Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos

Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos

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A pesquisa de mercado é uma ferramenta bastante útil para qualquer empreendedor.

É a partir dela que será possível avaliar quais as necessidades e desejos mais fortes do público-alvo e, assim, criar produtos e serviços que os atendam plenamente.

Só que ela não serve apenas para quem vai montar um negócio ou lançar um novo produto.

Na verdade, a pesquisa de mercado é um instrumento que ajuda a medir o nível de satisfação do público com a sua empresa.

Dessa forma você pode estabelecer caminhos para a melhoria que permitam alcançar um sucesso cada vez maior.

E é exatamente por isso que no artigo de hoje vamos nos debruçar na parte prática desse instrumento.

Ou seja: mais do que o que é a pesquisa de mercado, vamos ensinar como arregaçar as mangas e partir para o ataque, elaborando você mesmo o seu questionário.

Tudo de maneira simples, objetiva e clara.

Vamos lá?

Elegendo a plataforma

Existem diversas formas de se fazer uma pesquisa de mercado, mas a diferença principal está entre o papel e o virtual.

Para facilitar a sua vida, achamos que o formato digital ajuda pela facilidade de espalhar a mensagem para quem interessa, por não precisar de custos de impressão e, também, porque as respostas no âmbito digital já ficam armazenadas automaticamente.

Existem algumas páginas na internet que oferecem esse serviço de webforms (formulários web) gratuitamente, como o Surveymonkey e o survio.

Nós, aqui no Saia do Lugar, usamos e recomendamos o Google Forms (para isso, você precisa ter uma conta gratuita no Google).

Com ele, sua pesquisa pode ser respondida diretamente no corpo do e-mail e os dados são automaticamente organizados em planilhas. (Confira a pesquisa que fizemos para nossa consultoria em Um modelo real de pesquisa de mercado)

Passo 1 – Crie uma conta do Google

Se você ainda não tem uma conta no Google, basta criar uma clicando aqui.

Essa conta vai permitir o seu acesso, não apenas a uma conta de email no Gmail, mas também a uma infinidade de serviços dessa gigante da internet, entre acesso a Google Play (para dispositivos móveis), calendário, youtube, Drive (para documentos), fotos, tradutor…

O legal deles é que tudo é sempre bem intuitivo e prático, ajudando mesmo quem não entende muito bem de tecnologia, a usufruir dos serviços básicos sem muito problema.

Mas, para quem já tem o domínio, sabe também que as possibilidades são muitas.

Passo 2 – Crie um novo formulário

Depois de criar sua conta e com o login feito, acesse a página do Google Forms.

Você será encaminhado a um painel e na base da página, à direita, verá um botão vermelho com um +.

Basta clicar nele e você começará a criar a sua pesquisa de mercado (sim, é simples assim).

Uma nova janela dentro da sua aba vai surgir e você irá apenas preenchendo os dados conforme o planejado.

São duas abas: a de perguntas e a de respostas.

Na primeira aba você poderá escolher entre pesquisas de múltipla escolha, caixas de seleção, lista suspensa, resposta curta, resposta longa (parágrafo)… além de contar com algumas ferramentas bem interessante e práticas, como adição de data e horário.

É importante lembrar que existe um botão na base e à direita, para que você decida se aquela pergunta é obrigatória para ser respondida ou não.

Marque de acordo com a necessidade da sua pesquisa.

Já na segunda aba você poderá visualizar as respostas já recebidas, ativar ou desativar o botão “Aceitando respostas”, e, no menu à direita – botão com três pontos verticais – selecionar suas preferências para visualizar, ser notificado ou receber o arquivo com as informações já coletadas.

No alto da página você poderá escolher esquemas de cores (botão paleta), fazer a visualização exatamente como o visitante fará (botão olho) e selecionar quem poderá visualizar ou alterar a sua pesquisa (botão engrenagem).

Passo 3 – Edite seu formulário

As boas pesquisas de mercado são aquelas, rápidas, objetivas e indolores.

