5 dicas para criação de Logotipo

5 dicas para criação de Logotipo

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Para você que quer criar um novo logotipo para sua empresa, ou alterar aquele letreiro escrito em Comic Sans, mas não entende lhufas de design gráfico, aqui vão algumas dicas antes de sair contratando qualquer um. Na verdade, quem deve preparar o seu logotipo é algum profissional da área de design gráfico. Porém é bom que você tenha essas noções, pois afinal é você quem está pagando e é você quem irá carregá-lo por todos os lugares.

1. Um logotipo não deve necessariamente dizer o que a empresa faz

apple

Você não precisa colocar o seu produto no seu logo. A Apple não vende maçãs mordidas.

Logotipo de clínica odontológica não precisa mostrar dente, restaurante não precisa mostrar comida, consultório dermatológico não precisa mostrar unha encravada. Além de não ser essencial, pode deixar seu logotipo brega:

dentista

A Sony não mostra uma TV, a FIAT não mostra um carro, a Adidas não mostra um tênis, o Mc Donald’s não mostra um sanduíche.

2. Simples é melhor

Não exagere nas ideias, formas e cores. O seu cliente será incapaz de decorar seu logotipo se ele for uma imagem ultra colorida e cheio de passarinhos e arcoíris. Além disso, quanto mais simples, mais fácil de adaptá-lo sob as demais circunstâncias: panfletos, banners, cartazes, camisetas, eventos etc.

3. Estilo apropriado

wakazoog

Não é porque Web 2.0 está na moda que você vai querer que seu escritório de advocacia tenha um logotipo com letras grandes, redondas e coloridas. Cuidado com modinhas.

4. Rabisque

Muitas ideias só conseguem fluir quando colocadas no papel. Você não precisa entregar ao designer gráfico um draft perfeito com todos as cores e formas que você quer, mas pelo menos alguns rabiscos grotescos ou algumas palavras-chave. Lembre-se que o designer gráfico geralmente só sabe desenhar, não tem a visão de mercado que você tem do seu próprio produto.

5. Converse sempre com o designer

Esta dica serve para qualquer projeto de desenho gráfico. As empresas tem o costume de jogar a bomba nas mãos do designer e só depois de meses voltar para ver o resultado. Geralmente não dá certo, o resultado acaba sendo nada a ver com o que você esperava. Procure sempre acompanhar cada passo que o designer dá.

Mas atenção: acompanhar não significa perseguir! O designer precisa de momentos sozinho para o processo criativo – palpites nas horas erradas podem atrapalhar a criatividade. Agende com ele etapas e deadlines.

Ficaí a dica!

Abraços,
Mauro (na luta contra fotoxópis)

  • http://www.futureadvertising.wordpress.com/ Diogo M. Ferreira

    Otimo post,

    Gostei tanto que resolvi fazer uma serie de posts sobre o mesmo assunto no meu blog, quem quiser dar uma olhada é só acessar…

    http://futureadvertising.wordpress.com/2009/06/19/logos-decentes-logo-–-parte-1/

    espero que gostem,

    até mais…

  • http://www.futureadvertising.wordpress.com Diogo M. Ferreira

    Otimo post,

    Gostei tanto que resolvi fazer uma serie de posts sobre o mesmo assunto no meu blog, quem quiser dar uma olhada é só acessar…

    http://futureadvertising.wordpress.com/2009/06/19/logos-decentes-logo-–-parte-1/

    espero que gostem,

    até mais…

  • http://www.monicafuchs.com.br/ Monica Fuchshuber

    Desculpe, mas o artigo não está bom.

    “Um logotipo não deve dizer o que a empresa faz”?

    Como assim?

    Essa afirmação pode ser muito perigosa. Tudo depende do posicionamento e da imagem que a empresa deseja transmitir. Qual é a estratégia e o conceito por trás dessa maçã da Apple? Já imaginaram o quanto essa empresa já gastou em propaganda para que as pessoas saibam o que aquela maçã quer dizer?

    Uma pequena empresa tem verba para investir na divulgação do conceito da sua marca? Um logotipo que não diz o que a empresa faz, vai precisar de investimentos em comunicação.

