marketing digital para se diferenciar da concorrência

Como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa a se diferenciar da concorrência

Você acredita que, nos tempos atuais, uma empresa pode se manter competitiva no mercado investindo somente em marketing tradicional?

Você acredita que, nos tempos atuais, uma empresa pode se manter competitiva no mercado investindo somente em marketing tradicional?

Para ter uma noção inicial do que queremos apontar, basta fazermos uma analogia com a nossa vida pessoal: será que, hoje em dia, conseguiríamos viver, trabalhar e manter contato com amigos sem estarmos conectados à internet?

Assim como temos a necessidade de nos satisfazermos no dia a dia, as empresas demandam processos que as ajudem a vender mais, com custos menores.

Mas o que essas duas prerrogativas têm em comum? A resposta é a capacidade da internet de potencializar ambos os objetivos.

Se hoje, enquanto consumidores, bilhões de pessoas passam boa parte dos seus dias lendo emails, conversando com amigos pelo WhatsApp, vendo as novidades nas redes sociais e se informando pelos blogs e portais de notícia, então há um mercado ativo que o Marketing Digital pode explorar.

Marketing digital para se diferenciar da concorrência

Uma das formas mais eficientes para atrair esse público é o Inbound Marketing.

Diferentemente do Outbound Marketing, que é uma metodologia baseada na oferta de produtos e serviços usando a interrupção para impactar o público, o Inbound visa conquistar o interesse dos consumidores por meio de conteúdo relevante, útil e educativo.

No marketing de atração, são as pessoas que iniciam o contato com a sua marca.

Neste texto, detalharemos as atribuições que o Marketing Digital e o Inbound Marketing exercem para destacar as empresas que investem nesses segmentos.

Educar a audiência sobre o seu nicho

Boa parte dos consumidores, ao entrar em contato com uma marca, não têm uma decisão de compra tomada ou mesmo tem consciência de todos os problemas que possuem.

Esse ponto é o que faz o Outbound Marketing ser pouco eficiente. Afinal, como abordar um “potencial cliente” com uma oferta de produto ou serviço que ele mesmo não se deu conta de que está precisando?

Por isso, chamamos a atenção no título desse tópico para a importância de educar o público sobre o seu mercado.

A propósito, o melhor caminho para isso é o uso do Inbound Marketing.

É por meio dessa metodologia que sua empresa poderá atrair, envolver e convencer os consumidores de que o seu produto ou serviço pode atendê-los na solução de problemas.

Clientes educados dão mais valor às compras

Um cliente que tem plena consciência do problema que possui, conhece a empresa que está negociando e aprendeu mais sobre o seu nicho costuma nivelar a compra por outros fatores além do preço.

Por exemplo: uma pessoa queria comprar um smartphone para poder tirar fotos e passar o dia conversando com amigos.

Enquanto ela pesquisava os melhores modelos e lia mais sobre o assunto, recebia a ajuda de uma loja ou e-commerce para aprender mais sobre celulares e, consequentemente, ter uma decisão de compra mais certeira.

Logo, ela passa a dar mais valor àquela compra, levando em conta a qualidade do produto, recursos, durabilidade e, principalmente, a credibilidade transmitida pela empresa.

Isso acontece porque ela teve acesso a conteúdos que a orientaram a escolher o smartphone mais próximo das suas necessidades e interesses.

No Inbound Marketing há uma relação de troca na qual a empresa oferece conteúdos educativos e espera a compensação do cliente com reconhecimento, compras e fidelidade.

Tornar-se autoridade no assunto

A questão de se tornar referência na sua área de atuação está diretamente ligada à educação da audiência.

Se a todo momento você compartilha gratuitamente com suas personas um conteúdo memorável e engajador, elas se lembrarão mais facilmente da sua empresa.

O seu site ou blog se tornará uma espécie de fonte de pesquisa para um assunto que o visitante leu e gostou.

