marketing de afiliados

Marketing de afiliados e a possibilidade de fazer a divulgação através da sua rede de contatos

Na hora de divulgar produtos e ofertas e ganhar com isso é necessário selecionar corretamente as melhores estratégias de marketing.

Na hora de divulgar produtos e ofertas e ganhar com isso é necessário selecionar corretamente as melhores estratégias de marketing.

Nos últimos anos, por exemplo, o marketing digital vem se destacando e opções como produzir conteúdo e usar as redes sociais ganharam força.

Porém, também cresceu a necessidade de criar e utilizar ferramentas que sejam escaláveis. Nesse cenário, o marketing de afiliados surgiu como uma das principais possibilidades e, hoje, pode garantir mais exposição e levar a um aumento de reconhecimento perante o público.

Para entender melhor como isso pode te deixar muito mais conhecido online, continue lendo o post:

Marketing de afiliados: do que se trata?

O marketing de afiliados é uma estratégia que utiliza a criação de uma rede de contatos para favorecer a divulgação de um determinado produto.

Ele se baseia no seguinte esquema: um produto é lançado e, então, os afiliados fazem a divulgação dos produtos para suas próprias redes de contatos.

A partir de um determinado resultado obtido, cada agente recebe uma comissão, de modo a garantir as vendas sem prejudicar a rentabilidade ou a lucratividade do produto.

O mais comum é que a comissão seja oferecida mediante uma ação, pré-determinada pelo dono do produto. Dependendo do caso, a remuneração também pode acontecer mediante a validação da oportunidade.

Dependendo do objetivo, outras formas de remuneração incluem custo por mil impressões, custo por formulário e custo pela venda em si.

Quais são os exemplos de utilização?

Para ficar mais claro, é importante compreender como esse tipo de marketing é utilizado. Estando na era digital, a distribuição de ofertas e mesmo de produtos se tornou mais fácil, então há as seguintes possibilidades quanto à aplicação dessa estratégia:

Divulgação de infoproduto

Um infoproduto é todo aquele item produzido de maneira totalmente digital. Pode se tratar de um ebook, um webinar pago ou, como é mais comum, um curso completo. Nesse caso, os compradores têm acesso a opções como vídeoaulas, ebooks informativos, mapas mentais e outros recursos totalmente digitais.

Como esse tipo de produto não tem custos para ser reproduzido — uma vez que esteja pronto, pode ser multiplicado sem maiores preocupações —, o marketing de afiliados pode ser utilizado para divulgá-lo.

A partir dessa definição de estratégia os afiliados oferecem o infoproduto, redirecionando os contatos para adquirir o produto. A partir do rastreamento de ações, como pelos links, cada afiliado recebe um valor de acordo com as suas vendas.

Exibição de banners

Mesmo produtos físicos, que possuem custos para ser produzidos, podem utilizar essa estratégia. Por meio da exibição de banners, por exemplo, é possível garantir que mais pessoas vejam determinada oferta e potencialmente a aproveitem.

Grandes players do mercado, como a Amazon, possuem programas do tipo. Nesse caso, cada associado coloca banners em seus sites ou meios que permitam a inclusão do código dos banners.

A partir da impressão para cada mil usuários e/ou a partir da cada venda, o associado recebe uma determinada porcentagem.

Por que fazer esse tipo de marketing?

Utilizar o marketing de afiliados é extremamente vantajoso dentro de determinados sentidos desde que ele seja utilizado da maneira correta. Para quem é detentor do produto da ação de divulgação as vantagens são:

Maior alcance

Ao utilizar esse marketing como estratégia é possível ter um alcance muito maior para os produtos oferecidos.

Como cada afiliado vai ganhar comissões de acordo com as regras estabelecidas, é bastante provável que eles procurem aumentar cada vez mais a rede de contatos.

Isso garante máxima exposição ao produto, o que não seria possível se tudo fosse feito de maneira individual. Para construir a mesma rede de suporte ao produto seria necessário gastar muito tempo e esforço, o que poderia inviabilizar a execução.

Além disso, é exatamente essa característica que garante que você ou seu produto fiquem mais conhecidos no mundo online.

Diminui o custo de aquisição de cliente

Adquirir clientes nem sempre é tarefa fácil ou barata. Dependendo do ciclo de vendas de um produto pode ser necessário realizar esforços que custam tempo e dinheiro.

Com esse tipo de marketing, por outro lado, é quase como se essa tarefa estivesse delegada aos associados. Com isso, é possível diminuir os custos de aquisição de clientes já que, em geral, os custos com as remunerações são menores do que aqueles que seriam necessários para captar o cliente.

Custo menor para implantar

Em geral, fazer o lançamento de um produto ou mesmo a sua divulgação requer muito planejamento e também uma quantidade considerável de recursos.