Lembre-se de que o público tende a achar que elas servem apenas para você (e não como um instrumento de melhoria para ele mesmo) e não vai pensar duas vezes antes de abandonar, se por um acaso achar sua pesquisa “uma perda de tempo”.

Faça um questionário que não seja chato de ser respondido.

As pessoas tendem a ignorar questionários muito grandes, mesmo com perguntas rápidas.

Só pergunte o que for realmente essencial para sua pesquisa de mercado.

Uma solução muito adotada é a de marcar a melhor opção, com abertura para comentários opcionais.

Passo 4 – Envie o questionário

Clique no botão Enviar esse questionário por e-mail, selecione seus destinatários e lembre-se de conferir se a caixa Incluir formulário no e-mail está marcada.

Caso não dê certo o envio, encaminhe o link que aparecerá na parte de baixo da tela de edição.

Nós sempre recomendamos o teste prévio, mesmo que você já seja usuário ou se essa é a sua primeira vez.

Portanto, não hesite em fazer alguns testes enviando para o seu próprio endereço de e-mail antes de disparar para os seus contatos.

Passo 5 – Confira as respostas na planilha

Depois que a sua pesquisa de mercado estiver pronta e circulando, basta voltar ao seu menu principal de pesquisas para ver o seu documento.

Clicando uma vez sobre ele, você vai abrir o formulário e, logo abaixo da barra de edição, verá o botão Ver respostas.

Ao clicar nele, vai abrir uma nova aba, com uma planilha, onde você poderá escolher o formato de visualização: dados completos ou um resumo delas já com os gráficos prontos.

Na hora de visualizar a planilha é possível compartilhá-la com outras pessoas (seu sócio, clientes, parceiros, etc.).

Para ver as imagens em tamanho maior, é só clicar nelas.

Quem tiver problemas com as figuras, seguem os links: Novo questionário de pesquisa de mercadoEditar questionário de pesquisa de mercadoEnviar questionário de pesquisa de mercado e Planilha com as respostas da pesquisa.

Além disso, uma forma bem bacana de conseguir pessoas para responderem é através de anúncios no Facebook, que te deixa definir direitinho a segmentação e permite anúncios com orçamento bem baixo.

Para aprender mais sobre como anunciar no Facebook, confira o Whitepaper gratuito: Facebook ads.

Dicas preciosas

  • Antes de fazer o seu questionário de pesquisa de mercado, defina os objetivos dessa ação e o seu público-alvo. Dessa forma, você poderá, não apenas fazer perguntas mais diretas, mas também ter parâmetros para a avaliação dos resultados.
  • Não deixe de consultar fontes de pesquisa para poder embasar as respostas obtidas. Principalmente quem está começando, acaba não levando em consideração as informações do próprio mercado, fazendo com que a pesquisa seja muito superficial.
  • Teste diferentes formatos e perguntas. A melhor maneira de se chegar a uma coleta de dados efetiva é pesquisando e testando. Algumas pessoas fazem versões diferentes da pesquisa de mercado e avaliam, a partir da participação do público, quais as melhores. O importante é lembrar da objetividade e clareza na hora de montar o seu questionário.

Agora que você já foi apresentado a essa forma simples, prática e gratuita de elaborar e acompanhar a sua pesquisa de mercado, não é preciso mais ter medo para poder criar a sua e saber mais sobre o seu mercado, a sua concorrência, o seu público e sobre o seu próprio empreendimento.

E que tal continuar sua visita no blog e aproveitar para conhecer 5 dicas para tornar suas equipes mais produtivas? Clique aqui e aprenda agora!

  • Pingback: Modelo de pesquisa de mercado – Consultoria em gestão | Saia do Lugar()

  • luiz

    Mesmo já tendo usado o google e viver diariamente com suas ferramentas, ainda fico impressionado quando vejo esse tipo de explicação – o google é realmente, como diz um amigo meu, ‘uma coisinha de Deus, viu’.

    Abraços!

