marketing no whatsapp: smartphone

Marketing no Whatsapp: como fazer negócios com o aplicativo?

Conheça as principais funções do aplicativo e a melhor forma de utilizá-lo para a sua empresa!

Conheça as principais funções do aplicativo e a melhor forma de utilizá-lo para a sua empresa!

Nas últimas décadas, a revolução da informação transformou a forma como nos comunicamos.

Mensagens que antes levavam dias para serem transmitidas, hoje atravessam o mundo em questão de segundos.

Esta facilidade de contato de inúmeras formas hoje tem contribuído muito com diversas áreas e também tem ajudado a impulsionar novos negócios.

Uma ferramenta que tem se destacado nos meios de comunicação é o Whatsapp, o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do mundo.

Os dados de utilização do Whatsapp são realmente surpreendentes. De acordo com a Endeavor, quase 24% da população brasileira já utiliza o aplicativo.

Pode parecer um percentual baixo, mas atualmente totaliza mais de 47 milhões de usuários no país, de todas as idades.

Desses usuários, mais de 70% acessam o aplicativo e trocam mensagens todos os dias, somando mais de 10.000 milhões de mensagens enviadas diariamente.

Esses números nos fazem pensar: já que este aplicativo tem um alcance tão expressivo, como podemos criar estratégias de marketing no Whatsapp?

O Whatsapp tem diversas funcionalidades e pode ser utilizado como um canal de comunicação eficiente para inúmeros serviços e produtos.

Conhecendo um pouco mais sobre os diferenciais do aplicativo, pode ser que você identifique a necessidade de utilizá-lo em seu negócio.

A seguir, confira as funcionalidades e algumas dicas de como utilizadas para impulsionar seu empreendimento.

Funcionalidades do Whatsapp e como utilizá-las

O Whatsapp é um aplicativo para smartphones que funciona por meio de conexão de internet móvel ou wi-fi.

O programa permite o envio de mensagens de texto, áudio, vídeo, imagens e fotos.

É possível acessar o Whatsapp também pelo computador, através da plataforma Whatsapp Web, mas isso não dispensa a conexão do celular.

Você pode enviar mensagens no Whatsapp de três formas diferentes: individualmente, por meio de listas de transmissão ou em grupos.

Confira como cada uma delas funciona e descubra qual é a melhor forma de entrar em contato com seus clientes através do Whatsapp.

Mensagem Individual

A mensagem individual é forma de contato mais utilizada do aplicativo.

Como o próprio nome já diz, é uma mensagem particular, que você encaminha para apenas uma pessoa e esta pessoa responde apenas para você.

No momento da implementação do Whatsapp como um novo canal de contato da empresa, a mensagem individual é bastante eficiente para apresentar ao cliente esta nova possibilidade de comunicação.

Por este tipo de mensagem, você pode contactar alguém que ainda não possui o seu número registrado. Por isso, lembre de se identificar.

Lista de Transmissão

A lista de transmissão é uma forma prática de encaminhar uma mesma mensagem individual para vários números diferentes.

O interessante desta forma de envio é que quando a pessoa responde a sua mensagem, você recebe de forma individual e não em um grupo, como se fosse um e-mail marketing.

Por isso a Lista de transmissão é a forma mais indicada de envio de mensagens por Whatsapp para vários contatos.

Um detalhe importante que pode dificultar a utilização das listas de transmissão é que o seu cliente precisa ter o seu número salvo na agenda para que possa receber a sua mensagem por este método de envio.

O Whatsapp tem essa restrição para evitar spams. Por isso, apresente para o seu cliente o seu número do Whatsapp e convide-o a adicioná-lo em sua agenda.

Quando estiver iniciando a utilização do Whatsapp e ainda tiver poucos números que já tenham adicionado o seu contato, é interessante montar uma mensagem em grupo.

Mensagem em Grupos

As mensagens em grupos funcionam da seguinte forma: é criada uma conversa dentro do Whatsapp e são inseridos nesta conversa vários contatos que tenham interesse no assunto que será tratado no grupo.

Uma mensagem enviada no grupo chega na caixa de entrada de todos os participantes.

Como estamos falando de marketing no Whatsapp, os grupos podem ser um pouco complicados de gerenciar.