Agora, pense nesse processo sendo contínuo e escalável: uma pessoa divulga o seu conteúdo nas redes sociais e atrai mais visitantes para o seu blog.

Após um tempo, com sua empresa mantendo o nível alto de qualidade dos posts, os visitantes se sentem motivados a se cadastrar em sua newsletter.

Enquanto eles são nutridos com seus conteúdos por email, começam a criar confiança na sua marca e no que ela pode oferecer para resolver suas demandas.

Esse vínculo, normalmente, se prolonga até o momento mais oportuno, quando o Lead estiver preparado para negociar e comprar sua oferta.

É uma relação próxima que faz sua empresa ser sempre lembrada por aquele cliente em potencial. Um trabalho que gera retorno em médio e longo prazo.

A imagem de autoridade no assunto, implementada por conta dos conteúdos, é um valor subjetivo que os clientes levam em conta ao comparar sua empresa com os concorrentes.

Relacionar-se com seus clientes de forma personalizada

Outra vantagem do Marketing Digital é a possibilidade de conhecer de perto as pessoas que interagem com sua empresa, entre elas seus Leads e clientes.

Usando as ferramentas certas, como o Google Analytics, os relatórios de análise das redes sociais, uma plataforma de Marketing Digital, entre outras ferramentas, é possível identificar como eles se comportam, quais são os seus problemas e interesses.

Isso lhe dá uma boa vantagem no que diz respeito a produção de conteúdo, ao atendimento e, de modo geral, a forma como sua empresa se relaciona com o público.

Cada post publicado em redes sociais, cada artigo divulgado no blog ou cada email enviado para a sua base de contatos gera algum tipo de reação nas pessoas.

As métricas atreladas a cada uma dessas ações – como compartilhamentos, comentários e cliques – ajudam a entender o que você fez certo ou errado.

Em resumo, quanto mais se mensura as atividades dos nossos Leads, mais conhecimento temos sobre eles.

O resultado disso é a proposição de uma relação personalizada e próxima das preferências do público, pois o aprimoramento da estratégia é constante – ou pelo menos deve ser assim.

Diminuir o custo de aquisição de clientes

Como no Inbound Marketing é o cliente que chega até sua empresa, pelas redes sociais e motores de busca (Google, Bing etc.), pode-se imaginar que só os custos para iniciar um contato com o público diminuem drasticamente.

A maior parte das pessoas, incluindo você, em diversas oportunidades, pesquisam sobre algum assunto de interesse ou relacionado a um problema no Google, certo?

Além dos possíveis anúncios patrocinados no início dos resultados, os demais links que aparecem na primeira página, geralmente, são de sites e blogs com conteúdos relacionados ao tema pesquisado.

Isso faz com que somente as pessoas com interesse no assunto cheguem até sua empresa.

Dificilmente ocorre um “tiro no escuro” no Inbound Marketing, a não ser que um visitante esteja pesquisando por outra pessoa.

No entanto, para facilitar o caminho entre alguém interessado no conteúdo que você tem a oferecer e o seu site, é importante sempre empregar técnicas eficientes de SEO, como pesquisa e inserção de palavras-chave fortes, preenchimento da meta descrição dos textos e inserção de hiperlinks para melhorar o tráfego no seu blog.

Saiba mais

Atualmente o Marketing Digital tem um papel imprescindível na criação de diferenciais para um empreendimento.

É uma metodologia que, ao mesmo tempo, educa sua audiência, posiciona a empresa como autoridade no setor, fortalece o relacionamento com o público e, ainda, gera novos clientes, gastando menos que o marketing tradicional.

Eficiência e economia, em uma estratégia que acompanha a forma como os consumidores interagem com o mundo atualmente.

Você já deve ter notado como o Marketing Digital é importante para abrir novas oportunidades de negócio para a sua empresa.

Se você quer aprender mais sobre o tema e entender como começar a ter sucesso com essa ferramenta, baixe gratuitamente o nosso Kit Marketing Digital para Iniciantes.

Este conteúdo foi produzido por Resultados digitais.