Como montar uma pesquisa de mercado

Como montar uma pesquisa de mercado

13427
8675
SHARE

Acompanhando o artigo da última segunda-feira, sobre como fazer uma análise de mercado, resolvemos fazer a semana da pesquisa de mercado no Saia do Lugar.

No post já citado, o Millor falou sobre os fundamentos de pesquisa de mercado. Os próximos dois artigos falarão especificamente sobre a análise de clientes e de concorrentes, respectivamente.

Hoje, embasados num post do Beco com Saída, falo sobre os detalhes básicos para a montagem de uma pesquisa de mercado, ou seja, quando você precisa definir:

  • Problema e objetivo do trabalho: as dificuldades identificadas por você, Empreendedor, e o que almeja descobrir com a pesquisa;
  • Público-alvo: grupo de pessoas e/ou de empresas que têm características em comum para responder a pesquisa;

  • Mercado-alvo: a região de abrangência (bairro, cidade, estado etc.);

  • Amostra: o número de pessoas/empresas a serem sondadas. Normalmente, para pessoas físicas, a proporção é de um pesquisado para cada mil, mas MPEs não precisam realmente de algo comprovadamente quantitativo. Por exemplo, nossa consultoria de marketing fez uma pesquisa com apenas 50 empresas nascentes e conseguimos o que queríamos – sabemos o que nossos clientes querem;
  • Ferramentas (como pesquisar): a pesquisa pode ser feita por telefone, internet, e-mail, entrevistas pessoais, mala direta etc;

  • Prazo para sua execução: não há um prazo padronizado para realizar uma pesquisa. Isso depende do problema, do público, do grau de abrangência e, claro, da sua pressa em sair do lugar;

  • Recursos financeiros para sua viabilização: isso depende dos recursos utilizados (ex.: telefone), mas se você fizer pela internet, pode usar ferramentas gratuitas, como o Google Forms. Você também pode optar por contratar uma empresa especializada em pesquisas ou uma consultoria em marketing, mas saiba que pesquisas de mercado não são bichos de 7 cabeça e, acima de tudo, nada melhor do que você falar com seu cliente.

Além disso, uma forma bem interessante de conseguir pessoas para responder a pesquisa é através de anúncios no Facebook, que te permite segmentar direitinho o público-alvo.

Para se aprofundar no assunto, recomendo o Whitepaper gratuito: Facebook ads.

Abraços,
Luiz Piovesana (por empreendedores querendo conhecer seu mercado)