As 5 coisas que você precisa saber antes de começar a fazer...

As 5 coisas que você precisa saber antes de começar a fazer propaganda

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Da mesma forma que dinheiro não garante felicidade, a propaganda não necessariamente te garante uma multidão de clientes e uma marca forte.

Porém, da mesma forma que dinheiro bem usado pode influenciar bastante a felicidade de alguém, a propaganda pode ser uma excelente forma de conseguir novos clientes. Afinal, não é à toa que existe o clichê ditado popular “Propaganda é a alma do negócio”.

A grande disputa pela propaganda que chama mais atenção

Entenda os canais mais relevantes pro seu público
Existem aproximadamente oitenta e três milhões, quatrocentos e noventa e sete mil e duzentas e dezessete formas de divulgar sua empresa. Porém, em quais delas seu cliente presta atenção?

Nessa hora, é comum pensar algo como “Ah, vou colocar um anúncio na novela das 8 e com certeza minha marca ficará conhecida”.  A grande questão é que colocar um anúncio em uma mídia de massa é extremamente caro e o aumento de vendas talvez não compense o investimento.

A melhor coisa a fazer é entender muito bem onde está o seu cliente e qual a forma mais barata de chegar até ele. Eficiência vale muito mais do que usar voadoras de Chuck Norris para matar moscas.

Destaque os diferenciais do seu produto
Uma característica muito bacana do ser humano é sua capacidade de ignorar padrões. Quanto mais propagandas uma pessoa vê, maior sua capacidade de ignorá-las.

Para exemplificar esse ponto, te proponho um desafio. Te desafio a lembrar de pelo menos uma propaganda na revista ou jornal que você tenha lido recentemente. A não ser que seja algo muito diferente, provavelmente você ignorou todos os anúncios. O mesmo vale para seu cliente.

Se você quiser fugir do ataque de desprezo, pense em formas de chamar a atenção de forma diferente. Seja através de uma imagem chamativa ou um texto inesperado, ser diferente é essencial pra que seu anúncio não fique triste e solitário, sem ninguém prestar atenção nele.

Instigue a ação
Algumas empresas podem se dar ao luxo de comprar kilos de propaganda apenas para “ficar na cabeça do cliente”. Você não.

Como eu tenho certeza que você não tem milhões de reais para torrar por aí, é importante que seu investimento em publicidade traga resultados diretos. Para isso, o melhor que você pode fazer é instigar as pessoas a comprar agora.

Por exemplo, ao invés de simplesmente falar “Conheça meu produto!”, você pode falar “Esse é meu produto, compre até amanhã e ganhe 10% de desconto!”. Dar benefícios para quem compra logo é uma excelente opção para alimentar seu fluxo de caixa.

Meça o retorno
Se você vai fazer uma campanha em que as pessoas entram em contato por telefone, crie um ramal específico para cada campanha. Se você vai comprar publicidade online, analise quais meios estão trazendo mais clientes. E por aí vai.

O bacana da internet é que é muito mais fácil medir o retorno do que em meios offline.

Saiba que uma marca leva tempo para ficar forte
A banda baiana “As Meninas” dizia algo muito aplicável ao mundo do marketing “O de cima sobre e o de baixo desce”. Isso significa que quanto mais forte é sua marca, mais fácil divulgá-la.

Por isso, mais do que só o investimento em publicidade, investir na construção da marca é essencial para o sucesso no longo prazo. Na parte digital, ter uma estratégia de geração de conteúdo é uma das formas mais eficientes de fortalecer a marca e fazer com que o cliente se sinta mais próximo da empresa.

Além disso, não espere que os resultados da propaganda apareçam do dia pra noite. Mesmo que você não veja retorno imediato, continue fazendo propaganda, o resultado virá.

Como ponto extra, mais uma dica: sua empresa precisa de uma boa identidade visual para que o trabalho com propaganda seja de fato benéfico para os negócios.

Pensando nisso, é essencial que você tenha uma boa identidade visual e peças muito bem criadas para qualquer campanha de divulgação. Para criar tudo isso com um preço acessível, uma boa pedida é a We Do Logos.

Eles possuem milhares de designers afiliados que enviarão suas propostas de arte e, assim, você poderá escolher os que mais te agradam para de fato fazerem o trabalho. No final, você escolhe uma e pronto — seu design estará pronto e você ainda recebe os arquivos abertos para utilizar em diversos meios.

Vale a pena conhecer mais sobre a We Do Logos – é só clicar aqui.

Abraços,
Millor Machado (frenético na propaganda)

Para mais dicas sobre como fazer propaganda e definir sua estratégia de vendas, recomendamos o nosso ebook gratuito: 6 Passos para Vender mais pela Internet.

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  • http://twitter.com/sucessoajato Robeilton Simões

    Excelentes dicas. Acho que a parte mais difícil para quem começa é a geração de conteúdo de qualidade.

  • Kulka

    a parte mais dificil de todas e competir com estagiarios ou parentes que dizem que fazem a mesma coisa que vc e cobram ou trocam por coxinha e coca cola ai vai no cliente e le fala mas o fulano fez por tanto rsrsrsrs….. esse é o maio problema

  • Leocarlos

    gostei muito do conteudo parabens e boa sorte

  • leticia

    gostei muito

    • lucas

      gostei muito mesmo obrigada