Como analisar sua concorrência

Como analisar sua concorrência

2217
2656
SHARE

Uma coisa eu garanto desde já, não existe o livro mágico da sabedoria sobre concorrentes. Como último post da série análise de mercado, mostraremos aqui alguns passos e dicas de como fazer uma análise de seus concorrentes e usar essas informações para conseguir se diferenciar:

Concorrência, competição, competidores

1- Você conhece os substitutos do seu produto? Tenha certeza de que você não está sozinho – alguém sempre concorre com você. Não importa se o produto é diferente, o que importa é para que o cliente o usa, logo saiba a finalidade do seu produto e descubra também quais são seus substitutos – lembre-se: não existe mercado sem concorrência, pois o “nada” sempre estará lá pra combater produtos inúteis.

2- Atributos e preços: são os pontos mais importantes para se conhecer sobre produtos concorrentes e, imagine só, isso você consegue sem ter espiões por aí. Saiba o que seu cliente valoriza e cruze isso com as funções do produto – se for possível, desmonte o produto concorrente e veja como ele é feito de perto. Conhecer preços pode ser difícil quando se trata de serviços, por isso ter dicas de alguém que conhece bem o mercado sempre ajuda.

3- Fontes externas de informação: partindo do pressuposto que ninguém é ingênuo, seu concorrente não vai te dar de bandeja informações sobre como ele faz o produto dele, por isso o normal é caçar informações sobre concorrência através de notícias, associações comerciais, o próprio site do concorrente e, principalmente, clientes – informação de quem vai comprar de você. Blogs e redes sociais são inovações que ajudam a ver opiniões diretas de pessoas sobre certos produtos, aproveite-as!

4- Benchmarks em outras indústrias: mercados diferentes estão em estágios diferentes de desenvolvimento, logo é muito possível que a partir do estudo de outras indústrias e do desenvolvimento de mercados você consiga montar um paralelo para o seu caso. Sim, a dica é: estude estratégias gerais – isso é uma fonte infinita de ideias.

5- Posicionamento: saber quem é o líder no seu mercado e como seu produto está em relação ao dele pode te gerar insumos para o seu próprio posicionamento. Por exemplo, quando a Toyota colocou o Lexus no mercado, lançou o seguinte slogan “tão bom quanto um Mercedes, mas pela metade do preço”, mostrando assim qual é seu mercado alvo e como compete nele (esse é um bom exemplo de marketing de guerrilha).

Mesmo descobrindo muitas informações sobre seus concorrentes, não adianta trabalhar especialmente pra fazer algo melhor que ele – isso será caro e talvez inútil – o diferencial é sempre entregar o que seu cliente quer; só o agradando você realmente deixará a concorrência no chinelo.

Abraços,
Luiz Piovesana (porque concorrentes sempre existem)

  • Pingback: Etapas do desenvolvimento de produto | Saia do Lugar()

  • Pingback: O documento mais importante para começar sua empresa | Saia do Lugar()

  • http://profbarcia.com/ Marcelo

    Muito consistente sua análise. Parabéns.

    Att,
    Marcelo

  • http://profbarcia.com Marcelo

    Muito consistente sua análise. Parabéns.

    Att,
    Marcelo

  • Pingback: Como fazer uma análise de mercado | Saia do Lugar()

  • EulerDesign

    Aqui procuramos, aprender com nossos erros e também com erros da concorrência, eventualmente quando ouvimos reclamações de nossos clientes da concorrência sempre tentamos não cometer o mesmo erro. Temos como objetivo também de nunca falar mal da concorrência, mesmo que o cliente nos encha de reclamações dela, ou mesmo que conheçamos as falhas dela, a nossa luta para nos vender para o cliente é apresentando nossas qualidades e vantagens boas para o cliente. Muito bom o artigo o blog sempre recheado de assuntos interessantes. Parabéns!!

    Abraços!!!

  • http://www.saiadolugar.com.br Millor Machado

    Euler,

    Também acreditamos muito nisso. É importante aprender com os erros da
    concorrência, mas nunca prestar atenção demais neles. O que importa é focar
    no cliente, ele que vai pagar seu salário no final do mês.

    Abraços!