SEO: Como otimizar seu site para o Google

SEO: Como otimizar seu site para o Google

5325
5
SHARE
O Google pode ser um excelente aliado para o seu site

Um termo que provavelmente você ouvirá muitas vezes é o SEO (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca). SEO basicamente significa que existem algumas táticas que você pode usar para deixar seu site amigável para os mecanismos de buscas e consequentemente, conseguir mais visitas.

Como o Google não é patrocinador desse livro, o nome do capítulo se refere a mecanismos de busca em geral, mas é importante deixar bem claro que no Brasil, o Google é o cara. No Empreendemia e no Saia do Lugar ele representa mais de 96% de todas as visitas vindas por mecanismos de buscas.

Além de SEO, outro termo bem relevante é “palavra chave”, que se refere a uma palavra ou frase que alguém usa quando busca alguma coisa.

O Google pode ser um excelente aliado para o seu site

Escolha um sistema amigável para o Google

Sem entrar em detalhes técnicos, vale à pena deixar claro que existem tipos de sites que o Google gosta mais.

Na teoria, existem infinitos detalhes técnicos que podem te ajudar a otimizar seu site. Na prática, confira se na lista de funcionalidades do sistema que você for usar tem algo relacionado a Google, SEO ou sitemap. Boa parte dos sistemas do mercado já possui essas funcionalidades integradas.

Quando contratar alguém pra fazer seu site, não deixe essa pessoa fazer um site inteiro em Flash, de jeito nenhum! Por mais que pareça mais bonitinho e faça coisinhas engraçadinhas, o Google não se dá bem com sites em Flash e você perderá uma excelente fonte de visitas.

Seja o mais específico o possível nos títulos

O título da página é um dos pontos mais importantes na visão do Google. Normalmente os títulos devem ser escolhidos a partir das palavras-chave que são mais importantes para você.

Porém, por mais que você queira aparecer na 1ª página do Google para todos seus produtos, não é tão fácil assim. Além de você, seus concorrentes também querem muito aparecer e normalmente é bem difícil conseguir se destacar com termos genéricos.

Por exemplo, no Saia do Lugar nós chegamos à conclusão de que seria interessante aparecer bem para palavras relacionadas a “liderança”. Ao invés de tentar ficar bem em “liderança” que possui zilhões de concorrentes, preferimos focar em “características de um líder”.

Digamos que você venda bombas hidráulicas. Ao invés de simplesmente escrever “bomba” ou “bomba hidráulica”, é muito melhor especificar bem o modelo, como “Bomba Hidráulica ZM 44 Maxxi com roda 1,00m x 0,15m e cavalete, com vedação em couro”.

Quanto mais específico, maior a chance de aparecer bem quando seu cliente te procurar.

Uma boa descrição é muito importante

Além do título, normalmente os sistemas com funcionalidades de SEO têm um espaço para descrição. Além da descrição normal do produto, essa descrição é o que aparece no resultado da busca e é muito importante pra que o visitante identifique do que se trata a página antes de clicar.

Apesar de não ter muito impacto no posicionamento da palavra-chave, a descrição deixa o página mais atrativa, aumentando o número de cliques recebidos.

Quando é deixado de lado, normalmente esse campo de descrição na busca aparece com códigos esquisitos ou simplesmente os itens do Menu do site.

Para evitar esse problema, é bem importante colocar alguma descrição que chame o visitante para o site.

Por exemplo, ao buscar no Google pro “brindes pen drive”, confira os 2 primeiros resultados.

Dá pra ver que o 1º cara fez o dever de casa

Conheça o meu amigo Keyword Tools

Não ia ser muito bacana se existisse um lugar em que você pudesse estimar a quantidade de vezes que uma palavra chave é buscada, a concorrência dela e ideias de palavras relacionadas? Pois é, esse lugar existe! Ele se chama Keyword Tools.

Para exemplificar, seguem os resultados de uma busca que fiz da palavra chave “brindes personalizados”.

Resultados para a palavra “brindes personalizados”

No geral, podemos ver que a concorrência por palavras chave relacionadas a brindes é bem alta. Mas uma coisa chama a atenção. A palavra chave “chaveiros” tem um volume muito grande de buscas e uma concorrência média. Se eu trabalhasse nesse ramo, seria uma palavra chave que eu correria atrás.

O endereço da página é MUITO importante

Além do título e descrição, outro ponto extremamente importante é o endereço da página.

