12 dicas de marketing digital para pequenas empresas

12 dicas de marketing digital para pequenas empresas

As vezes, pequenos empresários podem achar que Marketing Digital é complexo, e apenas grandes corporações tem estrutura para implementar tal estratégia.

As vezes, pequenos empresários podem achar que Marketing Digital é complexo, e apenas grandes corporações tem estrutura para implementar tal estratégia.

Bom, de um lado isto pode estar certo, Marketing Digital não é somente montar um site e colocar suas informações na internet. Existe uma complexidade de ações que devem ser geridas e executadas para que a estratégia de certo.

Mas por outro lado, todas as empresas de qualquer tamanho podem sim ter sucesso em suas estratégias de Marketing Digital.

Fazendo da forma certa, e com bastante conhecimento ele pode colocar sua empresa em patamares impossíveis se comparado ao Marketing tradicional. Especialmente no que diz respeito à educação e ao relacionamento com o cliente.

Reunimos neste artigo algumas ações importantes para sucesso de sua pequena empresa no mundo online. Confira!

1.  Não faça sozinho

Pequenas empresas normalmente priorizam o baixo custo, mas ter pessoas que entendem de Marketing Digital ajudando sua empresa nesta estratégia é o melhor caminho para o sucesso.

Mesmo que você tenha uma equipe que contemple todas as habilidades necessárias para desenvolver o seu Marketing Digital, isso sairá mais caro que a contratação de empresas especializadas.

Além disso trabalhar com uma equipe interna poderá limitar o seu entendimento de mercado e limitar a atuação da sua empresa.

E você corre um grande risco de sair frustrado se a ação não der certo.

2. Separe um orçamento para Marketing Digital

Mesmo em tempos de orçamento curto, separe um valor bem definido para investimento em marketing.

Um valor inicial bem definido ajuda a não comprometer o orçamento de sua empresa, e aos poucos você pode avaliar os resultados que aquele investimento traz a sua empresa.

Assim, você vai descobrir se vale a pena aumentar o investimento ou mesmo mudar a estratégia, evitando assim grandes ações iniciais que podem consumir seu orçamento deixando sem recursos para mudanças de rumo.

3. Contrate uma boa Agência de Marketing Digital

Parceiros são sempre importantes e no marketing digital não é diferente. Pesquise, entreviste, visite e converse muito com agências de marketing digital, que podem te ajudar nesta estratégia.

Não se limite geograficamente na contratação de uma agência. Lembre que uma empresa no extremo do pais pode entender seu negócio e montar estratégias que serão vencedoras.

Com um orçamento definido esta agência poderá montar uma estratégia que cabe no seu bolso. Existem estratégias para empresas de todos os tamanhos, por isso com seu valor bem definido, ele servirá de norte para a empresa contratada, e aos poucos esta estratégia poderá aumentar.

Também não existe a necessidade de terceirizar tudo no Marketing Digital, faça uma boa analise das competências in house e terceirize aquilo que for necessário.

4. Procure (bastante) materiais didáticos

Na internet existe uma lista interminável de materiais para aprendizado.

Blogs, webinars, e-books, whitepapers, vídeos, tudo isso disponível na internet, e são incríveis fontes de conhecimento.

Você pode conferir no blog Marketing de conteúdo todo o material que está disponível sobre o assunto.

Também pode procurar cursos de marketing digital. Existem vários cursos gratuitos e certificações que podem aumentar ainda mais seu conhecimento, como por exemplo o curso de marketing de conteúdo da Rock Content.

Informação nunca é demais, como já dito neste artigo o trabalho deve ser feito a quatro mãos, então cada vez que você aumenta seu conhecimento sobre marketing digital você aumenta as chances da sua estrategia obter sucesso.

5. Defina bem a sua estratégia

Com o orçamento definido e a agência contratada vamos para a definição da estratégia.

Não é uma parte fácil, tanto você quanto a agência trabalharão duro para definir a estratégia a seguir.

Definição de persona, linguagem a ser utilizada, plataforma a ser utilizada, quantidade de inserções, mapeamento de palavras-chave e muito mais. Tudo isso deve ser definido nesta fase.