    Existem casos em que o melhor que um logotipo pode fazer é dizer justamente aquilo que a empresa faz. Tudo depende da estratégia e do conceito que será adotado.

    Cuidado com essas afirmações subjetivas. O melhor seria afirmar: ‘Um logotipo NEM SEMPRE precisa dizer o que a empresa faz.’ Tudo depende da estratégia e do posicionamento.

    Abraços,

    Mônica

    • http://www.anjosemalvados.com.br/ mauro

      Boa tarde, Mônica.

      O que nós queremos dizer com “não deve” é no sentido de “não é obrigatório”. Pelo jeito não ficou muito claro isso, peço desculpa pela maneira que foi escrito.

      Abraços,

      Mauro

  • http://www.monicafuchs.com.br Monica Fuchshuber

    Desculpe, mas o artigo não está bom.

    “Um logotipo não deve dizer o que a empresa faz”?

    Como assim?

    Essa afirmação pode ser muito perigosa. Tudo depende do posicionamento e da imagem que a empresa deseja transmitir. Qual é a estratégia e o conceito por trás dessa maçã da Apple? Já imaginaram o quanto essa empresa já gastou em propaganda para que as pessoas saibam o que aquela maçã quer dizer?

    Uma pequena empresa tem verba para investir na divulgação do conceito da sua marca? Um logotipo que não diz o que a empresa faz, vai precisar de investimentos em comunicação.

    Existem casos em que o melhor que um logotipo pode fazer é dizer justamente aquilo que a empresa faz. Tudo depende da estratégia e do conceito que será adotado.

    Cuidado com essas afirmações subjetivas. O melhor seria afirmar: ‘Um logotipo NEM SEMPRE precisa dizer o que a empresa faz.’ Tudo depende da estratégia e do posicionamento.

    Abraços,

    Mônica

    • http://www.anjosemalvados.com.br mauro

      Boa tarde, Mônica.

      O que nós queremos dizer com “não deve” é no sentido de “não é obrigatório”. Pelo jeito não ficou muito claro isso, peço desculpa pela maneira que foi escrito.

      Abraços,

      Mauro

  • Marcelo

    Concordo um pouco com a Monica, essas 5 dicas são extremamente básicas, depende muito mesmo é o que a empresa quer ser, logotipo é apenas uma representação gráfica da empresa, o que vai fazer uma marca ser conhecida e de sucesso é o posicionamento correto da empresa no mercado, o logo pode ser apenas um círculo, ai vai depender de sua comunicação para ela começar a ser conhecida, mas se o logo transmitir os valores e os atributos de sua empresa e com uma gestão correta seu logo começará a se tornar uma marca, caso contrário o logo pode ser a melhor maravilha do mundo que não vai trazer resultados para sua empresa.

    Outra coisa importante, o ítem 4 diz que designer gráfico apenas desenha, isso está absolutamente errado, quem apenas desenha são MICREIROS ou quem contrata que não entende nada do assunto. O Desinger gráfico irá fazer o desenho pensando em atributos que a empresa quer transmitir e para um posicionamento adequado para a marca.

  • Marcelo

    Concordo um pouco com a Monica, essas 5 dicas são extremamente básicas, depende muito mesmo é o que a empresa quer ser, logotipo é apenas uma representação gráfica da empresa, o que vai fazer uma marca ser conhecida e de sucesso é o posicionamento correto da empresa no mercado, o logo pode ser apenas um círculo, ai vai depender de sua comunicação para ela começar a ser conhecida, mas se o logo transmitir os valores e os atributos de sua empresa e com uma gestão correta seu logo começará a se tornar uma marca, caso contrário o logo pode ser a melhor maravilha do mundo que não vai trazer resultados para sua empresa.

    Outra coisa importante, o ítem 4 diz que designer gráfico apenas desenha, isso está absolutamente errado, quem apenas desenha são MICREIROS ou quem contrata que não entende nada do assunto. O Desinger gráfico irá fazer o desenho pensando em atributos que a empresa quer transmitir e para um posicionamento adequado para a marca.

  • Designer que só sabe desenhar.

    É Mauro… parece que você é mais um a não saber do que o Designer é capaz.

    “Lembre-se que o designer gráfico geralmente só sabe desenhar, não tem a visão de mercado que você tem do seu próprio produto.”