Na hora de fazer o site, o desenvolvedor pode ficar com preguiça e deixar suas páginas com endereços tipo: www.nomedaempresa.com.br/produtos.asp?IDLinhaProduto=49. Além de ser quase impossível de indicar pra alguém sem usar o Ctrl+C Ctrl+V, o Google também não gosta de endereços desse tipo.

Ao invés de um código bizarro, faça questão de ter endereços do tipo www.nomedaempresa.com.br/categoria/titulo-da-pagina, como por exemplo um artigo do Saia do Lugar: www.saiadolugar.com.br/estrategia/5-cuidados-ao-estabelecer-parcerias/

Nome das imagens também ajuda o SEO

Por último e um pouco menos importante estão as imagens e figuras do seu site.

Ao invés de manter os nomes bizarros no arquivo, tipo DSC81726.jpg, vale a pena substituir pelo nome do produto. Além disso, normalmente os sistemas de lojas virtuais vão pedir descrição, legenda e texto alternativo para as figuras. Colocar nomes bonitinhos nesses itens pode ser bastante útil.

Desses, o menos intuitivo e mais importante para SEO é o texto alternativo. Esse é o texto que aparece quando a figura não carrega. Pra facilitar, recomendo colocar o nome do produto em todos esses campos e boa.

Anunciar no Google faz diferença

É normal dentro de uma estratégia de SEO incluir também alguns períodos de anúncio no AdWords – assim o tempo para que sua página fique entre as primeiras tende a ser bem mais curto.

Se quiser ver mais sobre como anunciar, indicamos o serviço de Google AdWords da Locaweb – por lá, você terceiriza a dor de cabeça e garante melhores resultados.

Conclusão: É chato pra caramba, mas traz resultado

Provavelmente você está achando toda essa história de SEO extremamente chata. Eu também acho. Porém, deixar um site amigável para o Google é meio caminho andado para conseguir uma fonte extremamente qualificada de visitas para o seu site.

Também é essencial destacar que o Google não atualiza seus resultados toda hora. Encare SEO como um investimento que te trará cada vez mais resultados, mas nem sempre no curto prazo.

Uma outra alternativa, principalmente pra quem está montando sua loja virtual, é utilizar o sistema da Locaweb de e-commerce, a TrayCommerce, que te oferece um pacote completo de ferramentas para a sua loja virtual funcionar: desde pagamentos até a tão sonhada otimização para o Google.

Através dela, mesmo uma pessoa sem conhecimentos de programação consegue facilmente colocar sua loja no ar e já começar a vender no ato.

Quer ver mais informações sobre a TrayCommerce? Então clique aqui.

Abraços,
Millor Machado (torcendo para que você apareça bem no Google)

Obs. 1: Um dos pontos mais importantes sobre SEO é a quantidade de links que apontam para o seu site, mas isso foi intencionalmente deixado de fora. Esse ponto será melhor abordado nos artigos sobre criação de conteúdo.

Obs. 2: Recomendações:

Para ir mais a fundo nesse tema, recomendo esses links:

Obs. 3: Esse artigo foi patrocinado pela Locaweb. Isso significa que recomendamos seu produto como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial nem na nossa opinião.

Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

  • Marcelo

    Muito bom mesmo, como todos os posts do Saia do Lugar! Sugiro também um ebook chamado “Blogs Lucrativos”, que dá o passo a passo para os mais iniciantes: http://bit.ly/ebookblogs

  • Marlon

    Correção no Guia do Google sobre CEO. O link é este:
    http://www.google.com/webmasters/docs/guia-otimizacao-para-mecanismos-de-pesquisa-pt-br.pdf

    Abraço

  • Alonsio Martins

    muito bom gostei do artigo realmente da bastante trabalho mais o negócio é reconpensador quando olhamos mais á frente e percebemos o nivel de visita aumentando nos sites.

    http://www.comocomprardachina.in

  • http://www.construi.com.br fernando

    ola gostei do artigo sobre seo foi muito util pra min, mais eu gostaria de uma avaliação de vocês no meu site ele e http://www.construi.com.br ficarei grato pela ajuda

  • lisa ribeiro

    Olá Pessoal

    Gostei das dicas , eu trabalho com divulgações , e claro que tem como ganhar dinheiro com a internet alguns sites são falsos , mais trabalho algum tempo e com esses eu ganho renda sem sai de casa , quer se um divulgador faça parte já , pois o site é confiável e tem a chave de segurança , fique a vontade e leia sobre a divulgação de promotor ativo e inativo .

    rendaextrapromotora.comunidades.net/index.pht

    Venha e confira – faça parte

    Ou http://www.frpromotora.com/45122735