O assunto principal do grupo pode se desvirtuar, aumentando o volume de mensagens na caixa de entrada dos membros.

Isto pode fazer com que muitas pessoas bloqueiem o recebimento das notificações do grupo ou até mesmo deixem de participar, o que faz com que a conversa acabe perdendo a sua funcionalidade.

Por conta destas dificuldades, separamos algumas dicas para te ajudar a montar um grupo no Whasapp eficiente para encaminhar os informativos da sua empresa:

1. Apresente sempre uma lista de regras para o grupo

 Como diz o ditado popular: “o combinado não sai caro”.

Assim que adicionar todas as pessoas no grupo, apresente qual é o objetivo daquela conversa e estabeleça algumas regrinhas, de forma amigável.

Por exemplo, sugira que as dúvidas sejam encaminhadas por mensagem individual para o responsável da empresa, ao invés do grupo, para não encher a caixa de entrada de todos.

De vez em quando, relembre qual é o assunto principal do grupo.

2. O grupo deve estar sempre de portas abertas

Procure gerenciar o grupo de formar que os membros sintam-se sempre à vontade, tanto para adicionar novos membros como para aqueles que optem por sair.

Procure saber quem pode ser influenciador dos demais membros do grupo e coloque esta pessoa como administrador, para que possa adicionar novos membros e divulgar melhor o seu produto ou serviço.

Importante: em qualquer uma das três formas, trabalhe de forma objetiva, com uma frequência baixa de envios de notificações, para manter seus contatos na base por mais tempo. Monte a sua estratégia pensando em como ajudar o cliente sem incomodá-lo com inúmeras mensagens em sua caixa de entrada.

Diferenciais que o Whatsapp traz para a sua estratégia

Se já existe o Facebook, o e-mail marketing e tantas outras formas de acessar o seu consumidor, porque fazer marketing no Whatsapp?

A resposta está nos diferenciais que somente este aplicativo possui. Conheça as principais particularidades do aplicativo que fazem a diferença:

O acesso do cliente ao aplicativo é mais rápido

Quem utiliza o Whatsapp, costuma acessar o aplicativo diariamente e sempre que surge uma nova notificação.

Diferente de redes sociais mais amplas, em que a postagem ou anúncio surge em meio à uma infinidade de outras informações, o Whatsapp é mais pontual e objetivo, fazendo com que a mensagem seja entregue nas mãos do cliente e garantindo que seja realmente recebida.

O Whatsapp é familiar para quem o utiliza

Como o aplicativo já faz parte do dia dia das pessoas, não existe a necessidade de se instalar outros aplicativos ou acessar uma plataforma que o cliente não conheça para entrar em contato ou receber informações.

A familiaridade com o aplicativo influencia para que a pessoa receba mensagens com mais abertura e sinta-se mais à vontade para entrar em contato com a empresa.

É uma forma tranquila de se fazer de contato

Um dos receios de fornecer o número do telefone em um formulário é futuramente receber ligações indesejadas, o que na maioria das vezes é encarado como um contato invasivo.

O contato por meio de mensagem de texto é mais tranquilo e cômodo, pois a pessoa poderá visualizar e responder no momento que quiser.

O contato é mais pessoal

O Whatsapp é naturalmente um meio de comunicação mais pessoal. A maioria dos usuários se comunica com amigos e familiares, trocando mensagens cotidianas sobre qualquer assunto.

Esta característica do aplicativo dá abertura para uma comunicação mais flexível.

É importante que se estabeleçam algumas diretrizes de comunicação junto ao profissional que será responsável pelo gerenciamento deste canal na sua empresa, para que o contato por meio do aplicativo seja mais personalizado, mas sem fugir da característica empresarial.

Dificuldades das estratégias de marketing no Whatsapp

Se você percebe que a sua empresa tem a necessidade de abrir um canal de contato rápido com seu cliente, o Whatsapp com certeza é uma ótima ferramenta e com um alcance privilegiado.

Mas como qualquer outro canal de comunicação, é preciso estar atento às melhores práticas de gerenciamento.

Investir na abertura de um novo canal de comunicação exige treinamento e dedicação de pelo menos um membro da equipe para o atendimento em tempo integral deste canal.

Uma das principais características do Whatsapp é a agilidade da informação.