    Mas o “quem somos” logo explica: jovens engenheiros.

    Realmente não posso obrigar a todos saberem o que é o Design… e outra coisa uma marca NÃO se aprende a fazer em cinco passos 😉

    Vai fazer cálculos que você deve ser “menos ruim” fazendo isso!

  • Designer que só sabe desenhar…

    É Mauro… parece que você é mais um a não saber do que o Designer é capaz.

    “Lembre-se que o designer gráfico geralmente só sabe desenhar, não tem a visão de mercado que você tem do seu próprio produto.”

    Mas o “quem somos” logo explica: jovens engenheiros.

    Realmente não posso obrigar a todos saberem o que é o Design… e outra coisa uma marca NÃO se aprende a fazer em cinco passos 😉

    Vai fazer cálculos que você deve ser “menos ruim” fazendo isso!

  • Thiago

    A Mônica e o Marcelo têm razão. O autor pode até ser um artista, mas parece que ele não tem muito conhecimento sobre o tema ou se expressou muito mal.

    O logotipo é apenas uma peça na estratégia de marketing da empresa. Portanto deve estar alinhado com todo o resto.

    O designer profissional vai saber, sim, trasmitir a mensagem correta com o seu logotipo e não precisará ser lembrado disso. Ele é quem vai extrair de você as informações necessárias para um trabalho final bem feito e alinhado com o marketing da empresa.

    Estas dicas aí estão parecendo roteiro para quem vai usar os “serviços” do sobrinho. Ou vai contratar “micreiros” (mesmo os formados em informática) para fazer o serviço. Aí não dá para esperar nada profissional mesmo.

    Se posso dar minha dica: contrate o profissional correto e tenha bom senso.

  • Thiago

    A Mônica e o Marcelo têm razão. O autor pode até ser um artista, mas parece que ele não tem muito conhecimento sobre o tema ou se expressou muito mal.

    O logotipo é apenas uma peça na estratégia de marketing da empresa. Portanto deve estar alinhado com todo o resto.

    O designer profissional vai saber, sim, trasmitir a mensagem correta com o seu logotipo e não precisará ser lembrado disso. Ele é quem vai extrair de você as informações necessárias para um trabalho final bem feito e alinhado com o marketing da empresa.

    Estas dicas aí estão parecendo roteiro para quem vai usar os “serviços” do sobrinho. Ou vai contratar “micreiros” (mesmo os formados em informática) para fazer o serviço. Aí não dá para esperar nada profissional mesmo.

    Se posso dar minha dica: contrate o profissional correto e tenha bom senso.

  • http://xhelton.wordpress.com/ Helton Marinho

    Acho que o tema é polêmico e gera mau entendido. Acredito que na visão de empreendedores é um bom artigo.

    Mas independente, gostaria de compartilhar duas galerias de logotipos para buscar inspiração.

    http://logo.worth1000.com/galleries
    http://www.supernovastudio.com.br/

    Parabéns pelo artigo Mauro

  • http://xhelton.wordpress.com Helton Marinho

    Acho que o tema é polêmico e gera mau entendido. Acredito que na visão de empreendedores é um bom artigo.

    Mas independente, gostaria de compartilhar duas galerias de logotipos para buscar inspiração.

    http://logo.worth1000.com/galleries
    http://www.supernovastudio.com.br/

    Parabéns pelo artigo Mauro

  • http://www.anjosemalvados.com.br/ mauro

    Olá Helton! Obrigado pelos parabéns.

    Realmente o tema é polêmico. Mas o que estou fazendo aqui não é uma enciclopédia de branding, e sim algumas dicas para o empreendedor ficar esperto para o que pode (e geralmente acontece) quando se tenta criar um bom logo.

    Aproveitando a deixa, também deixo aqui alguns sites de logotipos que uso para buscar inspiração:

    http://www.underconsideration.com/brandnew/ – blog sobre rebrandings, atualizando quase todos os dias
    http://www.logodesignlove.com/ – artigos muito bons sobre logotipos
    http://www.brandsoftheworld.com/ – banco de dados de quase todos (senão todos) os logos do mundo
    http://www.goodlogo.com/ – banco de dados com vários logotipos separados em tags

    Abraços!

