Modelo de pesquisa de mercado – Consultoria em gestão

Modelo de pesquisa de mercado – Consultoria em gestão

14299
9005
SHARE

Quando o Millor e eu começamos nossa consultoria em gestão, nos encontramos em dúvida sobre qual área seria nosso foco. Para nos auxiliar na tomada de decisão, fizemos uma pesquisa de mercado – disponibilizada no fim do post.

42-21523617
Foco através da pesquisa de mercado

Problema e objetivo do trabalho

Queríamos saber em quais áreas de gestão as empresas tem maior necessidade em receber consultoria, já que poderíamos trabalhar com finanças, estratégia, marketing ou RH. Além disso, precisávamos saber características valorizadas por eles nesse tipo de serviço, desde preço até sua profundidade.

Público-alvo

Nosso alvo foi empresas de base tecnológica, por causa da nossa formação em engenharia e nossos contatos na região.

Mercado-alvo

Nossa região de abrangência foi a Região Metropolitana de Campinas – não só nossa localização, como também um grande pólo tecnológico.

Amostra

50 empresas criadas por ex-alunos da Unicamp – definimos isso por termos a universidade como vínculo e por termos acesso a um cadastro de 170 empresas desse tipo.

Ferramentas (como pesquisar)

Fizemos o seguinte: ligamos para todas as empresas com DDD 19 (já que ligávamos de graça da casa do Millor), mirávamos os donos/sócios das empresas e pedíamos para eles responderem a pesquisa pelo Google Forms que montamos – ou seja, não gastamos nada de dinheiro, apenas horas nossas de trabalho.

Prazo

Um mês. Queríamos que a consultoria entrasse logo em ação, então esse tempo correspondeu desde os contatos até a elaboração do relatório abaixo. E acreditem, esse prazo foi cumprido.

Com os resultados da pesquisa definimos nosso foco: hoje oferecemos consultoria em todo o ciclo de Marketing, desde a criação da estratégia até o recolhimento de dados de mercado. Além disso, avançamos negociações com as empresas que se mostraram mais interessadas.

Vale a pena também ressaltar que uma forma bacana de conseguir pessoas para responder a pesquisa é o uso de anúncios no Facebook, que permite uma segmentação bem bacana do público-alvo com um custo acessível.

Para se aprofundar no tema, vale a pena conferir o Whitepaper gratuito: Facebook Ads.

Abraços,
Luiz Piovesana (porque foco não dá em árvore)

O questionário pode ser visto aqui. Para se aprofundar no assunto, recomendo o artigo Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos.

 

  • Pingback: Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos | Saia do Lugar()

  • João Roberto

    Gostei muito da maneira como voces fizeram esta pesquisa de mercado. Quero tomar como exemplo isso. Estou em uma cidade muito pequena do estado de GOIAS e sou contador. Tenho planos de montar um escritório de contabilidade. Aqui porém, há concorrencia (ISSO É ÓTIMO) a maioria são de Tecnicos em contabilidade.
    Quero oferecer algo mais. Pelo que ví os tecnicos não fazem a contabilidade das empresas e sim apenas as guias a pagar e as devidas declarações.
    Quero fazer o correto a contabilidade geral dando informações e respaldo caso haja alguma duvida.
    Um abraço a todos.

    • Lucia.

      Olá!
      Gostaria da ajuda de vocês caso possa.
      Estou com intenção de montar uma distribuidora de embalagens.
      É em uma pequena cidade do interior da Bahia com cerca de 4 mil habitantes.
      Em
      uma analise geral do mercado que fiz la, sinto que seria interessante
      uma distribuida de embalagens, ja que existe muitos pequenos comércio e
      eles tem que comprar em supermercado.
      Tenho a pretensão de vendas em
      atacado e varejo, assim, penso que eles farão análise de custo
      benefício, porque em supermercado eles não tem essa opção, é preço único.
      A
      ajuda que gostaria de vocês, é no quisito questionário. Eu não saberia
      elaborar um para pesqueisa boca-a-boca, ja que é cidade pequena e vejo
      possibilidade de fazer isso. Acredito que olho-no-olho a gente tem muito
      mais a dialogar e oferecer o melhor.Mesmo sendo boca a boca, gostaria
      de ter em papel o inicio.
      Se possível, agradeço desde ja.

  • João Roberto

    Gostei muito da maneira como voces fizeram esta pesquisa de mercado. Quero tomar como exemplo isso. Estou em uma cidade muito pequena do estado de GOIAS e sou contador. Tenho planos de montar um escritório de contabilidade. Aqui porém, há concorrencia (ISSO É ÓTIMO) a maioria são de Tecnicos em contabilidade.
    Quero oferecer algo mais. Pelo que ví os tecnicos não fazem a contabilidade das empresas e sim apenas as guias a pagar e as devidas declarações.
    Quero fazer o correto a contabilidade geral dando informações e respaldo caso haja alguma duvida.
    Um abraço a todos.

  • http://www.tecnopeg.blogspot.com/ Victor Alves

    Muito legal. Vou pegar como base para minha empresa, somos uma empresaria de consultoria em gestão!
    Como sempre o Saia do Lugar me fazendo crescer!

    Valeu galera, sucesso pra vcs!!!

  • http://www.tecnopeg.blogspot.com Victor Alves

    Muito legal. Vou pegar como base para minha empresa, somos uma empresaria de consultoria em gestão!
    Como sempre o Saia do Lugar me fazendo crescer!

    Valeu galera, sucesso pra vcs!!!

