melhorar a disciplina

9 Maneiras para melhorar a disciplina

Para você que não sabe por onde começar, preparamos aqui uma lista com 9 maneiras de melhorar a disciplina do dia a dia!

A produtividade é um dos temas mais procurados pelos empreendedores, independentemente se eles estão começando a empreender agora ou se já possuem mais experiência de mercado.

Essa busca incessante possui um motivo bem claro: A rotina de quem está empreendendo é extremamente corrida, visto que ela é recheada de responsabilidades, o que gera muitas tarefas que devem ser realizadas em um curto espaço de tempo.

Por isso, perder tempo está fora de cogitação na realidade desses profissionais, pois já deu para perceber que ele é valioso, não é mesmo?

Tendo em vista esse cenário, uma das premissas para ser mais produtivo é melhorar a disciplina em relação às atividades e tarefas que devem ser feitas no dia a dia, ou seja, não perder o foco com qualquer distração que possa surgir e atrasar projetos e outros entregas.

Podemos dizer, inclusive, que esse é um dos primeiros passos para conseguir alcançar a produtividade com maestria.

Para você que não sabe por onde começar, preparamos aqui uma lista com 9 maneiras de melhorar a disciplina do dia a dia. Você quer ser mais produtivo? Então, leia nossas dicas com atenção!

1. Comece planejando a sua semana

Por padrão, muitos consideram a segunda-feira como um dia improdutivo, mas não deveria ser! Sabemos que esse dia possui a peculiaridade de trazer consigo toda a “ressaca” do fim de semana.

Pois bem, uma das maneiras de melhorar a disciplina é começar a utilizar a própria segunda-feira para ser mais produtivo desde o início da semana.

Saiba que não é preciso já começar com atividades pesadas e estressantes que exigem muita mão na massa, basta focar um tempo para planejar a semana. Então, de preferência tire uma parte do período da manhã para fazer isso.

Dessa forma, será possível orientar melhor a sua rotina sobre o que deverá ser feito em todos os dias da semana, evitando que haja momentos ociosos ou improdutivos. Além disso, sabendo muito bem o que tem de ser feito nesse espaço de tempo, você deixará pouca margem para que as distrações tomem conta da sua rotina.

Viu como é fácil tirar um bom proveito de um dia que a princípio é improdutivo? Siga esse ritual religiosamente e veja como a sua disciplina melhorará dia após dia e semana após semana.

2. Formalize o compromisso consigo mesmo

Outra maneira de melhorar a disciplina é formalizar um compromisso consigo mesmo. Sim, isso mesmo! Que tal colocar no papel alguns benefícios que você obterá ao ser mais focado no trabalho e ter controle sobre a disciplina?

Saiba que quando as pessoas escrevem afirmações que reforçam benefícios que podem acontecer com elas, caso sigam uma certa “regra”, o comprometimento em fazer aquilo acontecer é muito maior.

Então, escreva em um papel todos os benefícios e porquês de dar mais atenção para a sua disciplina e não desfocar em nenhum momento. Quer aumentar o comprometimento com esse compromisso? Torne isso público para que outras pessoas possam ver também!

3. Visualize os benefícios

Após escrever os benefícios e torná-los públicos para si mesmo e as pessoas que fazem parte do seu cotidiano, um excelente exercício é buscar visualizá-los de alguma maneira.

Mas como assim? É simples, sempre que puder, tire um tempo, leia o que você listou e tente enxergar como será o seu futuro com esses benefícios presentes em sua rotina.

Pode parecer algo bobo, mas fazer esse exercício diariamente pode ajudá-lo com aquela motivação que precisa todos os dias para enfrentar a rotina e focar no trabalho, evitando qualquer atividade que seja improdutiva e que não agregue nada ao seu dia.

Dessa maneira, ficará muito mais fácil se controlar quando qualquer motivo para desfocar surgir e também trará cada vez mais positividade para a sua vida.

4. Trabalhe com objetivos e metas

Quem está empreendendo sabe muito bem o quão importante é definir objetivos e metas que sejam claras para o negócio como um todo.

Então, por que não aplicar isso no seu planejamento de atividades para melhorar a disciplina? Pois bem, a dica é: defina no mínimo um objetivo e uma meta por semana que esteja relacionado ao cumprimento de seus compromissos naquele período.

Por exemplo, você pode definir que vai cumprir a atividade X, Y e Z até quinta-feira, além de realizar reuniões com os parceiros A e B até o meio da semana, dentre outras coisas. O importante é que esses objetivos sejam relevantes e que agreguem valor para a sua rotina.