  • http://www.anjosemalvados.com.br mauro

    Olá Helton! Obrigado pelos parabéns.

    Realmente o tema é polêmico. Mas o que estou fazendo aqui não é uma enciclopédia de branding, e sim algumas dicas para o empreendedor ficar esperto para o que pode (e geralmente acontece) quando se tenta criar um bom logo.

    Aproveitando a deixa, também deixo aqui alguns sites de logotipos que uso para buscar inspiração:

    http://www.underconsideration.com/brandnew/ – blog sobre rebrandings, atualizando quase todos os dias
    http://www.logodesignlove.com/ – artigos muito bons sobre logotipos
    http://www.brandsoftheworld.com/ – banco de dados de quase todos (senão todos) os logos do mundo
    http://www.goodlogo.com/ – banco de dados com vários logotipos separados em tags

    Abraços!

  • CAROLINA BORGES BUENO

    ESTOU PROCURANDO FAZER UM LOGO PARA O MEU SALÃO DE BELEZA MAS NÃO TENHO A MINIMA IDÉIA DO QUE COL OCAR PENSEI EM COLOCAR MEU ROSTO DEZENHADO MAS NÃO SEI SE É UMA BOA IDÉIA POREM JÁ ESTOU COLOCANDO O ROSTO DA MINHA CUNHADA

  • CAROLINA BORGES BUENO

    ESTOU PROCURANDO FAZER UM LOGO PARA O MEU SALÃO DE BELEZA MAS NÃO TENHO A MINIMA IDÉIA DO QUE COL OCAR PENSEI EM COLOCAR MEU ROSTO DEZENHADO MAS NÃO SEI SE É UMA BOA IDÉIA POREM JÁ ESTOU COLOCANDO O ROSTO DA MINHA CUNHADA

  • CAROLINA BORGES BUENO

    HÁ QUIS DIZER O ROSTO DA MINHA CUNHADA COMO UMA FOTO NA PLACA

  • CAROLINA BORGES BUENO

    HÁ QUIS DIZER O ROSTO DA MINHA CUNHADA COMO UMA FOTO NA PLACA

  • Cleverson Bukalowski

    As dicas são boas, porém devemos ter cuidados com falácias a respeito de um profissional. Tanto para um designer quanto para um consultor. Valores e números são uma coisa e desenho é outra, porém se houver harmonia entre as partes, tenho certeza que o resltado será surpreendente e a sastifação será garantida. Estamos lidando com visões e experiências diferentes que lavará a uma conclusão positiva.

    Abraços

  • Cleverson Bukalowski

    As dicas são boas, porém devemos ter cuidados com falácias a respeito de um profissional. Tanto para um designer quanto para um consultor. Valores e números são uma coisa e desenho é outra, porém se houver harmonia entre as partes, tenho certeza que o resltado será surpreendente e a sastifação será garantida. Estamos lidando com visões e experiências diferentes que lavará a uma conclusão positiva.

    Abraços

  • http://www.torricelly.com.br/ Thiago Torricelly

    Amigos vale apena pagar BEM um PROFISSIONAL de design para fazer um logotipo, site etc. Um profissional pode não apenas criar um logo, mas a IDENTIDADE visual de sua empresa, que faz toda a diferença.

    Recentemente pagamos para um profissional criar a logo de um produto de nossa empresa, e ele nos deu uma verdadeira consultoria, sobre identidade visual que envolve posicionamento de marca e design.

    Antes mesmo de marcamos a primeira reunião nos passou um questionário de 20 perguntas para ele entender o que nós precisávamos, vou colocar algumas aqui:

    1)Qual a area de atuação de sua empresa?
    2)Descreva seus produtos e serviços
    3)Quais são as principais aplicações do seu LOGO começando pela mais importante?
    (ex. Cartões de Visita, sinalização de fachada de edifício, veículos de transporte, website)
    4)Você já possui uma identidade ou um LOGO?
    Neste caso, por que você está querendo mudar?
    5)Quem são e onde estão os seus clientes:

