vendedor calculando metas de vendas

Metas de vendas: como o CRM auxilia sua equipe comercial

Neste artigo, vamos mostrar as principais formas pelas quais o CRM pode auxiliar sua equipe a atingir as metas de vendas desejadas!

Uma empresa que depende de vendas para compor sua receita deve executar, sem maiores problemas, o seu planejamento estratégico. Grande parte das organizações aplicam um sistema estabelecido que, para funcionar, deve dispor de dados confiáveis.

Para atingir metas de vendas, essas informações devem ser fáceis de criar e de simples acesso para a equipe comercial.

Todos os processos podem ser simplificados pelo sistema de CRM. Para que seus colaboradores possam se concentrar no seu core business, você deve tomar conhecimento das atividades que podem ser minimizadas ou alocadas em outras áreas da empresa.

Neste artigo, vamos mostrar as principais formas pelas quais o CRM pode auxiliar sua equipe a atingir os resultados desejados. Boa leitura!

Prospecção de leads qualificados

Enquanto o departamento de marketing se ocupa com a geração de leads qualificados, a equipe comercial vai à luta para os converter em vendas efetivas. Se os leads coletados não são direcionados às necessidades da sua empresa, seus vendedores apenas perderão um tempo valioso.

Isso significa que dados incorretos podem resultar em leads de má qualidade. Por exemplo, se os seus clientes ideais são corretores de imóveis, o que seu negócio ganhará ao prospectar um grupo de esteticistas?

Naturalmente, cada segmento-alvo possui uma periferia qualificada que não deve ser desprezada. Nesse exemplo, isso se refere a arquitetos, construtores, designers de interiores etc. A solução de CRM certa pode ajudar você a desenvolver leads da mais alta qualidade, maximizando a produtividade de sua equipe de vendas.

Prover informações relevantes

Talvez sua equipe comercial gaste um bom tempo enviando emails para contatos ou estabelecendo interações diretas com clientes potenciais. Onde quer que esteja, seus vendedores precisam acessar conteúdos de vendas, bem como dados referentes a leads, com rapidez e facilidade.

Um sistema de CRM acessível a partir de dispositivos móveis, pode ajudar seu time de vendas a recuperar, eficientemente, qualquer informação necessária para fechar um negócio.

O CRM pode automatizar muitos processos que os seus colaboradores executam diariamente, liberando-os para se engajarem, para atingir e, até mesmo, superar suas metas de vendas.

Colaboração crescente para atingir as metas de vendas

O setor de marketing e o de vendas são os principais geradores de receitas em uma empresa. Quando ambas as equipes colaboram eficazmente, o seu negócio prospera. Vendedores, em geral, precisam rastrear grandes quantidades de dados.

A implementação de uma solução de CRM pode ajudar o marketing a maximizar os dados gerados pela equipe comercial.

Quando os profissionais de marketing têm uma ideia abrangente sobre os elementos que incentivam os clientes a realizarem compras, eles podem desenvolver melhores iniciativas e campanhas para atrair ainda mais compradores.

O time de vendas deve se concentrar na tarefa de aumentar os contatos e as interações diretas com clientes potenciais. Se os vendedores são impedidos por objetivos tediosos e entradas manuais de dados, eles perderão a oportunidade de gerar mais receitas para a empresa.

Sendo assim o CRM pode ajudar a automatizar atividades monótonas, atingir metas de vendas e, finalmente, contribuir para que seu negócio corte custos e aumente os lucros.

Gostou do artigo? Então corra e aprenda tudo sobreLean Startup!

Conteúdo escrito pela equipe Inovatize.