Loja virtual: os 3 fundamentos para analisar antes de adotar um sistema

Loja virtual: os 3 fundamentos para analisar antes de adotar um sistema

Para quem vai começar ou quer melhorar sua loja virtual, seguem as 3 dicas principais para analisar uma nova ferramenta

Como entusiastas da tecnologia, nós gostamos bastante de testar produtos e ferramentas novas o tempo todo.

Porém, na hora de avaliar se de fato vamos comprar ou adotar essa nova tecnologia, nós damos um passo para trás e analisamos os fundamentos básicos sobre a necessidade dessa ferramenta.

Lojas virtuais também têm seus fundamentos básicos

Lojas virtuais também têm seus fundamentos básicos

Como hoje temos cada vez mais sistemas de loja virtual surgindo, achamos importante descrever quais são os 3 fundamentos básicos que um lojista precisa analisar na hora de adotar um novo sistema de vendas online (aka Loja Virtual).

Fundamento #1: Segurança

Um sistema de loja virtual precisa ser seguro por diversos motivos, que vão desde estar sempre no ar, até as informações sobre as vendas realizadas.

Porém, para o lojista, deve haver uma preocupação anterior: a segurança do cliente.

Se o cliente não se sente seguro na hora de fazer a compra e, principalmente, no momento de efetuar o pagamento, pronto – a venda está perdida.

Sob o ponto de vista do cliente, são basicamente 3 itens aos quais você precisa ficar atento:

  • Mostrar o certificado de segurança do site
  • Oferecer os mais diversos formatos de pagamento (cartão, boleto, débito)
  • Ter um meio de pagamento reconhecido no mercado (o que gera maior confiança para o cliente: Moip, PagSeguro, PayPal etc.)

Fundamento #2: Facilidade e agilidade para criações e mudanças

Para quem não é ou não tem um especialista em TI na equipe, este é o ponto mais importante – quão fácil e rápido é para você montar sua loja, criar ou alterar produtos?

Avaliar a experiência de uso que você tem com a ferramenta é essencial para que você veja se, de fato, ela será prática no seu dia a dia.

Quanto tempo leva para você inserir um novo produto? Em quanto tempo você consegue mudar o layout para lançar uma promoção?

Ter esse poder de criação e mudança nas mãos é o que diferencia um sistema do outro. Lembre-se que ter uma loja funcional no ar não é simplesmente subir a 1ª versão e pronto, mas sim mantê-la atualizada e sempre com novidades.

Para quem não quer depender de terceiros para isso, recomendo os sistemas que têm essa interface amigável com o usuário.

Fundamento #3: Mecanismos diferenciados para trazer clientes

As lojas existem para vender. Para vender, você precisa de tráfego intenso de potenciais clientes.

Para isso, o primeiro ponto é garantir que o SEO (otimização para mecanismos de busca, como o Google) já esteja embutida. Isso significa que o sistema deve aproveitar os nomes e descrições que você mesmo coloca nos produtos para fazer essa otimização.

Um segundo ponto vital é a possibilidade de captar os contatos dos visitantes do site/loja. Muitas vezes a pessoa visitou gostou, mas no momento não pôde comprar, apesar de ter gostado do estilo dos produtos.

Um exemplo disso é um sistema para criação de newsletter: se a loja oferecer um campo onde o visitante possa se cadastrar para receber próximas ofertas e novidades, já é um grande passo para que essa pessoa se torne um cliente no futuro.

Indo para um lado que poucos oferecem, alguns sistemas de loja virtual hoje já fazem o serviço de recuperação de carrinho abandonado – o próprio sistema identifica o não pagamento e envia um e-mail para o cliente, procurando ajudá-lo a finalizar a compra.

Uma boa recomendação de sistema que engloba não só os 3 fundamentos acima, mas também essa parte mais avançada, é a TrayCommerce, sistema de loja virtual da Locaweb.

A TrayCommerce entrega um sistema completo (e muito simples de mexer) para o controle da loja, dos produtos e das vendas. E, claro, conta com toda a segurança para o seu cliente, já tem integração com diversos sistema de segurança e utiliza os meios de pagamento mais respeitados do mercado.

Para ver mais informações, é só clicar aqui.

Abraços,
Luiz Piovesana (o ‘tri-fundamentalista’)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Locaweb. Isso significa que recomendamos seu produto como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial nem na nossa opinião.

Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.