    ( ) Outras áreas de atuação
    ( ) Um grupo específico de negócios
    ( ) Profissionais
    ( ) Público em geral
    ( ) Alto nível de instrução
    ( ) Um grupo específico de consumidores
    ( ) Mercado internacional
    ( ) Uma nacionalidade específica
    ( ) Mercado regional
    ( ) Donas de casa
    ( ) Alta renda
    ( ) Baixa renda
    ( ) Estudantes
    ( ) Quem busca o preço mais baixo
    ( ) Instituições governamentais
    ( ) Comércio local
    ( ) Outro

    6)Quais das características abaixo descreve a imagem que você quer projetar:
    (assinale todas que estiverem de acordo)

    ( ) Progressista
    ( ) Sólida
    ( ) Corporativa
    ( ) Amigável
    ( ) High-Tech
    ( ) Empreendedora
    ( ) Sofisticada
    ( ) Divertida
    ( ) Tradicional
    ( ) Reservada
    ( ) Familiar/Pequena empresa
    ( ) Exclusiva
    ( ) Ousada
    ( ) Estável
    ( ) Popular
    ( ) Séria

    7)Você procura um símbolo ou um logotipo?

    ( ) Símbolo – ilustração mais abstrata com o nome da empresa ao lado
    ( ) Logotipo – nome da empresa incorporado ao logo propriamente dito
    ( ) Não tenho certeza – você decide

    8)Você tem alguma preferência de côres para o desenho de seu LOGO?

    9)Existe algum LOGO que chame sua atenção positivamente?
    Por favor, liste abaixo os websites onde eles podem ser vistos:

    10)Há alguma coisa que você faça questão de incluir no seu LOGO?
    (ex. “Eu gostaria que houvesse uma estrela em meu LOGO”)

    Penso que uma boa logo é INVESTIMENTO, e vale cada centavo! Clientes e até concorrentes estão sempre elogiando!

    • http://www.anjosemalvados.com.br/ mauro

      Olá Thiago!

      Muito obrigado por compartilhar o questionário!

      Abraços!

  • http://www.torricelly.com.br Thiago Torricelly

    Amigos vale apena pagar BEM um PROFISSIONAL de design para fazer um logotipo, site etc. Um profissional pode não apenas criar um logo, mas a IDENTIDADE visual de sua empresa, que faz toda a diferença.

    Recentemente pagamos para um profissional criar a logo de um produto de nossa empresa, e ele nos deu uma verdadeira consultoria, sobre identidade visual que envolve posicionamento de marca e design.

    Antes mesmo de marcamos a primeira reunião nos passou um questionário de 20 perguntas para ele entender o que nós precisávamos, vou colocar algumas aqui:

    1)Qual a area de atuação de sua empresa?
    2)Descreva seus produtos e serviços
    3)Quais são as principais aplicações do seu LOGO começando pela mais importante?
    (ex. Cartões de Visita, sinalização de fachada de edifício, veículos de transporte, website)
    4)Você já possui uma identidade ou um LOGO?
    Neste caso, por que você está querendo mudar?
    5)Quem são e onde estão os seus clientes:

    ( ) Outras áreas de atuação
    ( ) Um grupo específico de negócios
    ( ) Profissionais
    ( ) Público em geral
    ( ) Alto nível de instrução
    ( ) Um grupo específico de consumidores
    ( ) Mercado internacional
    ( ) Uma nacionalidade específica
    ( ) Mercado regional
    ( ) Donas de casa
    ( ) Alta renda
    ( ) Baixa renda
    ( ) Estudantes
    ( ) Quem busca o preço mais baixo
    ( ) Instituições governamentais
    ( ) Comércio local
    ( ) Outro

    6)Quais das características abaixo descreve a imagem que você quer projetar:
    (assinale todas que estiverem de acordo)

    ( ) Progressista
    ( ) Sólida
    ( ) Corporativa
    ( ) Amigável
    ( ) High-Tech
    ( ) Empreendedora
    ( ) Sofisticada
    ( ) Divertida
    ( ) Tradicional
    ( ) Reservada
    ( ) Familiar/Pequena empresa
    ( ) Exclusiva
    ( ) Ousada
    ( ) Estável
    ( ) Popular
    ( ) Séria

    7)Você procura um símbolo ou um logotipo?