Dessa maneira, você condicionará o seu cérebro para a necessidade de cumpri-los, ajudando-o a focar 100% nas atividades para que isso seja possível.

A mesma dica que fornecemos no segundo motivo vale para esse também: Torne esses objetivos e metas públicos para gerar um maior comprometimento da sua parte.

5. Monte um plano de ação

A partir do momento que você possui objetivos e metas para melhorar a disciplina naquela semana, utilize o início dela, conforme mencionamos no primeiro item dessa lista, para montar um plano de ação para que esses objetivos sejam alcançados.

Então, pegue cada objetivo e divida em atividades que, ao serem feitas de forma sequencial, entreguem esse objetivo que você definiu e desse modo faz com que a meta relacionada a ele seja atingida.

Saiba que qualquer objetivo sem um plano de ação se torna algo inatingível. Então, definindo atividades para ele, além de ajudar a visualizar melhor o caminho para alcançá-lo, ajudará a torná-lo mais viável de ser feito na prática!

6. Utilize recursos visuais

Outra dica interessante para melhorar a disciplina é utilizar de recursos visuais para lembrá-lo das atividades que você precisa fazer.

Então, use e abuse de post-its e qualquer outro tipo de recurso que ajude você a se lembrar de que precisa cumprir uma dada tarefa.

Tome cuidado para não poluir muito o seu ambiente visual, de forma que fique perdido em relação ao que cumprir primeiro ou de dar a ideia de que há muita coisa para fazer.

A partir do momento que cada tarefa é concluída, retire o lembrete e proporcione a sensação de está sendo produtivo durante o dia.

O grande benefício dessa estratégia é que se por um momento você pensar em desfocar do que precisa fazer, basta olhar para esses avisos em sua volta para lembrar do que realmente é importante e tem que ser feito.

Isso contribui muito para melhorar a disciplina.

7. Faça um balanço da semana

Obviamente que tudo que você fizer não vai sair conforme se esperava, isso é normal! Então, separe um tempo no fim da semana, de preferência no fim da sexta-feira para fazer um balanço do seu desempenho.

Nesse momento, faça uma revisão de tudo que foi planejado durante a semana e liste, principalmente, o que deu certo e o que não deu. Feito isso, tente entender como pode melhorar para os próximos dias e levante os aprendizados para que isso seja aplicado no futuro.

Pronto, dessa maneira, você terá informações relevantes sobre a sua disciplina e como agir no planejamento no início das próximas semanas. Impossível não melhorar a disciplina desse jeito, não é mesmo?

8. Cerque-se de bons exemplos

Outra maneira de melhorar a disciplina é cercar-se de pessoas que você possui como exemplo nesse aspecto, ou seja, que possuem uma boa disciplina.

Então, procure sempre estar por perto dos seus colegas de trabalho que são excelentes no assunto, observe a maneira conforme trabalham e quando possível busque bater um papo com eles para entender como se organizam para que sejam altamente produtivos e não deixam a distrações atrapalhá-los durante o dia.

Acredite, você vai se surpreender ao ver que cada pessoa possui a sua maneira de lidar com isso, sendo cada vez mais possível que você construa o seu jeito de ser uma pessoa bem disciplinada.

Então, aproveite as dicas e boas práticas das outras pessoas para conseguir atingir esse objetivo de ser alguém com muito mais foco e disciplina no trabalho.

9. Faça isso por você

Por fim, nossa última dica é mais um conselho: Faça isso por você!

Entenda que o principal beneficiado ao buscar melhorar a disciplina será você mesmo. Afinal, são as suas metas e os seus objetivos que estão em jogo.

Caso você esteja fazendo isso para agradar outra pessoa, reflita e tente mudar esse pensamento, pois quando temos como motivação nossa própria vontade, tudo fica mais fácil e mais agradável.

Então, não faça dessa prática algo que não vai trazer benefício nenhum para você, ok? Reflita sobre isso e foque nos seus objetivos!

Saiba que essas dicas são apenas o início de um caminho que envolve muito aprendizado e pode levar um certo tempo para ser percorrido. Mais importante do que segui-las a risca, é você encontrar a sua maneira de melhorar a disciplina e fazer disso um hábito do dia a dia.

Dessa forma, será possível ter dias mais produtivos, bem como semanas, meses e anos!

Agora que você já sabe o caminho para melhorar a disciplina da sua vida profissional, conheça mais sobre a Transformação digital: TUDO o que você precisa saber para mudar a sua empresa