mentorentrevista de emprego é um momento decisivo no processo seletivo de qualquer empresa, tanto para o negócio quanto para o candidato que almeja uma vaga na organização.

">

Importância de um mentor para o seu negócio

Sabemos que empreender não é nada fácil. Por isso, preparamos este post que fala mais sobre a importância de um mentor para o seu negócio. Confira:

Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil, é uma jornada cheia de obstáculos e desafios que podem surgir a todo tempo.

Muitas vezes é comum que os empreendedores fiquem desanimados por conta disso, mas asseguramos também que é um grande momento de crescimento profissional quando as dificuldades surgem e são enfrentadas de cara. Afinal, não há nada que não possa ser feito!

Aliás, os grandes empreendedores jamais desistiram do seu sonho perante uma dificuldade ou outra que surgiu pelo seu caminho. Até porque você, empreendedor, não precisa enfrentar tudo isso sozinho.

Sendo assim, apresentamos a figura do mentor, que pode auxiliar nessa trajetória. Geralmente ele é alguém com muita experiência de mercado e que já passou por situações parecidas. Por esses motivos possuem uma bagagem gigantesca de conhecimento e vivência para auxiliar o empreendedor em seus desafios.

Para entrar um pouco mais em detalhes sobre esse assunto, preparamos esse post que fala mais sobre a importância de um mentor para o seu negócio. Confira:

A importância de ter um mentor

Quando falamos que todo empreendedor precisa de um mentor, não é apenas por questões de status, mas sim pelo motivo de que esse auxílio consegue trazer uma visão de fora de como as coisas andam no negócio – principalmente quando o empreendedor e a empresa são relativamente novos.

Por isso, sempre é necessário contar com alguém de confiança que tenha uma vontade genuína de contribuir com a sua jornada de alguma maneira.

Independente se o empreendedor é experiente ou novo no mercado, ele precisa de pessoas que possam ajudá-lo a gerenciar os conflitos do negócio. Mas você deve estar pensando: “Os sócios não servem justamente para isso?”

Veja bem, um ou mais sócios podem contribuir muito sobre o desenrolar de qualquer assunto ou questão crítica do negócio, em que precisa ser tomada uma decisão. Porém, eles ainda estão inseridos no contexto da empresa e na maioria dos casos possuem a mesma experiência que todos os outros.

Sendo assim, é preciso de uma visão que traga algo novo e diferente para ajudar a complementar a sua formação empreendedora de forma sólida.

As contribuições de um mentor

Saiba que os mentores não são pessoas únicas e nem necessariamente com as mesmas características e competências.

Há vários tipos de mentores, por exemplo, um professor pode ser mentor de seus alunos, bem como os próprios investidores da empresa podem ser excelentes mentores de negócio.

Independente do tipo ou estilo do mentor, a sua principal contribuição será na questão de que ele com certeza estará disposto a plantar sementes para que o empreendedor e o negócio tenham sucesso.

Além disso, ele se importará com isso de forma verdadeira, pois os verdadeiros mentores enxergam seus mentorados como filhos ou discípulos.

Soma-se a isso o fato de que um empreendedor com uma boa ideia de negócio, mas sem a competência necessária para executá-la pode estar desperdiçando uma grande oportunidade. Nesse cenário, o mentor ajudará com orientações em busca dessas competências.

A lógica inversa também faz sentido, um empreendedor competente mas com uma ideia de negócio pobre, pode ter a ajuda de um mentor para conseguir enxergar melhores oportunidades de negócio.

Resumindo, a chance de um negócio fracassar é mínima quando há um mentor por trás dele.

Atraindo mentores

Agora que você já entendeu a importância de um mentor para qualquer negócio. Vamos listar algumas formas de encontrar um mentor para você e sua empresa:

1. Utilize a sua rede de contatos

A maneira mais simples de atrair um mentor é utilizando a sua rede de contatos. Sendo assim, você pode listar nomes que acham que sejam interessantes e que possam contribuir efetivamente com o seu negócio e, após isso, tentar descobrir como eles estão inseridos na sua rede.

Dessa maneira, peça para que o seu contato lhe apresente o futuro mentor e comece a desenvolver um relacionamento com ele.

Você pode utilizar o apoio de ferramentas nesse processo, tal como o Linkedin para fazer pesquisas.

2. Participe de eventos

Outra maneira de atrair um mentor é participando de eventos. E nesse universo há diversas possibilidades.

Uma delas é estar presente como participante com o objetivo de absorver o seu conteúdo para aplicá-lo na empresa, além de conhecer novas pessoas que possam virar mentores no futuro ou lhe apresentá-los.

A outra forma é de alguma apresentar ou divulgar o negócio de alguma maneira. Isso gera muita visibilidade e é a chance de mostrar que ele é interessante, tornando mais fácil atrair mentores posteriormente.

3. Olhe para quem está perto de você

É muito comum que empreendedores queiram buscar nomes de fora para serem seus mentores ou então grandes empresários que são muito difíceis de acessar.

Então, que tal um pouco mais para perto e verificar quem da sua cidade ou região poderia ajudá-lo nesse sentido? Temos certeza que é possível encontrar algumas pessoas que tenham potencial.

Faça essa pesquisa e após isso, marque encontros para almoçar ou tomar um café. Dessa forma será possível começar uma parceria que pode durar um bom tempo.

4. Olhe para os grupos da internet

A internet é uma excelente ferramenta para encontrar um mentor também. Mais especificamente, há as poderosas comunidades que se formam através de grupos das redes sociais.

Então, participe de grupos sobre empreendedorismo e o seu mercado de atuação. Feito isso, veja quem compartilha mais conteúdo interessante e fala com propriedade sobre o assunto.

Os grupos do Linkedin, por exemplo, são ótimos canais para fazer esse tipo de ação. Pronto, você já tem a sua lista de possíveis pessoas para iniciar uma conversa.

A partir do momento em que o mentor aceita ajudar o negócio, as sessões de mentoria podem ser feitas pela própria internet, através de videoconferência ou outros recursos online.

Saiba que além dessas dicas, você precisa saber que o papel do mentor é ajudar o empreendedor a desenvolver a sua empresa e não fazer as coisas por ele, tal como dar uma ideia de negócio ou tomar decisões, dentre outras responsabilidades importantes.

Até porque, o mentor que pratica esse tipo de coisa torna o empreendedor dependente da mentoria, e isso não é o propósito dessa prática.

Agora que você já sabe sobre a importância de um mentor para o seu negócio, saiba mais sobre A importância da presença digital dos CEOs nas redes sociais