  • luiz

    Mesmo já tendo usado o google e viver diariamente com suas ferramentas, ainda fico impressionado quando vejo esse tipo de explicação – o google é realmente, como diz um amigo meu, ‘uma coisinha de Deus, viu’.

    Abraços!

  • Pingback: Dica ao empreendedor: As perguntas a fazer em uma pesquisa de mercado | Saia do Lugar()

  • Pingback: Questionário de pesquisa de mercado - Maria Jujuba Festas | Saia do Lugar()

  • Marcelle

    Uauu!! Cada dia que passa tenho mais certeza de que o Google vai dominar o mundo!! rsrs..

    Já era fã de uns aplicativos que ajudam e muito no planejamento de mídia…

    E agora acabo de saber do formulário de pesquisa…

    Puts!! Pena que não descobri antes…

    Poderia ter tido menos trabalho no meu projeto de pesquisa da faculdade… ¬¬”

    Mas tudo bem, adoreiii o post!!!

    ;]

  • Marcelle

    Uauu!! Cada dia que passa tenho mais certeza de que o Google vai dominar o mundo!! rsrs..

    Já era fã de uns aplicativos que ajudam e muito no planejamento de mídia…

    E agora acabo de saber do formulário de pesquisa…

    Puts!! Pena que não descobri antes…

    Poderia ter tido menos trabalho no meu projeto de pesquisa da faculdade… ¬¬”

    Mas tudo bem, adoreiii o post!!!

    ;]

  • millor

    Oi Marcelle!

    O Google sem dúvidas é um dos melhores amigos que podemos ter para aumentar nossa produtividade.

    Realmente uma pena ele não poder te ajudar no trabalho da faculdade, mas espero que daqui pra frente ele facilite sua vida.

    Abraços!

  • millor

    Oi Marcelle!

    O Google sem dúvidas é um dos melhores amigos que podemos ter para aumentar nossa produtividade.

    Realmente uma pena ele não poder te ajudar no trabalho da faculdade, mas espero que daqui pra frente ele facilite sua vida.

    Abraços!

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  • cbmkt

    Boa tarde!

    Gostaria de saber a possibilidade de mardar um formulário criado no google docs no corpo do e-mail, para evitar a questão de links.

    Existe a possibilidade?

  • http://www.saiadolugar.com.br Millor Machado

    Oi, tudo bom?

    É possível mandar no corpo do e-mail sim. É só deixar marcada a caixinha
    “Incluir formulário no e-mail” na hora de enviar o questionário.

    Você pode ver aqui nessa foto:
    http://saiadolugar.com.br/arquivos/2009/09/

    Abraços!

  • Pingback: Como tornar-se um rockstar na sua área | Saia do Lugar()

  • charmpenellope

    Ótimo para realizar como ferramenta de ensino-aprendizagem também! Ponto pro @empreendemia!

  • Yara

    Preciso criar uma pesquisa de mercado com tema implantação de uma unidade de ensino superior (questionario) com no minimo 10 questoes .

  • Camila

    Tem como restringir para que cada pessoa responda o questionário apenas uma vez?

  • http://www.saiadolugar.com.br Millor Machado

    Oi Camila,

    Que eu saiba não é possível fazer isso pelo Google Forms. O que você pode
    fazer é pedir pra pessoa colocar o e-mail, daí na hora de analisar os dados
    é só jogar no Excel e remover os duplicados.

    Abraços!

  • Vinicius

    O Google sempre surpreendendo. Não é por acaso que eles se tornaram esta potência. Estão sempre à frente!

    Novo Negocio

  • Pingback: Pesquisa de mercado: Como melhorar seus produtos | Saia do Lugar()

  • Juliana Nunes

    Olá, Millor!
    Gostei muito da série de posts sobre Pesquisa de Mercado: extremamente úteis e objetivos.
    Minha dúvida é a seguinte: para aplicar questionários (entrevistas presenciais) em uma praça pública, por exemplo, é preciso requerer autorização da Prefeitura, ou não é necessário?
    Obrigada e parabéns!
    Juliana.

    • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

      Oi Juliana, tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado da série. Espero que ajude na sua empresa.

      Que eu saiba não é necessário esse tipo de autorização.

      Abraços!

  • Tatyvallini
    • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

      Oi Taty, tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado do formato da pesquisa. No caso, nós não
      prestamos esse serviço, mas tenho uma empresa de São Paulo pra te
      recomendar:
      http://www.empreendemia.com.br/e/boponline

      Abraços!

      2010/11/29 Disqus

  • Anônimo

    Excelente artigo, muito útil e prático!
    Como Abrir Uma Empresa

  • Leticia

    bom dia, estou terminando o meu tcc e criei no google docs um questionario, porém gostaria de saber se no programa existe alguma ferramenta ou configuração que somente permita um preenchimento de cada pessoa para quem eu enviar, pois fiz um teste, enviei para uma amiga e ela respondeu pelo menos 3 vezes, com isso não poderei
    ter um estatistica confiavel.Se puderes me ajudar….

    • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

      Oi Leticia, tudo bem?

      Acho que não tem como evitar isso. Minha recomendação é que você peça pra
      pessoa se identificar no formulário. Daí se a resposta vier com a mesma
      identificação você remove o dado da planilha depois que terminar a pesquisa.

      Abraços!

    • Rmt

      Você pode usar o http://www.surveymonkey.com que tem essa ferramenta, porém tem uns pacotes a serem pagos se quiseres mais de 100 formulários preenchidos, e elaborar mais de 10 perguntas.

    • Rmt

      Você pode usar o http://www.surveymonkey.com que tem essa ferramenta, porém tem uns pacotes a serem pagos se quiseres mais de 100 formulários preenchidos, e elaborar mais de 10 perguntas.

  • Renato Aguiar

    Ótimo isso, não conhecia essa ferramenta e estava realmente precisando de algo semelhante.

    Abraço.

  • Renato Aguiar

    Ótimo isso, não conhecia essa ferramenta e estava realmente precisando de algo semelhante.

    Abraço.

  • http://twitter.com/marciokonfide Marcio Okabe

    Olá Millor,
    Eu também era fã do Google Docs para pesquisas, mas definitivamente o SurveyMonkey é muito mais poderoso e SIMPLES de usar.
    http://www.surveymonkey.com
    Recomendo a todos testarem a versão FREE, porém a paga é bem barata e vale a pena.
    Abraços,
    Marcio Okabe
    @marciokonfide

    • Silvia Dias2011

      mentira

  • Pingback: Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos | SWX Sistemas - Desenvolvimento e Design Web | Aracaju, Sergipe | Aracaju, Sergipe()

  • http://twitter.com/designvs Vitor Santos

    Ele induz muito o uso do Gmail, poderiam postar outra forma de fazer o questionário.

  • Fabricio

    Opa!!!

    Muito bom!
    Simples no manejo e cumpre a tarefa.
    Muito Obrigado!

  • Fabricio

    Opa!!!

    Muito bom!
    Simples no manejo e cumpre a tarefa.
    Muito Obrigado!

  • Consultor02_vm

    ola boa noite preciso formular 10 perguntas para jovens no tema mercado de trabalho, gostaria de uma ajuda sua de possivel responder pelo email

    • http://twitter.com/emanuelcampos emanuelcampos

      me manda um email com o briefing e eu tento ajudar, que acha? me_(no email)_emanuelcampos.com

  • Thatiana

    ok, consegui fazer, mas somente por link, que copiei e colei no meu e-mail do hotmail, depois uma amiga encaminhou o mesmo link pelo facebook. 
    So um probleminha, queria saber o email das pessoas que responderam a pesquisa, tem como saber pelo google docs.

    abs
    that

  • http://www.facebook.com/EderFernandesDias Eder Dias

    Com todo respeito, acho que isso foge totalmente da metodologia das empresas de pesquisas de mercado. 