Se o seu cliente faz o contato por meio desta plataforma é porque espera o retorno rápido. Se isto não ocorre, seu cliente pode sentir que não está sendo bem atendido e perder a confiança em seu serviço.

Outra dificuldade para atingir seus clientes por meio desta plataforma é que a única forma de conseguir encaminhar uma mensagem para o Whatsapp de alguém é possuindo o número do celular.

Essa informação ainda algo muito pessoal, o que pode criar um bloqueio no momento do cliente fornecer essa informação.

Dicas para melhorar a captação de contatos

É possível fazer a captação de novos contatos sem ser invasivo. Confira nossas dicas:

Capture o telefone no segundo estágio do seu Funil de Vendas

O meio do funil é o momento onde os contatos interessados no seu produto (os chamados leads) são qualificados.

É o momento onde você já sabe que aquela pessoa tem interesse no seu produto e você pode influenciar em sua decisão de compra.

Para capturar o número de telefone com mais tranquilidade, é interessante criar nesta etapa uma landing page com um formulário contendo um campo para o telefone.

Saiba mais sobre este estágio do funil de vendas neste artigo.

Não peça o número: troque por um benefício tangível

Vamos pensar no conceito básico de troca: você quer uma coisa (o número do telefone) e o seu cliente espera por alguma coisa em troca (um benefício).

Procure desenvolver uma estratégia onde você ofereça um benefício claro e de preferência imediato para o cliente.

Por exemplo: “Preencha o formulário e receba automaticamente um voucher de 25% de desconto para a sua próxima compra”.

Outras estratégias, como “Concorra a um produto”, não apresentam um benefício imediato, portanto, são menos eficazes.

Apresente para o cliente a sua frequência de envios

Quando montar o seu formulário, deixe claro para o cliente a sua frequência de envios, como por exemplo “Não se preocupe! Nossas mensagens são quinzenais e sempre com promoções e descontos para você!”.

É uma forma de deixar o cliente mais tranquilo para disponibilizar o número.

Empresas que já estão investindo em marketing no Whatsapp

Depois de conferir todos os detalhes sobre o aplicativos e as dicas para conseguir mais contatos, você pode estar se perguntando:

Que tipo de empresas já estão utilizando o Whatsapp? Será que o meu negócio também pode investir nesta forma de comunicação?

Como já citamos anteriormente, a principal necessidade que o Whatsapp supre para as empresas é a de fornecer um canal de contato rápido com o cliente.

Algumas empresas tem essa necessidade mais latente, como por exemplo, estabelecimento que funcionam por meio de agendamento, como clínicas odontológicas e médicas até salões de beleza e serviços de atendimento à domicílio.

Neste caso, é imprescindível que o contato seja rápido, para realizar confirmações, cancelamentos e trocas de horários.

Outros serviços que já estão utilizado o Whatsapp:

  • Lojas de varejo e alimentação, para divulgar promoções e fornecer benefícios exclusivos.
  • Serviços de entrega: alimentação, gás, galões e água, entre outros.
  • Serviços de atendimento ao consumidor: recebimento de dúvidas, esclarecimento sobre processos de compra, troca e devolução de lojas virtuais.
  • Serviços de personalização de produtos: a aprovação de layouts por meio de fotos encaminhadas pelo aplicativo.
  • Contato direto com fornecedores da empresa: uma forma de agilizar detalhes com seus fornecedores parceiros.

Para verificar se investir no Whatsapp é interessante para a sua empresa, verifique se existe a necessidade de um canal direto com o seu consumidor e monte uma estratégia interna na empresa para atender à esta nova demanda de comunicação.

Lembre-se: o Whatsapp é um canal muito rápido e vai exigir uma grande agilidade por parte da empresa para manter as respostas sempre em dia. Invista na velocidade e na comunicação mais pessoal.

Nesse post, você aprendeu um pouquinho sobre o marketing no Whatsapp. Aqui no nosso blog, você pode descobrir muito mais sobre Marketing Digital. Confira este artigo e fique por dentro de das principais estratégias que vão fazer a sua empresa decolar!

  • Infelizmente na pratica ele se torna uma ferramenta muito ruim…

    • Renato Mesquita

      Acreditamos que essas dicas podem ser úteis para algum tipo de negócio! Mas, todo tipo de opinião é válida.

      Abraços.