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Marketing de relacionamento e as 7 maneiras de criar um relacionamento duradouro com o seus clientes

Quer saber mais sobre boas práticas de marketing de relacionamento? Continue lendo este post.

Qualquer empreendedor que conhece bem os custos do seu negócio sabe que manter um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo. Sendo assim, recomenda-se que as empresas foquem na fidelização de clientes, que é uma ação que vai além da questão da economia de recursos — também está relacionada com a reputação do negócio no mercado.

Saiba que fidelizar um cliente é muito mais que agir na experiência antes da compra: é estar atento durante e depois desse processo também. Por esse motivo existe o marketing de relacionamento, que é uma das estratégias para trabalhar essa fidelização.

Quer saber mais sobre boas práticas de marketing de relacionamento? Então confira 7 delas que listamos abaixo:

1. Forneça retorno imediato

A primeira estratégia de marketing de relacionamento que vamos apresentar é nada mais nada menos do que não deixar seus clientes esperando! Saiba que quando os clientes fazem alguma solicitação, eles esperam uma resposta.

Se essa resposta acontecer imediatamente, está dentro da expectativa do cliente. Porém, caso não seja possível, forneça um retorno com um prazo para a resolução em definitivo do questionamento.

Dessa maneira você não deixará seu cliente sem resposta e mostrará que a empresa vai se organizar para atendê-lo de forma adequada.

2. Crie programas de fidelidade

Desde o início do texto estamos falando de fidelização de clientes, então nada mais justo do que sugerir a criação de um programa de fidelidade, não é mesmo?

A grande questão é que, com esse tipo de ação, você estimula o cliente a voltar a comprar sempre e também mostra que ele é especial, pois tem vantagens exclusivas.

Para criar um programa desse tipo não é preciso ter muitos recursos. Há diversas opções que já são usadas no mercado, como o acúmulo de pontos, o oferecimento de descontos, entre outras alternativas. Basta verificar a viabilidade da ação para a empresa e colocar para funcionar!

3. Personalize o conteúdo enviado

Todo mundo gosta de se sentir especial e os clientes não são diferentes! Por isso, sempre que possível ofereça algo customizado a eles, seja um email ou um cartão postal.

Isso não precisa ser algo custoso, basta focar na comunicação de uma maneira que entregue algo relevante na hora certa e de uma maneira bem pessoal!

São coisas simples como essa que ajudam cativar qualquer cliente!

4. Facilite a vida do cliente

Ninguém gosta de ter dificuldades, principalmente quando está comprando alguma coisa. Então procure facilitar sempre a vida do seu cliente.

Isso se aplica à melhoria dos mecanismos de busca interna do seu site até a disponibilidade da empresa nos canais de atendimento para tirar possíveis dúvidas.

Pensando dessa maneira, a empresa transparece uma imagem de que preza pela experiência de compra e cuida muito bem dos seus consumidores.

5. Não abandone seus clientes

Essa estratégia é simples: não desapareça depois da venda. Afinal, ninguém gosta de se sentir abandonado, principalmente depois de ter uma experiência de compra em que houve um atendimento solícito.

Tenha uma equipe de pós-venda para cuidar dos clientes e fornecer atendimento quando eles precisarem. É possível, inclusive, utilizar essa área para expandir a receita da empresa, oferecendo novos produtos ou serviços.

6. Conheça o seu cliente

Outra estratégia valiosa de marketing de relacionamento é conhecer o seu cliente. Afinal, como você vai se relacionar com alguém se não conhece essa pessoa?

Então, desde o processo de venda preze pela documentação de qualquer informação que seja relevante para esse relacionamento acontecer.

Ao longo do tempo, utilize recursos adicionais como pesquisas de satisfação, pois isso lhe ajudará também a entender um pouco mais o perfil do seu cliente e em quais pontos a sua empresa pode melhorar o atendimento.

7. Mensure os resultados

Por fim mas não menos importante, mensure todos os resultados das ações para entender se elas foram efetivas ou não.

Por exemplo: se você elaborou uma estratégia de marketing de relacionamento por campanhas de email marketing, que tal entender se as taxas de abertura e de clique desses emails foram satisfatórias?

Dessa maneira é possível aplicar diversas correções para que a empresa possa melhorar o processo de relacionamento com o cliente ao longo do tempo.

Agora que você já conhece melhor o marketing de relacionamento, conheça as tendências de mobile marketing para 2017!