    Att
    Eder Dias
    Diretor executivo – Objetiva Pesquisas

  • http://www.facebook.com/EderFernandesDias Eder Dias

    Com todo respeito, acho que isso foge totalmente da metodologia das empresas de pesquisas de mercado. 

    Att
    Eder Dias
    Diretor executivo – Objetiva Pesquisas

  • Fabio Cupertino

    Boa Noite, seria interessante criar um blog e “linkar” essa pesquisa para deixar online ao invés de enviar por e-mail? Na sua opinião, o que acha?

    Muito Obrigado.

  • Ana Sequeira

    Olá a todos. Trabalho com pesquisa de mercado há 15 anos e fazer pesquisa (elaborar questionário, codificar e processar dados e por fim, analisar resultados com foco estratégico) é algo que exige conhecimento técnico e estratégico na área. Por esta razão, sugiro aos que pretendem fazer pesquisa por conta própria , muito cuidado ao elaborar um questionário para não direcionar respostas,  ao definir o target (universo e amostra) e como acessá-lo para responder a pesquisa. Aqui falei de algumas variváveis intervientes em uma Pesquisa de Mercado, mas temos muitas outras. Assim, se tiverem interesse em saber mais, sugiro procurar uma Consultoria de Marketing ou Agência/ Instituto de Pesquisa de Mercado. Obrigada, Ana

  • http://www.facebook.com/people/Sandra-Mangabeira/100002937150259 Sandra Mangabeira

    Adorei essa ferramenta, estou fazendo meu tcc e me ajudou muito , pratico …

  • Eliana Costa

    Muitíssimo obrigada pelas dicas! Agora vou poder fazer meu questionário do jeito que queria! Abraços*

  • Pingback: Global Comunic – Comunicação Integrada » Como o Google pode ajudar no dia-a-dia da sua empresa()

  • Wendel Engprod

    Gostei do artigo e auxiliou muito. Minha curiosidade e se para encaminhar a pesquisa tem algum limite de e-mails, não consegui enviar mais que 94 convites.
    Se poder me ajudar!

  • Tarcisio

    Uma excelente ferramenta.

  • http://www.fymaventura.es/ Descenso del Sella

    Cada dia que passa tenho mais certeza de que o Google vai dominar o mundo. Fantastic ferramenta. Obrigado!

  • http://www.fymaventura.es/ Descenso del Sella

    Descenso del Sella. Obrigado.

  • http://www.anunciosentuciudad.es/elegir_anuncio.php tablon de anuncios

    Obrigado pela informação que eu estava procurando o tempo hae. Muito detalhado e explicado.
    Uma saudação

    http://www.anunciosentuciudad.es/elegir_anuncio.php

  • Lucas

    Boa tarde! Eu gostaria de adicionar aqui uma outra opção de ferramenta para criar pesquisas de mercado e questionários em geral. Ele acabou de ser lançado em português, o nome é QuickTapSurvey (www.quicktapsurvey.com/lg/pt). A principal diferença é que ele é feito especificamente para tablets e é possível coletar respostas OFFLINE!
    Muito útil para usar em pesquisas de campo e eventos.

  • Rafael Ramos

    Olá, vou me apresentar. Sou sócio-fundador do Avalio, uma ferramenta para a criação de pesquisas e questionários online. A ferramenta foi lançada no inicio desde ano, como a primeira ferramenta nacional do tipo. Hoje já temos mais de 1.000 clientes aqui no Brasil, principalmente com foco em pesquisas de satisfação e elaboração de pesquisas de clima organizacional.

    Para os que estão comparando o Survey Monkey com o Google, vale visitar o nosso site.

    Nossos maiores diferenciais são maior facilidade de uso e um suporte do nosso time de especialistas em português.

    Caso queiram conhecer um pouco mais, acessem: http://www.avalio.com.br

  • Jorge

    estou construindo um app, alguem sabe como valido um questionario para ios ou android