  • marceloperiniferrari

    Olá, muito interessante o modo como voces fizeram o diferencial, e o fizeram.
    Tenho vontade de montar uma micro empresa de congelados, e com certeza tomar voces como referencia, ara tambem fazer o meu diferencial entre os concorrentes.
    Forte abraço.

  • luizpiovesana

    Olá Marcelo, como vai?

    Obrigado pelos elogios!
    É sempre muito legal ver que ajudamos empreendedores a saírem do lugar.

    Se precisar de alguma ajuda específica relacionada ao seu negócio de
    congelados, é só falar.

    Abraços,
    Luiz

  • erikajantorno

    Super interessante esta matéria! Estou começando a minha empresa agora… bom, na verdade estou oficializando o que eu já fazia, só que agora de um modo profissional.
    Quero dizer que, não só este tópico, mas todos os outros postados aqui por vocês foram de grande valia para ampliar os meus conhecimentos.
    Estarei sempre seguindo vocês, na certeza de que isso enriquecerá muito o meu trabalho.
    Obrigada por vocês existirem.
    Forte abraço.

  • luizpiovesana

    Olá Erika, tudo bom?

    Fico feliz que tenha gostado tanto deste artigo quanto dos outros! Ficaremos
    felizes em responder caso enha qualquer dúvida ou sugestão.

    Boa sorte na sua formalização.

    Abraços,
    Luiz

  • hallywanessa

    Encontrei algo melhor do que imaginei. Esta forma de fazer o questionário é excelente, vou aplicá-la na elaboração do meu artigo de conclusão do curso. E pelo conteúdo que tem neste site, certamente visitarei com frequência.

    Att. Hally Wanessa

  • luizpiovesana

    Olá Hally, como vai?

    Fico feliz que tenha achado o que procurava.
    Temos bastante coisa sobre pesquisa de mercado – se você fizer a pesquisa
    interna no Saia do Lugar por esse termo, conseguirá muito insumo pro seu
    trabalho.

    Abraços,
    Luiz

  • Pingback: Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos « Fabiano Amadeu()

  • Lucianaholderbaum

    Ola Luiz, Tenho uma empresa recem formada e contratamos uma consultoria para analise de mercado e mkt. O problema é que estes são “marinheiros de primeira viagem” totalmente sem experiencia. Nao sei como devo dirigir a cobrança por resultados. vc tem algum conselho q pudesse me dar um help?
    Obrigada!

  • luizpiovesana

    Olá Luciana, tudo bom?

    A cobrança por resultados deve ser exatamente nos moldes como vocês
    combinaram: o fato de ser novato não tira sua responsabilidade em cumprir
    com o que foi acordado.

    Claro, isso abre possibilidades do resultado não ser o que você queria e
    talvez você ter de intervir e ser mais ativa, o que será bom tanto pra você,
    que conseguirá o resultado que quer, quanto pra eles, que ganharam um
    experiência de ter você como cliente trabalhando perto deles.

    Jogar limpo e ajudar ao máximo com informações e até um pouco como 'guia'
    vai ajudá-los muito e, com certeza, aumentar as chances de você receber o
    que precisa como resultado do projeto.

    Abraços,
    Luiz

  • http://www.jurislabore.com.br Marcelo Schultes

    Olá Luiz,

    Muito legal essa forma de pesquisar. Já tinha ouvido falar no forms, mas você foi direto ao assunto sem enrolação. By the way, citei este seu artigo no meu blog http://jurislabore.blogspot.com, fique à vontade para visitar. Abraço

  • Pingback: Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos | Paulo César Coutinho()

  • Pedro Ivo

    Prezados,

    Parabéns pelo site e seu conteúdo e muito obrigado por compartilhar de forma objetiva e clara informações como esta.

    Grande abraço!

    Pedro Ivo

    • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

      Valeu Pedro!

      Espero que goste do resto do conteúdo do blog também. Sugestões são sempre
      muito bem-vindas.

      Abração!

  • Pingback: Pesquisa de mercado para lançar um produto/serviço | Saia do Lugar()

  • Pingback: Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos | SWX Sistemas - Desenvolvimento e Design Web | Aracaju, Sergipe | Aracaju, Sergipe()

  • Andréia Salles

    Bom dia!
    Gostaria de uma ajuda, quero montar uma lanchonete,como posso montar o meu questionário? Você teria algum modelo e quantas pessoas tenho que entrevistar?
    Se puder me responder agradeço.
    E-mail ([email protected])

  • Gelataiobarista

    Bom, dia!

    Nosso segmento esta localizado, no ramos de Gelaterias..porem percebemos que para aumentar o nosso mix, estamos querendo disponibilizar para nossos clientes Coppas Ornamentais, ou Fast Food Desing,com frutas….!! Nossa pergunta e…Epossivel montar um questionario, na pesquisa de mercado, onde esses mix de produtos, nao existem no mercado brasileiro….! Nos ajudem…

    obrigado…

  • Rosana

    bomm diaaa..estou montando uma empresa de produtos refrigerados e secos..mas não sei como montar a pesquisa de mercado..poderia me ajudar???

    obrigadaa

  • Glauco1979

    Vocês realizam  um excelente trabalho, ótimos profissionais e estão me ajudando bastante !

    Meus parabéns

  • Anônimo

    Este blog é uma representação exata de competências. Eu
    gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do
    escritor.

    Consultoria
    RH

     

  • Instant Insurance

    Este blog é uma representação exata de competências. Eu
    gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do
    escritor. Consultoria
    RH

     

  • Pingback: No Powerball winner; jackpot goes to record $425M | Telecommunications Definition()

  • Pingback: Low Calorie Meals On A Budget | Technology Inspirational Quotes()