Quem precisa de MBA? Entenda o que o título pode significar para você

Buscar novos conhecimentos deve fazer parte da rotina de qualquer indivíduo. Com um mercado de trabalho acirrado e consumidores mais exigentes, é esperado que o nível dos profissionais acompanhe esse movimento.

Por isso, neste post falaremos sobre o MBA, uma das várias modalidades de aperfeiçoamento profissional.

Você sabe o que é MBA? Entende bem em que ele se difere de uma pós-graduação? Já conseguiu concluir se ele é ou não um bom investimento? Após finalizar a leitura deste material, você terá mais segurança para responder a todas essas perguntas.

Se você deseja sanar essas e outras dúvidas, acompanhe os tópicos a seguir!

O que é MBA?

A siga MBA vem do termo em inglês Master of Business Administration. Portanto, a primeira informação relevante a que você precisa ficar atento é que é uma espécie de especialização voltada para quem tem o objetivo de aprofundar conhecimentos na área administrativa.

É preciso deixar claro que existem diferentes tipos de especialização. Você precisa conhecer seus objetivos para fazer a melhor escolha.

Por isso, no caso do MBA, estamos falando de um curso que é ministrado aos finais de semana. Com uma carga horária de 360 horas/aula (padrão Brasil) ou 480 horas-aulas (padrão global). O seu foco é permitir que os profissionais tornem-se especialistas em assuntos referentes ao universo corporativo.

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Primeiramente, é importante lembrar que existem duas modalidades de pós-graduação, a *lato sensu *e a stricto sensu.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu foram pensados para profissionais que desejam dedicar-se à pesquisa acadêmica e à licenciatura no ensino superior. Nesse grupo estão incluídos os mestrados (que duram em média 3 anos) e os doutorados (com duração de 5 anos).

No caso dos cursos de pós-graduação lato sensu, observa-se que são mais curtos (de 1 a 2 anos) e possuem o foco em proporcionar aperfeiçoamento pessoal e profissional em determinada área.

O MBA está inserido no grupo das pós-graduações lato sensu. Porém, possui a peculiaridade de ser voltado para executivos e profissionais que já estão no mercado de trabalho há algum tempo e desejam aprofundar ou conhecer melhor o universo corporativo.

Portanto, não pode ser confundido com um mestrado. Isso quer dizer que não existe o “título MBA”, mas somente uma especialização na área administrativa.

O MBA é indicado para qual tipo de profissional?

Conforme falamos, o MBA é uma pós-graduação *lato sensu *na área administrativa e gerencial. Isso já indica o público desse curso que, em geral, é formado por empresários, executivos, gestores de empresas e até advogados que atuam na área empresarial.

Mas, além disso, existem outras características interessantes do público-alvo desse curso. Acompanhe:

  • pessoas que querem aprofundar em uma área específica, de interesse direto com sua atuação empresarial;
  • indivíduos que precisam encaixar o estudo em suas horas livres — em geral, aos finais de semana;
  • gostam de estudar e pesquisar, mas a rotina não lhes permite;
  • possuem um bom domínio do inglês;
  • querem mudar o foco de sua atuação profissional;
  • buscam ocupar ou manter cargos de comando;

Assim sendo, o público do MBA é bem simples de identificar. Quem faz a matrícula geralmente possui um objetivo claro: tornarem-se especialistas em assuntos referentes ao cotidiano corporativo. Para isso buscam encaixar as horas de estudo à rotina intensa no trabalho.

Quais os tipos de MBA existem no mercado?

Se você andou pesquisando sobre MBA, deve ter percebido que existem vários tipos no mercado. Atualmente, existem cursos com focos específicos em diferentes áreas gerenciais, como marketing, finanças, tecnologia da informação, agronegócio, gestão de projetos e contabilidade.

Realmente, como a ideia dessa modalidade de curso é tornar-se especialista em algum campo empresarial, essa é uma possibilidade interessante. No entanto, é preciso ficar atento ao currículo e à carga horária apresentada.

O MEC exige que, mesmo que seja segmentado, dois terços das disciplinas do MBA devam ser exclusivamente dedicadas às disciplinas de gestão e administração. Esse é um dado relevante e evita que você perca tempo e dinheiro com uma especialização que não será reconhecida.

É possível fazer MBA à distância?

Outra dúvida comum entre os profissionais que resolvem fazer um MBA é quanto à possibilidade de investirem em um curso à distância. Afinal, essa modalidade tem sido muito valorizada e explorada no país, especialmente por profissionais que não têm muito tempo disponível para o estudo.

O comum é que as aulas desses cursos sejam ministradas aos sábados, domingos e até em dias úteis durante a noite. No entanto, há a possibilidade de aulas à distância.

Mas, atenção! Não existe MBA totalmente à distância! Isso porque, para que o curso seja devidamente válido, as aulas presenciais devem compor 80% da carga horária. Então, se você buscava por uma opção totalmente online, já sabe que isso não será possível.

Como é o trabalho de conclusão de curso?

