócio.

Rede de Pesquisa

Assim como falamos anteriormente, a Rede de Pesquisa engloba os anúncios patrocinados nas pesquisas feitas no Google.

Aqui também é possível direcionar os anúncios conforme uma localização, idade, gênero e palavra-chave.

Além disso, há o recurso da pesquisa dinâmica que também pode ser muito útil para os e-commerces.

Com ela será possível criar anúncios os quais o título é gerado automaticamente com o nome do produto e a URL de destino. Isso faz com que o produto seja ofertado assim que a pesquisa por palavras-chave relacionadas forem feitas, tornando o resultado da sua empresa mais relevante.

As verdades sobre o uso de Adwords em um e-commerce

Para te ajudar a utilizar a mídia paga para e-commerce, vamos listar aqui 7 verdades que você precisa conhecer antes de começar a investir nesse tipo de mídia. Confira:

1 – Escolha de palavras-chave

Você está no controle de todas as suas campanhas, ou seja, poderá definir quantas palavras-chave quiser para ela.

Mas tome cuidado com isso, pois o objetivo nessa etapa é conseguir atingir o seu público-alvo. Caso o número de palavras seja exagerado, a sua campanha será muito abrangente e dificilmente você conseguirá cumprir com esse objetivo.

No geral, um número ideal é de 5 a 10 palavras por campanha.

2 – Qualidade da palavra-chave

Aproveitando que estamos falando das palavras-chave, não deixe de analisar a sua relevância e a sua concorrência.

Verifique se a palavra-chave possui uma quantidade de pesquisas relevante para você investir e também verifique o seu custo (quanto mais concorrida, mais caro ela será).

A saída para palavras que são muito concorridas é usar a alternativa das palavras-chave de cauda longa, que são termos que não são tão genéricos – por exemplo, se você possui uma loja de roupas para idosas, ao invés de investir na palavra “roupas” invista em “roupas femininas para idosas”.

3 – Segmentações

Também já falamos como as campanhas podem ser segmentadas. A utilização desse recurso é um grande diferencial, principalmente para quem trabalha com e-commerce.

Prosseguindo dessa maneira, suas campanhas sairão na frente das demais e dependendo da forma como os anúncios serão direcionados, é possível evitar competições com empresas que têm um alto poder de compra nos leilões ou já são mais experientes.

4 – Leilão

Conforme também já explicado, o funcionamento das campanhas é baseado em forma de leilão, o qual será preciso definir um lance do valor (em R$) mínimo que está disposto a pagar por palavra-chave.

Porém, os lances podem ser feito em 3 modalidades:

  • Custo por Clique (CPC), ou seja, será cobrado quando alguém clica no anúncio;
  • Custo por Aquisição (CPA), que será cobrado somente quando você realizar uma venda;
  • Custo por Mil Impressões (CPM), a qual é cobrado um valor quando 1000 anúncios são visualizados.

Então, tente entender qual dessas modalidades se adequa melhor ao contexto de cada anúncio.

5 – Gasto mínimo

Não há a obrigação de gastar um valor mínimo por dia. Aliás, dependendo do dia e do quão bem aquela campanha estará otimizada o gasto pode ser quase nulo.

Para e-commerces, a sugestão é não começar com valores pequenos demais, então tenha em mente que será preciso elaborar um orçamento mensal para tirar o maior proveito com esses anúncios.

6 – Relatórios

O Adwords irá fornecer os mais diversos detalhes das campanhas em forma de relatório, por isso é importante que a análise deles seja feita periodicamente a fim de otimizá-las sempre.

A partir desse acompanhamento e das otimizações será possível aumentar o tráfego do site e suas conversões. As principais informações que você precisará ficar de olho são o CPC, taxa de cliques, conversões e receita.

É possível também criar filtros com esses indicadores a partir das palavras-chave, localização, dias e horários.

7 – Remarketing

Além de todos esses recursos que foram apresentados acima, você pode optar por fazer ações de remarketing, que nada mais é do que continuar mostrando suas ofertas para as pessoas que acessaram-a recentemente, mesmo que elas não estejam mais em sua loja virtual.

Essa é uma ferramenta muito poderosa, mas deve ser utilizada com cuidado. Ela irá funcionar com uma maior eficiência para e-commerces que possuem uma boa variedade de produtos e uma reputação já construída.

Tenha em mente que entender como funciona a mídia paga para e-commerce e aplicar todas as dicas e conceitos é apenas o primeiro passo para o sucesso. Os outros aparecerão com a sua dedicação e aprofundamento, estudando mais sobre o tema.
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