    ( ) Símbolo – ilustração mais abstrata com o nome da empresa ao lado
    ( ) Logotipo – nome da empresa incorporado ao logo propriamente dito
    ( ) Não tenho certeza – você decide

    8)Você tem alguma preferência de côres para o desenho de seu LOGO?

    9)Existe algum LOGO que chame sua atenção positivamente?
    Por favor, liste abaixo os websites onde eles podem ser vistos:

    10)Há alguma coisa que você faça questão de incluir no seu LOGO?
    (ex. “Eu gostaria que houvesse uma estrela em meu LOGO”)

    Penso que uma boa logo é INVESTIMENTO, e vale cada centavo! Clientes e até concorrentes estão sempre elogiando!

    • http://www.anjosemalvados.com.br mauro

      Olá Thiago!

      Muito obrigado por compartilhar o questionário!

      Abraços!

  • luiz

    posicionamento é o que define um logo, é importante que os clientes SAIBAM o que querem e o que a empresa quer. senão fica no faz refaz e no fim quem fica com a fama de nao saber como fazer é o designer….

  • Pingback: Como dar nome a uma empresa | Saia do Lugar()

  • http://twitter.com/rafaelctrojan Rafael Trojan

    pensei ter visto “necessariamente” depois de “deve”. me enganei?

  • http://www.labeldesafios.com.br Rafael Zatti

    Olá Mauro,

    Compartilho da tua opinião sobre assunto. Em primeiro lugar, o logotipo realmente não precisa dizer o que a empresa faz. Ninguém olha para o símbolo da Nike e pensa num tênis, apesar de eu olhar pro símbolo do McDonald's e lembrar de batatas fritas.

    Segundo ponto, é mais fácil mudar um logotipo do que um modelo de negócios. Para uma empresa pequena que está começando, como uma startup, investir num designer pode consumir até 1/3 do valor investido (meu exemplo!) e não acho tão válido assim pagar tudo isso. Muito mais importante o empreendedor investir tempo e dinheiro num modelo de negócio escalável do que ter um belo logotipo numa empresa falida. Mudar o logotipo depois de 6 meses ou um ano pode até servir como marco para uma mudança de estratégia diante dos clientes. Ou então a Peugeot não venderia mais carros.

    Para a Label eu mesmo criei, “apesar de ser engenheiro”, o logotipo e fiquei muito satisfeito com o resultado: http://twitpic.com/1fmdhy/full

    De resto, era isso. Parabéns pelo post.

    Abraços

  • http://www.agenciaspi.com Mirna

    Nossa, é exatamente assim que explicamos para nossos clientes. Muito bacaba o post!

  • http://www.agenciaspin.com Mirna

    Exato Thiago, é importantissimo fazermos estas perguntas, pois assim conheceremos mais a empresa e suas necessidades. Logotipo naõ é só denhar um layout lindo, tem de ter conceito.
    :)

  • http://www.deforma.com.br ricardo f. schramm jr

    Muito boas dicas, com certeza não é só o cliente que tem uma visão errada de como a marca deve ser desenvolvida.
    Apenas uma consideração no item 1, concordo que a marca não precisa ilustrar o produto vendido, mas deve sim compartilhar o CONCEITO da empresa, as vezes mais direto, as vezes mais abstrato.
    E com certeza um item que considero muito importante, agregar algum valor pessoal (do cliente) na marca dele. Isso auxilia na pregnância e no valor que o próprio dá à marca.
    Abraço
    Ricardo F. Schramm Jr.
    http://www.deforma.com.br

  • Pingback: Como dar nome a uma empresa | Olhar Empreendedor()

  • EulerDesign

    Muito bom esse briefing Tthiago, obrigado por compartilhar… Para o designer é de suma importância saber o que o cliente quer e o briefing é uma forma de atingir esse objetivo.

  • http://www.logoemarca.com LogoeMarca

    Gostei do artigo! Obrigado por compartilhar!

  • http://www.facebook.com/people/Helio-Herrera/100001032536962 Helio Herrera

    Falou tudo. E certinho. Pena que muitos que necessitam de LOGO não tenham acesso a isto que vc postou.