Para criar boas persona, use essa ferramenta incrível da Rock Content.

Lembre que a estratégia deve ser sempre analisada, mensurada e alterada se preciso. Não é porque uma estratégia foi definida no passado, que ela deve ser sempre executada.

E novamente, entenda e acompanhe de perto tudo que esta sendo desenvolvido.

6. Esteja atento ao conteúdo

Busque produzir conteúdos para a sua persona. Entenda suas dores e preocupações, isto ajudará ainda mais na construção de um conteúdo assertivo. Tão importante quanto a estratégia é o conteúdo gerado.

Provavelmente a agência contratada irá propor varias pautas, e cabe a você também estar atento a pauta proposta e entender se aquela pauta vai agradar a sua persona. 

Outro ponto fundamental é entender as principais palavras-chave para o seu negócio e para a sua persona, para assim, criar conteúdos completos e assertivos para rankear bem para essas palavras.

O conteúdo deve ser interessante, útil e confiável  ao cliente, por isso deve-se observar se ele está alinhado a sua estratégia.

7. Compartilhe, divulgue

Estrategia definida, conteúdo criado, agora é hora de divulgar.

Compartilhe em redes sociais, envie e-mails marketing, compartilhe novamente se o assunto for pertinente, faça com que seu conteúdo ganhe espaço e relevância na internet.

8. Converse com seu cliente

Conteúdo é uma forma de conversar com o seu cliente. Com um bom conteúdo provavelmente, ele irá interagir com você buscando ainda mais informações sobre seu produto/serviço, seu mercado e até mesmo sobre a estrutura da sua organização.

Você já tem uma linguagem própria, então sempre responda seu cliente nas redes sociais, por e-mail, e se necessário entre em contato via telefone.

Agora você faz parte da conversa, então torne-a mais interessante.

9. Busque parceiros

Empresas que atuam no mesmo ramo que você e empresas que complementam seu produto ou serviço, podem ser valiosos parceiros.

Se estas empresas também investem em Marketing Digital é importante também buscar visibilidade junto a eles, já eles podem conversar com a mesma persona que a sua.

Citações destas empresas em seu site, blog ou uma rede social podem gerar uma troca de ações que visam unir as estratégias, aumentando assim a visibilidade de ambas as empresas.

Além disso, ter o seu site ou blog linkado por um parceiro relevante, pode ser muito bem visto pelo Google. 

10. Analise

Uma empresa deve saber identificar o que está lhe ajudando e o que não está dando certo.

No marketing digital é importante mensurar todas as ações para que elas sejam analisadas no futuro.

Uma estratégia mal sucedida deve ser prontamente substituída, assim como uma estratégia vitoriosa deve ser repetida.

Uma citação do futebol se encaixa muito bem na análise contínua do marketing digital:

“Quem não sabe por que perde, também não sabe por que ganha.”

Então sempre realize análises, e se baseie em números e gráficos para a tomada de decisões. Números não mentem. 

11. Tenha paciência e persistência

Resultados do marketing digital não aparecem a curto prazo. Ganhar audiência na internet requer muita paciência para lançar estratégias e mensurar resultados, e sabedoria para mudar com as estratégias que não apresentem bons resultados.

A médio e longo prazo, a empresa poderá ganhar uma audiência fiel na internet. O rankeamento orgânico conquistado dificilmente será perdido, mesmo que grandes concorrentes invistam pesado em conteúdo ou em SEO. Somente com o tempo eles estarão listados entre os primeiros.

12. Não Pare

É comum uma pequena empresa cortar os investimentos em Marketing Digital após um curto período.

Apesar da audiência orgânica que a empresa conquistou não sumir de uma hora para outra, é importante continuar com o investimento, para que os concorrentes não te ultrapassem, e para que a empresa ganhe ainda mais autoridade na internet.

Tente sempre buscar novas ações e estratégias que estão surgindo, é importante estar na vanguarda das ações nesta área.

Agora que você já sabe o básico, nós separamos os maiores erros de marketing digital que sua empresa pode cometer neste post. Não deixe de conferir!