Qual a diferença entre marketing e propaganda?

Qual a diferença entre marketing e propaganda?

776
17
SHARE
Diferença entre marketing e propaganda
Muita gente tem essa dúvida

Uma das maiores confusões que ocorre com empreendedores iniciantes é achar que marketing é a mesma coisa que propaganda. Na verdade, apesar de estarem relacionadas, são áreas de conhecimento separadas.

Como definido no post “O que é marketing?“, o marketing é a arte de planejar o antes, o durante e o depois do processo de vendas. A propaganda é uma forma de estimular o cliente a fazer a compra.

Diferença entre marketing e propaganda
Muita gente tem essa dúvida

O marketing é uma parte da estratégia
A análise de marketing começa muito antes de pensarmos em como fazer uma propaganda persuasiva. O marketing define quem é a empresa, quem é seu cliente, quais os diferenciais dos produtos/serviços, etc.

Como parte de qualquer boa estratégia, o marketing exige a definição de objetivos, priorização de ações e definição de indicadores de sucesso.

Para se aprofundar no tema, recomendo: As características de um bom plano de marketing.

A propaganda é uma parte do marketing
Depois que você entendeu profundamente quais são as demandas do seu cliente e como você irá satisfazê-las, existe uma questão um pouco complicada: seu cliente ainda não sabe que você existe.

Para fazer boas vendas, a percepção da sua empresa na cabeça do cliente precisa passar de “Quem é você?” pra “Gostei muito da compra que fiz e estou te recomendando para meus amigos!”. É aí que entra a propaganda.

Experimente até achar os melhores canais de divulgação
Existem 2 coisas sensacionais sobre a propaganda:

  1. Você nunca terá certeza absoluta se ela irá alcançar os objetivos do plano de marketing
  2. O que funciona para uma empresa não necessariamente funcionará para outras

Com essas 2 premissas em mente, você precisa ter consciência de que para ser líder do seu mercado é preciso interagir o máximo possível com as pessoas (clientes, fornecedores, parceiros, formadores de opinião do setor, etc.) e testar diferentes formas de propaganda.

Conforme você ganha experiência sobre o que funciona e o que não funciona, a probabilidade de acertos aumenta muito. Seja um verdadeiro cientista: elabore hipóteses (plano de marketing), faça testes dos diferentes meios de se comunicar com o cliente (propaganda) e revise sua estratégia a partir dos resultados obtidos.

E a publicidade?
Algumas pessoas defendem que a propaganda se refere a propagação de ideias, enquanto a publicidade tem um cunho estritamente comercial.

No Brasil, o CENP (Conselho Executivo de Normas Padrão) considera publicidade e propaganda como sinônimos. Eu também.

Conclusão
Na prática, não importa muito o nome que você usa e sim se você tem uma boa estratégia e sabe quais os melhores meios para chegar até o seu cliente.

Um exemplo bem interessante de aplicação de uma estratégia de marketing digital é o uso do Facebook para gerar novos negócios. Para se aprofundar no tema, confira o e-book gratuito: Marketing no Facebook.

Abraços,
Millor Machado (fazendo o marketing e a propaganda do Empreendemia)

  • http://www.garimpodeideias.com.br Henrique

    Faltou falar que a propaganda e o marketing são parte de um projeto de branding (assim como administrativo, imprensa, ri, jurídico, rh, etc…)….nada como valorizar a marca da empresa!
    Abs

  • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

    Teste, testando

  • http://caminhandojunto.blogspot.com Adriano Jornalista

    Muito bom o artigo, Millor.
    Didático e objetivo.

    • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

      Muito obrigado Adriano!

      Fico feliz que tenha gostado da explicação.

      Abraços!

  • Paulo Rubini

    Texto com alguns equívocos, talvez de interpretação.
    “Como definido no post “O que é marketing?“, o marketing é a arte de planejar o antes, o durante e o depois do processo de vendas.” > esta não é a melhor definição de marketing, da mesma forma que propaganda não é MKT, mas parte dele, VENDAS não é MKT, mas parte vital para qualquer empreendimento e tratado pelo MKT como um dos aspectos determinantes no PEM.
    Segundo a AMA – American Marketing Association, em sua nova definição, de 2005, Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

    Assim, branding, que não é vendas, e afeita ao MKT, como outras áreas importantes no planejamento estratégico.

