Os 13 maiores erros de marketing digital que sua empresa pode cometer

Os 13 maiores erros de marketing digital que sua empresa pode cometer

Te mostramos aqui quais os maiores erros de marketing digital que a sua empresa pode vir a cometer. Não deixe de conferir!

Você tem uma empresa e trabalha com marketing digital.

Sempre achou que sua estratégia era suficiente para obter os resultados que você e sua equipe esperam. Mas algo tem dado errado. O retorno está abaixo do almejado e você não sabe o que está acontecendo.

É hora de repensar. Talvez o seu plano se encaixe em alguns dos maiores erros de marketing digital que sua empresa pode cometer.

Continue lendo o nosso post, nós vamos te ajudar!

1 – Não conhecer o Inbound Marketing

No marketing nada é estático. A oscilação é constante e o empreendedor que não acompanha essas mudanças fica preso em métodos ultrapassados e pouco eficientes. Um dos erros nos quais pessoas que trabalham com marketing costumam cometer, é a insistência na estratégia Outbound.

A técnica de Outbound Marketing é basicamente aquela da publicidade corriqueira que vemos na TV, Outdoors, Telemarketing, Spam, etc. Chama-se atenção do cliente quando ele não espera, o que pode parecer invasivo.

No caso do Inbound Marketing, o método é diferente. Não é preciso marketing invasivo. Produza conteúdo relevante, seja útil para o cliente, disponibilize informações importantes, não envie e-mails mecânicos e mantenha-se solícito. O cliente virá até você.

2 – Não usar o e-mail ao seu favor

Umas das estratégias que fazem parte do Inbound Marketing é não usar spam. Se você enche a caixa de e-mail dos seus clientes é hora de parar. O único resultado disso é o cancelamento da assinatura.

Ninguém quer ter a caixa de mensagem lotada de lixo eletrônico. Esse tipo de marketing não funciona mais.

Aproveite seu banco de dados e promova o seu conteúdo. Planeje um e-mail diferenciado, menos automático, não exagere na frequência e escreva conteúdo com o propósito de manter os seus clientes..

3 – Não planejar a estratégia de marketing digital

Marketing é planejamento e foco. Se você não tem uma estratégia a seguir é bem provável que os seus objetivos fiquem dispersos. O plano de marketing envolve as suas metas, o público que você pretende atingir e como você vai fazer isso. Um erro comum desse tipo de estratégia é deixá-la no papel.

Marketing é um processo contínuo, não adianta traçar um plano que você não consegue cumprir. Isso também envolve verificar o resultado das suas campanhas, como falaremos no próximo tópico.

4 – Não mensurar o tráfego orgânico

Não adianta ter um planejamento se você não sabe quais são os resultados gerados.

Por exemplo, se você fizer uma campanha em um post do Facebook e também fizer uma CTA no seu blog, como vai saber qual gerou mais cliques? Mensurando os acessos, é claro!

O empreendedor que não avalia qual conteúdo e campanha está influenciando o seu comprador comete um grande erro de marketing digital. Uma dica é usar O Google Analitycs para analisar o alcance do seu conteúdo.

5 – Não investir no site da empresa

Redes sociais são importantes, mas passageiras. O site da sua empresa é o seu portal principal. É o local no qual o cliente irá encontrar toda a informação e conteúdo que ele precisa, tudo de forma fixa e aprofundada.

Focar em posts de redes sociais e deixar o site de lado é um dos erros mais comuns entre pessoas que almejam sucesso no marketing digital. É importante entender o site como o seu principal meio de trabalho. Isso porque é principalmente por lá que você vai publicar o seu conteúdo completo, fazer as suas chamadas para ações e reter clientes.

O cliente que confia na excelência do seu trabalho é visitante assíduo do seu site.

6 – Não promover o conteúdo

Acabamos de falar que o site da empresa é importante, ok. Mas isso não quer dizer que devemos esquecer da relevância das redes sociais. Esteja presente em todas e promova o seu conteúdo por lá. Faça campanhas, use uma linguagem descontraída e seja solícito.

Clientes costumam interagir pelas redes sociais, quanto mais presente você estiver, melhor. A empresa que não é frequente nas redes sociais pode parecer desatualizada. Não cometa esse erro.

7 – Focar na importância da empresa e não do produto

O cliente não quer saber o quanto a sua empresa é maravilhosa ou sobre como a história de vocês é tocante. Ele quer saber se o problema dele será solucionado e se a empresa é relevante no que ele procura.

Invista em informação e conteúdo para que essa necessidade seja suprida. Se você for excelência no ramo em que trabalha, todos saberão como é a sua empresa. E não vai ser por você ter contado e sim porque o cliente descobriu isso sozinho.