Quem já tem uma graduação sabe que ao final do curso é necessário apresentar e ter aprovado o seu trabalho de conclusão de curso. No caso do MBA, não é diferente!

Segundo a Resolução nº 1 do MEC, a Monografia deve ser elaborada individualmente e a nota obtida deve constar no Certificado de Conclusão de qualquer curso de pós-graduação. Portanto, todo profissional que opta em fazer o MBA deve apresentar monografia ao final do curso.

O MBA possui um bom retorno sobre o investimento?

Depois de todos os pontos apresentados, é possível que você ainda esteja em dúvidas se esse é ou não um bom investimento a ser feito. Acredite, não há uma resposta pronta a esse respeito.

Na verdade, um MBA pode sim ser um bom investimento para sua carreira, especialmente porque o mercado busca por profissionais cada vez mais capacitados e preparados para lidar com os desafios e oportunidades do universo corporativo.

No entanto, há uma série de fatores que podem influenciar no ROI de um MBA. É preciso ficar claro que, apesar do forte apelo de marketing das instituições, investir nesse tipo de especialização não é garantia de aumento de salário. Mas lhe assegura um bom nível de maturidade e conhecimento para brigar por cargos de destaque na empresa.

Então, o futuro estudante deve ter em mente que a escolha do curso e da própria instituição são fatores que influenciam significativamente nos bons frutos dessa especialização.

A pesquisa é fundamental para assegurar que seu investimento lhe traga um bom retorno, uma vez que o valor do diploma está intimamente ligado à credibilidade e qualidade da instituição que a confere.

Se estiver com dúvidas sobre o curso que escolheu, é interessante consultar o site da Anamba (Associação Nacional de MBA). Lá você pode conferir a lista de todos os cursos credenciados, ou seja, que cumprem com os requisitos e que são reconhecidos pela sua qualidade de ensino.

Quais as principais tendências na área de educação para MBAs?

Conforme visto, a escolha do MBA certo e da instituição correta é fundamental para assegurar um bom retorno sobre o investimento. Mas, você sabia que existem algumas tendências na área da educação que vem se destacando e já se apresentam como uma excelente opção para os profissionais que buscam ser especialistas?

A evolução tecnológica tem revolucionado inúmeros aspectos de nossas vidas e, obviamente, chegou ao segmento da educação. Aliás, quer coisa mais inteligente que aproveitar recursos tecnológicos em prol do aperfeiçoamento profissional?

Confira a seguir algumas opções de aprendizado rápido, inovador e interessante para você investir:

Nanodegrees

Trata-se de um novo conceito educacional que pretende superar o MBA quando o assunto é aperfeiçoamento profissional na área de gestão e administração empresarial.

A proposta é que o estudante foque naquilo que realmente precisa para sua carreira e não perca tempo estudando coisas que não são tão úteis ao seu dia a dia. Desse modo, ao invés de ficar 3 anos em um MBA, em 6 meses ele aprende exatamente aquilo que precisa, ou seja, as habilidades que estão sendo mais requisitadas e valorizadas no mercado de trabalho.

Mas, mais do que oferecer um certificado, o nanodegree assegura que o profissional realmente absorveu todo o conhecimento. Em geral, o aluno participa de projetos práticos em que pode ser avaliado com eficiência, provando que está pronto para exercer suas funções com excelência.

Cursos de aperfeiçoamento mais ágeis

Seguindo a mesma linha dos nanodegrees, existem inúmeros cursos disponíveis do mercado que capacitam o profissional de maneira ágil.

A ideia é focar em habilidades específicas e proporcionar ao profissional uma especialização mais rápida e igualmente eficiente. Para isso, deve-se procurar por instituições de qualidade e que tenham sua credibilidade garantida naquilo que pretendem ensinar.

Na área de marketing, por exemplo, é possível encontrar cursos bem específicos, como Inbound Marketing, SEO, e Inside Sales. Assim, você escolhe aquilo que precisa se aprofundar e, em pouco tempo consegue absorver esse conhecimento com qualidade.

Universidade Rock Content.

Lembrando que não estamos falando de apenas adquirir um certificado. Fazer um curso como esse vai muito além disso. A metodologia e a maneira de avaliação permitem que o profissional realmente aprenda e consiga se profissionalizar melhor para enfrentar os desafios do mercado, mesmo que possua pouco tempo disponível para o estudo.

Em geral, os cursos são online e permitem que o estudante monte seus horários dentro de sua agenda diária. Ou seja, a tecnologia permite o ensino de qualidade da maneira e no tempo que melhor lhe atenda.

E aí, gostou deste material? Tornar-se um profissional mais qualificado é um objetivo comum a milhares de brasileiros. O mercado está realmente mais seletivo e para vencer essa corrida rumo ao sucesso é necessário estar preparado.

Portanto, esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o MBA e, levando em consideração suas necessidades e possibilidades, consiga avaliar se ele é ou não um bom investimento para você.

Quer conhecer algumas opções interessantes de especialização em marketing? Conheça agora mesmo a Universidade Rock!

comments powered by Disqus