meditação

Meditação: 5 melhores práticas para se fazer no horário de trabalho!

É possível encontrar na meditação a solução para enfrentar o desafio de uma rotina dura de trabalho. Continue a leitura e confira as melhores dicas para meditar no seu ambiente de trabalho!

As situações de estresse podem aparecer a qualquer momento durante a nossa rotina de trabalho, então é preciso saber lidar com elas da melhor maneira possível para que não prejudiquem o nosso desempenho profissional nem a nossa saúde.

Nesse sentido, é possível encontrar na meditação a solução para enfrentar esse desafio. Muitos acham que ela pode ser praticada somente ao ar livre, mas saiba que ela também pode ser feita no ambiente empresarial sem atrapalhar os colegas de trabalho.

Levando em consideração que a meditação ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse, faz muito sentido adotar a prática nesse ambiente, certo?

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nossas dicas de como praticar a meditação sem sair do escritório!

1. Respire fundo

Muitas vezes esquecemos de respirar, principalmente quando recebemos aquela tarefa que já sabemos que vai elevar o nosso nível de estresse.

Saiba que por meio da meditação é possível trabalhar o equilíbrio entre a razão e a intuição, algo que é muito importante no mundo dos negócios — principalmente em atividades mais estressantes.

Então, quando bater aquele estresse ou a ansiedade, basta focar a sua atenção no ar que entra e sai pelas suas narinas, respirando fundo. Perceba que, com o tempo, esse processo vai trazer uma sensação de calma de forma natural.

2. Concentre-se antes das suas reuniões

As reuniões de equipe podem se tornar tensas a qualquer momento devido aos assuntos que são discutidos no seu contexto.

Portanto, é preciso manter a positividade durante esses encontros para não gerar estresse nem preocupações. Uma boa dica é tirar um tempo para se concentrar — focando principalmente na sua respiração.

Saiba que com a prática da meditação a nossa mente fica alerta e isso se reverte em capacidade de lidar com novos desafios e com qualquer situação atípica que possa aparecer no dia a dia.

3. Respire de forma correta para aliviar dores de cabeça

É muito comum que tenhamos dores de cabeça devido ao estresse do dia a dia. A boa notícia é que esse problema tem uma solução natural: basta respirar de forma correta.

Existem 2 tipos de respiração, a superficial e a profunda. Geralmente as pessoas estressadas respiram de maneira superficial, ou seja, não fazem isso de maneira consciente — somente quando é necessário.

Então, quando as dores de cabeças surgirem, pare, medite e comece se concentrando na sua respiração, expandindo e contraindo o seu peito, além de inspirar e expirar pelo nariz de maneira que você fique o mais relaxado possível.

Acredite: fazer isso é melhor do que qualquer remédio!

4. Faça pausas estratégicas

Para que a meditação possa ter efeito, é preciso que ela seja feita de forma constante. O indicado é sempre ter um horário predeterminado para essa prática, mesmo que seja na hora do almoço.

A sugestão é fazer pausas estratégicas durante o dia para focar nessa atividade, principalmente quando você sentir que o corpo está pedindo um tempo. Então busque um lugar mais calmo e concentre-se.

Pode até parecer perda de tempo, mas a mente relaxada fará com que o trabalho flua muito melhor durante o dia.

5. Pratique quando nada estiver funcionando

Além de gerar a sensação de relaxamento e calma, a meditação ajuda a devolver o foco, que é uma habilidade essencial para quem trabalha no ambiente corporativo — visto que vivemos em um mundo digital, em que está cada vez mais difícil ficar focado.

Então, quando nada estiver funcionando, pratique a meditação para poder esvaziar a mente e voltar com mais foco para o trabalho. Dessa forma as atividades vão voltar a fluir naturalmente.

Agora que você já sabe como pode usar a meditação no ambiente de trabalho, conheça 7 dicas de como abrir um negócio com pouco dinheiro!