8 – Não conhecer as buyers personas da empresa

É importante saber quem são os seus potenciais clientes. A partir daí você começa a trabalhar de acordo com o que essas personas procuram.

Muitas empresas cometem o erro de não fazer uma pesquisa sobre o que os seus clientes esperam e qual o perfil deles, daí o provável motivo da empresa não gerar leads.

Utilize essa ferramenta incrível para criar suas buyer personas.

9 – Não entender a jornada do cliente

Usar marketing digital requer atenção na jornada do cliente. Algumas empresas deixam esse item de lado. Se você não entende em qual estágio o seu possível cliente está, como vai criar um conteúdo que traga ele para a sua empresa?

A jornada se divide em 3 estágios

  • Awareness: Quando o cliente descobre que tem um problema e começa a querer aprender sobre ele.
  • Consideration: Quando entende o problema e consegue algumas informações sobre como resolvê-lo.
  • Decision. Decisão de compra, quando o cliente está no momento da ação e decide o que fazer para resolver o problema.

Empreendedores que não compreendem a jornada criam conteúdos errados para as suas personas. Este post pode te ajudar a entender por que a jornada do cliente é tão importante.

10 – SEO – Não investir nos mecanismos de busca

Você já viu aqueles posts de empresas lotados de tags e se sentiu confuso? Fica claro que essa empresa não conhece o SEO (Search Engine Optimization). No caso da palavra-chave, menos é mais. A internet está cheia de conteúdo para quem tem interesse em procurar e o que não falta são opções.

Para ranquear o seu blog é preciso investir em otimização. Foque em uma ou duas palavras-chave, pensando no geral para o específico. Por exemplo, se você fizer um post sobre dietas, ao invés do título ser “Dietas Milagrosas”, você pode colocar “Como Emagrecer Com Dietas Milagrosas”.

Percebe como é mais específico? A chance do seu blog aparecer na segunda pesquisa é muito maior do que na primeira.

Link Building

Sempre que fizer um post procure interdisciplinaridades no seu próprio conteúdo, linkando assuntos parecidos, assim você aumenta o tráfego dentro da sua própria plataforma.

11 – Não produzir conteúdo relevante

Aqui podemos usar o mesmo argumento do SEO. O que mais tem na internet é conteúdo e de todos os tipos. Se a sua empresa produz conteúdo superficial vocês serão só mais uma no mercado. Seja especialista na sua área, assim quando o cliente pensar no produto que você produz ele vai saber que você entende do assunto.

Um exemplo: Igor é vendedor de um depósito de construção. Ele vendeu uma torneira para o João, e o cliente quer ajuda. João não sabe instalar essa torneira, seria legal se o Igor soubesse dar dicas para ele. Porém, Igor não tem essas informações mais práticas e aprofundadas, ele só sabe informações superficiais dessa torneira: a marca, o preço e algumas utilidades. Você tem alguma dúvida de que se o Igor soubesse explicar com mais profundidade como usar esse produto, João ficaria muito mais satisfeito e teria em Igor uma referência?

Assim funciona com conteúdo. Tenha domínio em relação ao seu produto e se torne referência relevante na sua área.

12 – Não prestar atenção na concorrência

Acontece muito. Algumas empresas ficam ilhadas em seus mundinhos e esquecem de pesquisar o mercado, analisar ações alheias e acompanhar o novo. Isso não tem a ver com copiar ideias da concorrência ou algo do tipo. Prestar atenção no conteúdo da concorrência é importante para medir o seu próprio trabalho. Às vezes você pode enxergar erros e acertos na estratégia deles que você poderia evitar ou melhorar. É questão de estar ligado em tudo que acontece na sua área. Fique antenado!

13 – Não cuidar do layout

Todo mundo já entrou em um site com um layout de doer as vistas, nessa hora tudo que você quer é achar o “x” e fechar a janela.

Acontece que algumas empresas produzem conteúdo relevante e ações atrativas, mas pecam no layout do site,blog, CTA ou da landing page. Foque em cores mais claras, use imagens bem posicionadas, escreva títulos com clareza e pense na escaneabilidade do texto. Além disso, analise tudo o que fizer no site da empresa.

Por exemplo, se o seu CTA não está gerando leads, que tal mudá-lo de lugar? Talvez o posicionamento não esteja chamativo. Verificar os resultados das suas estratégias é indispensável no marketing digital.

Você pratica algum dos 13 maiores erros de marketing digital que sua empresa pode cometer? Comente sobre a sua experiência e assine o nosso canal no YouTube, assim você não perde nossas dicas sobre marketing digital.

  • Muito bom Renato! Tenho conversado com gestores de marketing e ajudado nesta mudança de comportamento! Abraço, Sidnei

    • Renato Mesquita

      Sidnei, fico feliz que o conteúdo esteja te ajudando. Abraço!