    Por fim, Propaganda, Publiciadade, RP e AI, são ferramentas de comunicação com aspectos e objetivos distintos dentro do P de promoção.

    Abs

  • Janyfary

    gostei muito da explicação ela esta muito detalhada, e facil de entender!! Parabens

  • Mauro Soares

    Entendo que Millor Machado tentou esclarecer da maneira mais simples possível, mas, nem de perto  publicidade e propaganda são sinônimos. Como Machado mesmo disse, propaganda tem o intuito de propagar uma ideia (conceito) e é por isso que chamamos de propaganda política, e não publicidade política, ali cada candidato tenta propagar seus ideais.
    Costumamos usar a propaganda e a publicidade juntas, exatamente porque a publicidade tem como objetivo tornar o seu produto/serviço “público” e com a intenção de vendas. Logo, torna-se muito interessante comunicar seu produto/serviço através de um conceito (propaganda), o que também ajudará nas vendas(publicidade). No exterior, esta aplicação conjunta destas duas nomenclaturas se chama “Advertising”. No Brasil, ainda usamos dois nomes para definir este casal que, normalmente, quando se trata de comunicação voltada para vendas, caminham juntos: publicidade e propaganda.
    Vale lembrar que publicidade e propaganda são ferramentas de marketing.
    Um abraço a todos, espero ter ajudado.

  • http://www.facebook.com/clickcool Clickcool Compras Coletivas

    Muito bom!

    EQUIPE CLICKCOOL COMPRAS COLETIVAS

    http://www.clickcool.com.br

  • JORGE FERNANDES

    millor , por favor diga 
    estes planos de marketing de redes funcionam, pois estou pensando em entrar e peço auxilio a um profissional
     obrigado JORGE FERNANDES

    • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

      Oi Jorge,

      Acho que o maior problema do marketing em rede não é nem o seu formato, é o fato de contratar pessoas que não necessariamente tem conhecimento sobre o setor de atuação. Eu se fosse você focaria em uma área que você tenha mais experiência.

      Abraços

  • Edilene_miranda

    E a indicação do curso da Anhembi outra ferramenta de marketing? Merchandising? rs

    • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

      Oi Edilene,

      Esse tipo de publicidade é conhecida como merchandising editorial. O merchandising tradicional é mais focado na parte de varejo.

      Abraços!

  • wilton cesar

    massa gostei!!! obg Millor abril mas minha mente!!
    eu to abrindo uma loja/ faço isso dota hora mas tenho que colocar
    em pratica hehehe

  • Leandrorebo

    que loco a resposta

  • http://www.dkjexpress.com.br/ DKJ Express suprimentos

    Na realidade o correto é dividir em 3 etapas:

    1 Marketing – elaborar o plano de marketing, definição de estratégia, etc.
    2 Comunicação – é um item correlativo ao plano de marketing e destinasse ao material a ser usado para comunicar a ideia, produto ou serviço, podemos citar por exemplo o desenvolvimento de um folheto, o fato de faze-lo é um item de comunicação.
    3 Propaganda – nesta etapa é definido os meios de comunicação para dar suporte ao plano de marketing desenvolvido, por exemplo: foi definido no plano de marketing que seria ideal para o novo produto executar uma ação de distribuição de folhetos para novos prospects, no marketing define a ação, em comunicação é feito o folheto e como será distribuído é a propaganda.

    Em relação a diferença de propaganda para publicidade, em termos podemos dizer que a publicidade é algo publicado e a propaganda é algo propagado, desta forma quando se faz um anuncio em determinada revista, ao desenvolver o anuncio está sendo desenvolvido uma publicidade que será propagada de acordo com a distribuição da revista, desta forma não se pode separar os termos publicidade e propaganda, ambos andam juntos, ao contrario por exemplo de um carro de som que faz anúncios  vejo muitos usarem com “nome da empresa publicidade” está errado, o correto é “nome da empresa propaganda” já que o som é propagado.

    E lembrando que marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

  • http://www.facebook.com/diegoleonardo.dasilva.5 Diego Gnomo Pleno Segredo

    Agora tenho mais certea ainda do curso que irei fazer na faculdade…

  • http://www.facebook.com/diegoleonardo.dasilva.5 Diego Gnomo Pleno Segredo

    Agora tenho mais certea ainda do curso que irei fazer na faculdade…