Dependendo do caso, quem deseja resultados maiores precisa investir mais. Isso nem sempre é possível ou mesmo vantajoso, o que pode limitar a conquista de vendas e de popularidade do produto.

Porém, com o marketing de afiliados o custo para a implantação é bem menor. Ao utilizar uma boa rede, o produto praticamente se vende sozinho, exigindo, também, baixo custo de manutenção.

Aumento das vendas

Naturalmente, se o produto alcança mais pessoas e é adequado o suficiente ele vai ser adquirido. Por isso, mais gente alcançada significa mais gente disposta a comprar. Com o trabalho correto das oportunidades, é possível conquistar o aumento de vendas.

Isso garante um aumento no faturamento. Associando esse fator à diminuição do custo de aquisição de cliente e de implantação da estratégia, o resultado é que há mais lucratividade da ação em geral.

Já para os associados, as vantagens também são destacáveis e justificam o ingresso nessa possibilidade. Dentre os benefícios, estão:

Possibilidade de gerar renda escalável

Como o afiliado não precisa produzir, ele pode gerar renda de maneira escalável. A função principal consiste em atingir as pessoas certas e convencê-las da compra.

Nenhuma dessas ações exige, necessariamente dedicação exclusiva ou crescente.

Com recursos de automação de email marketing e redirecionamento para a página de compra, o afiliado não precisa gastar mais tempo com uma rede maior de contatos.

Sendo assim, é possível gerar uma renda escalável, de forma que os lucros aumentam sem que seja necessário aumentar os esforços na mesma medida.

Chance de fazer divulgação barata

De maneira geral, não há requisitos muito específicos ou inacessíveis para se tornar um afiliado.

O que você precisa é ter uma boa rede de contatos para oferecer o produto certo da maneira e no momento adequados.

Para tanto, nem sempre é necessário gastar dinheiro. Redes sociais podem ser usadas gratuitamente, assim como criar um site ou blog nem sempre é tão caro.

Com isso, é possível conquistar novos contatos — e mesmo novas vendas — de maneira mais barata. Isso maximiza a lucratividade e garante que a atuação seja realmente benéfica.

Garante flexibilidade

Geralmente quem se dedica a ser um afiliado tem uma flexibilidade considerável.

Embora seja importante ter uma rotina, é possível trabalhar de qualquer lugar e no ritmo desejado. Isso permite, inclusive, que essa estratégia seja usada como forma de complementar a renda.

Além disso, em muitos casos o afiliado tem poder de escolha quanto a quais produtos serão promovidos. Assim, dá para selecionar aqueles que sejam mais rentáveis ou mais vantajosos, de modo a maximizar e otimizar os esforços.

Quais as desvantagens dessa estratégia?

Não existe campanha ou estratégia de marketing perfeita. Por mais vantajosa que uma opção seja, ela sempre traz algumas desvantagens que precisam ser conhecidas para que a decisão seja informada.

Não há total controle sobre a rede

Quando o dono de um infoproduto decide utilizar o marketing de afiliados nem sempre ele vai ter controle sobre quem faz parte da rede.

Embora nem sempre isso seja um problema, ao mesmo tempo é um fator que significa que dificilmente é possível selecionar os melhores afiliados ou que tenham mais sintonia com o produto.

Entrar numa rede incorreta, por outro lado, pode fazer com que o produto perca em percepção e interesse, exigindo mais esforços para ser vendido.

É preciso ter uma rede suficientemente grande

Também é importante ter uma rede suficientemente grande — e isso vale para os dois lados. Mesmo alcançando as pessoas certas, a taxa de conversão faz com que apenas uma parcela das pessoas realize a compra.

Com isso, se o objetivo é gerar vendas e lucros muito grandes é necessário ter uma rede muito grande. Embora não seja um problema para quem já lida com a estratégia, é mais difícil para quem está começando agora.

Pode ser difícil manter a consistência

Com o tempo, é comum que os resultados das vendas diminuam, fazendo com que os resultados do dono do produto e também do afiliado diminuam. Essa é uma questão natural, já que normalmente há uma explosão de vendas em determinado período.

Para produtos sazonais essa é uma ótima escolha, mas se o objetivo é manter consistência quanto aos resultados, a situação fica mais difícil.

O marketing de afiliados é uma possibilidade estratégica para aumentar o alcance e a divulgação de uma marca ou produto, de modo a torná-los mais conhecidos no mundo online.

Para quem é afiliado, também há vantagens ligadas à escalabilidade e flexibilidade. Porém, é sempre importante considerar os pontos negativos antes de selecionar essa opção como sendo a mais indicada.

O marketing de afiliados é apenas uma das várias maneiras de ganhar dinheiro online. Por isso, aproveite também para conhecer algumas outras formas de gerar renda na internet.