Pesquisa de mercado para lançar um produto/serviço

Pesquisa de mercado para lançar um produto/serviço

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Saiba dimensionar seu mercado
Cuidado para não mirar um mercado maior do que você possa atender

Essa semana faremos uma série de artigos sobre um tema fundamental para empreendedores, a pesquisa de mercado.

Desde o início do Empreendemia sempre fizemos pesquisas de mercado tanto para o desenvolvimento de produtos quanto para a melhoria do que temos hoje. São 2 realidades completamente diferentes e vou começar com a pesquisa de mercado quando você ainda não sabe o que irá vender.

Saiba dimensionar seu mercado
Cuidado para não mirar um mercado maior do que você possa atender

Você não precisa que todas as pessoas do universo respondam sua pesquisa
Quando o Datafolha faz uma pesquisa, ele precisa de pelo menos 2.000 pessoas respondendo a pesquisa para que ela tenha validade estatística. Você não.

Muito mais do que ter mega relatórios de tendências de consumo, o que você precisa no início são ideias sobre como criar algo que as pessoas queiram. Algo em torno de 50 respostas já te dá ideias o suficiente para a pesquisa valer a pena, vai por mim.

O mais importa é a qualidade das respostas, não quantidade
Já recebi vários pedidos para responder pesquisas sobre produtos que não uso nem tenho vontade de usar. Nesse caso, por que raios minhas respostas seriam úteis?

Lembre-se, você não tem orçamento para lançar um produto de massa. A melhor coisa para se inserir no mercado é conquistar uma base inicial de entusiastas (entenda melhor o conceito) e pra isso, as únicas respostas que interessam são daquelas pessoas que usam ou tem interesse claro em usar o que você quer vender.

Depois que você conquistar os primeiros entusiastas, pode ter certeza que eles farão um ótimo trabalho expandindo a sua marca.

Excesso de dados não te faz tomar melhores decisões
O empreendedor muitas vezes esquece que a maioria das pessoas tem algo chamado “vida”. Para que as pessoas gastem um pouco dela na pesquisa, facilite ao máximo o preenchimento do questionário.

Por um lado, fazer perguntas muito subjetivas faz as pessoas terem que pensar para escrever uma redação. Dificilmente você conseguirá respostas úteis apenas falando “O que você acha do produto X? Comente”.

Por outro lado, fazer milhões de perguntas analisando todas as possibilidades de uso do seu produto/serviço também não é uma boa opção. Qualquer um que tenha que responder mais do que 10 perguntas (mesmo que de só questões de marcar) fica no mínimo com desânimo de responder até o fim.

O ideal é fazer uma análise anterior de quais conclusões você quer chegar. Na pesquisa de mercado que fizemos sobre cursos on-line as informações mais importantes eram:

  • Quanto as pessoas pagariam por cursos online?
  • Qual o tema mais interessante?
  • Qual o formato (duração e horário) favorito?

Todo o questionário (confira) foi focado em responder essas 3 perguntas. Qualquer coisa além disso serviria apenas para criarmos gráficos muito bonitos, mas que não levam a nenhuma conclusão.

A pesquisa te traz os primeiros clientes
Fazer a pesquisa é um ótimo pretexto para ter pessoas falando “Eu gostaria de pagar por esse produto, tome meu e-mail”. Por isso é tão importante direcionar a pesquisa para pessoas que tenham o mínimo de interesse no seu produto.

Em todas as pesquisas que fizemos, as primeiras vendas foram feitas para quem respondeu a pesquisa demonstrando interesse. Nem todo mundo que falou que tem interesse vai comprar, mas essa é de longe uma das melhores formas de identificar clientes em potencial.

Tá bom, quero ver um modelo de questionário de pesquisa de mercado
No início do ano passado fizemos uma pesquisa para oferecer serviços de consultoria (confira o questionário). Além de chegar a ótimas conclusões sobre quais serviços oferecer (confira as conclusões), aprendemos que muitas perguntas foram desnecessárias.

Recentemente, antes de começarmos a fazer cursos online também fizemos uma pesquisa (confira o questionário). Repare que  o questionário ficou bem mais enxuto.

Além disso, uma forma bacana de conseguir pessoas para responderem sua pesquisa é através de anúncios no Facebook, que te permite segmentar certinho o público-alvo a um custo bem acessível. Confira mais no Whitepaper gratuito: Facebook ads.

Abraços,
Millor Machado (sempre pesquisando antes de lançar algum produto)

Confira os outros artigos da série sobre pesquisa de mercado:

Além dessas dicas conceituais, temos diversas dicas práticas de como fazer uma boa pesquisa de mercado. Confira nossa sessão Pesquisa de mercado.

  • http://twitter.com/felipe_ik Felipe Sousa Iketani

    vlw! Não sei se vocês responderam ao questionário que enviei para o @empreendemia , mas com certeza esse post veio a calhar. Minha próxima pesquisa será bem melhor!

  • http://twitter.com/FabricioSgotti Fabricio Ma. Sgotti

    O grande X para a pesquisa de mercado pra mim é, COMO fazer com que seus prospects sintam confiança em responder o questionário. Já enviamos 20 questionários e não obtivemos nenhuma resposta.

    O que vocês sugerem? Contato telefonico para apresentação do conceito e depois envio de formulário por e-mail?

    Muito obrigado,
    Fabricio

    • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

      Fabricio,

      Falar por telefone pra pedir permissão pra enviar o questionário é uma boa sim. Mas além disso 20 perguntas é muita coisa.

      Questionários muito longos dificilmente são respondidos.

      Abraços!

      Em 25/10/2010, às 16:01, “Disqus” escreveu:

  • Cstamato

    Os links dos 2 questionários no final do texto direcionam para o mesmo questionário

  • Cstamato

    Os links dos 2 questionários no final do texto direcionam para o mesmo questionário

    • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

      Valeu pelo toque! Acabei de fazer a atualização.

      Abraços!

  • Cstamato

    Os links dos 2 questionários no final do texto direcionam para o mesmo questionário

  • Valdiana Lima

    estou realizando um trabalho como lançar um produto no mercado

  • Valdianalima conrado

    estou elaborando uma campanha de lançamento de um produto

  • Eder

    Você criar o próprio questionário e ir aplicar é como mandar seu sobrinho criar a sua logomarca. 

    Acredito que a resposta ideal pode vir de uma empresa de pesquisa de mercado, para responder aos principais questionamentos de marketing.

  • Joelson silva

    Muitíssimo obrigado, pelo seu ensinamento que foi de muita importancia.

  • André Luis Pio D’Anunzio

    Show de artigo – PARABÉNS Millor Machado!
    Muito atual e útil, especialmente para eu que estou me preparando para um upgrade na minha carreira e me tornar um “autor”, inicialmente no mundo digital, e estou em fase de pesquisa & prospecção de mercado!!

    • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

      Valeu André!

      Bacana saber que o conteúdo foi útil.

      Abração e sucesso na sua carreira!

  • LIVROS

    PRA MIM LANÇAR UM LIVRO DE POEMAS QUANTOS EU PRECISO PARA LANÇAR 1 2 PRECISO DESSA RESPOSTA

    • EIDE LUCIA DE SOUZA

      GOSTARIA DE SABER