  • http://www.heliarte.com.br Helio Herrera

    Só complementando, seria bom que tanto leigos como designers, até buscassem inspiração em outros logos mas, COPIAR, isso nunca,

  • http://twitter.com/webdepositum Web Depositum

    Criatividade é uma das palavras chave na criação, mas não é só isso, o “engenheiro” pode ser uma pessoa muito criativa, mas não conheçe conceitos e nem técnicas que vão tornar o produto final realmente satisfatório.

    aqui uma lista de galerias pra inspiraçao:  Logopond, Lo8os, Creattica, Logo Faves, Logo Heroes.
    e aqui um artigo que escrevi com dicas para crescermos como profissionais da área: http://webdepositum.com/como-se-inspirar-na-criacao-de-logos-15-dicas

  • alex peixoto

    sao boas as dicas mas já vi melhores

  • http://www.opakus.com.br/marketing/otimizacao-de-site-seo Pedrofesoza

    Parabens pelo post. Resumiu bem a ideia de boa criação.

  • Isaiasfranciscodematos

    ideia de logon para banda enigmaX

  • http://twitter.com/Jorge_Macedo Jorge Macedo

    Esse eu estava precisando, pois acabei de fazer um logotipo muito colorido cheio de fotos , tupetado!

  • http://www.facebook.com/helio.souza Helio Souza

    Ver no twitter o repost de um texto tão infeliz, me lembrou uma piada:

    Quantos engenheiros são necessários para trocar uma lâmpada? Três. O primeiro para rosquear a lâmpada, o segundo para verificar a norma ABNT para troca de lâmpada e o terceiro para escrever um post ensinando 5 dicas de como trocar uma lâmpada.

    Gracinhas à parte, gostaria muito de perceber que houve, ao longo deste tempo, um amadurecimento do articulista no que se refere ao respeito que deva ter pelos outros profissionais que não os seus pares. Mas temo que a intenção do twitt seja meramente “requentar” uma discussão tão inútil quanto desrespeitosa.

    Achar que designer só sabe fazer desenhos é típico de quem se vale do sobrinho que manja de Corel para “criar” seu primeiro logotipo. Ou ainda pior, de quem se julga tão superior que não seja capaz de delegar a um profissional especializado, e que estudou arduamente para isto, a importante tarefa de encontrar representações, símbolos e contextos para seu empreendimento.

    Uma pena que em meio à temas tão inteligentemente abordados, sejamos brindados com este arremedo de humor que, no fundo, esconde mal e porcamente um profundo preconceito.

  • http://www.atrak.com.br/ grappeggia

    Ótimas dicas, principalmente a 4a

  • http://twitter.com/agenciaasd Agência ASD

    Antes de criar um logotipo é importante entender sua marca. Seu logo deve representar sua marca e transmitir os conceitos e valores (seguro, pessoal, agressivo, elegante, etc.) da sua marca. 

    Também deve ser simples pra que as pessoas associem sua marca a esses conceitos sempre que estiverem procurando esses valores, quando forem comprar produtos ou serviços, quando pesquisarem soluções para suas necessidades.Este artigo fala mais do assunto: http://www.agenciaasd.com.br/branding/a-importancia-de-ter-uma-marca/

  • Rogeriots

    O designer gráfico “profissional” Inicia seu trabalho bastante serio de criação, sempre a partir de um briefing, muito bem embasado… Enfim… Não precisa de um “pre-logotipo” para apenas desenhá-lo.

  • Lucasiconeasl

    Foi infeliz sim quando disse que “geralmente designer só sabe desenhar”  !!Eu sou designer formado na escola Federal de Artes (UFG)  e digo que não!! Aprendemos sim a pensar e temos o briefing ao nosso lado !!O dono com certeza conhece o conceito da empresa agora a tradução em símbolo desse conceito é sim tarefa do designer com participação do cliente!!!

  • Marcos

    Bem, acho que o designer não pode ser um profissional de fundo de quintal. É preciso se especializar, fazendo cursos ou até mesmo uma formação na área. De fato, nem todos possuem a criatividade necessária para o trabalho, uma qualidade que é extremamente importante para um designer,

    Li muitos textos bons no http://www.logovia.com.br, um site de concorrência criativa que eu participo para fazer alguns freelas.