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Os 30 melhores livros de marketing da história

Se você começou um negócio novo, já percebeu a importância do marketing para o crescimento do seu empreendimento.

Se você começou um negócio novo, já percebeu a importância do marketing para o crescimento do seu empreendimento.

As técnicas de marketing são fundamentais para colocar seu negócio na mira do consumidor e do cliente.

Para ajudá-lo, preparamos uma lista de livos de marketing, que irão ampliar seu conhecimento.

A lista tem 30 títulos, que abrangem várias áreas do marketing, dos conceitos básicos à aplicação no ambiente digital.

Esse horizonte mais aberto será útil para que você passeie por todas as etapas do marketing, suas estratégias e métodos.

Você terá contato com autores consagrados do marketing, verdadeiros gurus do assunto, como grandes pesquisadores e profissionais de outras áreas que empregaram sua expertise para entender e apresentar novos conceitos para o marketing.

Veja os 30 melhores livros de marketing da história!

livros de marketing

1. A Vaca Roxa, de Seth Godin

O autor já escreveu livros sobre liderança e inovação.

Neste título, ele trata da competição e como se destacar no mercado.

Como forma de ampliar o negócio, Seth Godin propõe discussões que avançam para fora do formato tradicional do marketing.

Essa seria a única forma de conseguir encontrar seu público num mercado competitivo, segundo sua proposta.

2. Confissões de um Publicitário, de David Ogilvy

Chamado de “pai da propaganda”, o autor foi o fundador da agência Ogilvy and Mather.

Seu livro, além de ser uma biografia, trata do legado que deixou para a propaganda e o marketing, um negócio de comunicação que foi seu pilar durante a vida toda.

O livro é normalmente indicado até para profissionais de outras áreas, graças à influência que seu trabalho deixou nas relações humanas.

3. Contágio – Por que as Coisas Pegam, de Jonah Berger

A discussão proposta pelo livro é mostrar que a propaganda e o marketing se transformaram, nos últimos anos, em outras plataformas que não as tradicionais.

Por que algo faz sucesso com o público, é a pergunta principal do livro.

Ele estudou os itens mais compartilhados pelas pessoas, como notícias, vídeos do YouTube e virais, para tentar entender as motivações.

Essa influência social é o que vai determinar as nossas decisões de compras, segundo o autor.

4. A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres

Livro fundamental para os dias atuais.

É um guia que trata das ferramentas utilizadas no ambiente digital.

O autor discute estratégias, canais, modos de publicidade on-line e mídias, além de oferece roteiros para o uso diário para quem pretende entrar nesse meio, do publicitário ao empreendedor de um pequeno negócio.

5. Palavras que Funcionam, de Frank Luntz

Com o subtítulo “Não É o que Você Diz, É o que as Pessoas Ouvem”, o livro debate o motivo que levam alguns slogans e anúncios publicitários a se conectarem e marcarem os consumidores, que não esquecem e até adotam os temas utilizados.

O autor também estuda campanhas políticas e as pessoas que conseguem se dar melhor em entrevistas de emprego.

6. A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

A premissa do livro é propor uma nova estratégia para sua empresa competir.

Com o subtítulo “Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante”, o título apresenta estudos de 150 empresas e como elas conseguiram se dar bem ou não diante da mercado e como essas companhias acharam outros caminhos para crescer.

Como modelo ilustrativo, os autores criaram os oceanos azul e vermelho para diferenciar os modelos empregados na construção dos cases pesquisados. Nunca leu o Oceano Azul? Clique aqui e leia um resumo.

7. Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano, de Philip Kotler

O autor é considerado um dos gurus do marketing mundial e já se tornou referência no assunto.

Neste livro, ele avança sobre o perfil do consumidor, que não é mais um mero cliente, mas alguém que procura produtos que vão além das necessidades básicas e que possam oferecer experiências inovadoras.

Ele propõe um marketing do futuro em que empresas reflitam os valores do seu público-alvo, que procuram entender os desejos conhecidos e aqueles que nem os próprios clientes sabem que têm. Confira aqui um resumo do livro.

8. A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom

Livro que mostra o que leva uma pessoa a comprar determinado produto e como nosso cérebro reage aos estímulos provocados pela propaganda.

Baseado em pesquisas, o autor apresenta casos reais que derrubam mitos muito utilizados em anúncios, como o impacto do sexo para o consumidor.

9. Buzz: A Era do Marketing Viral, de Marian Salzman, Ann O’Reily e Ira Matathia

A proposta do livro é explicar ao leitor como funcionam as fórmulas do marketing que se propaga rapidamente nas redes sociais.

O chamado buzz é uma das formas mais baratas e eficazes de levar uma marca ao maior número de potenciais consumidores do seu produto.

10 As Armas de Persuasão, de Robert Cialdini

O autor é psicólogo e resolveu estudar o mundo do marketing para entender o que leva as pessoas a dizerem sim a um pedido e definirem em comprar certo produto.

Ele determina seis princípios que devem ser usados como armas para o convencimento: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez.

11. Ideias que Colam, de Chip Heath e Dan Heath

Por que algumas ideias pegam e outras não.

Com este subtítulo, o livro, escrito por dois educadores, aborda questões que definem se um produto ou ideia vai funcionar para as pessoas.

Os autores apresentam seis princípios das ideias que dão certo e aqui você encontra um resumo do livro.

12. O Ponto da Virada, de Malcolm Gladwell 

Baseado em extensa pesquisa, o livro do jornalista, que é colunista da revista “The New Yorker”, mostra como um produto ou serviço vira moda de uma hora para outra, aparentemente sem explicação lógica.

O autor classifica esse momento de fenômeno social, que acaba funcionando como uma epidemia.

Assim, ele consegue determinar o ponto da virada em que uma ideia se alastra. Confira aqui a resenha do livro em 12 Minutos.

13. Mad Men – Comunicados do Front Publicitário, de Jerry Della Femina

Esse é o livro que inspirou o seriado “Mad Men”, um dos melhores e mais premiados shows da TV dos últimos anos.

O autor é um publicitário que montou sua agência na Nova York dos anos 1960, que se tornou uma das grandes do mercado.

No livro, ele revela como funcionava o mercado de marketing e publicidade naquele período.

14. A Cauda Longa, de Chris Anderson

Fundamental para entender como o comportamento das pessoas mudou com a internet, o livro é referência desde seu lançamento.

O autor, editor da revista “Wired”, criou o terma cauda longa para se referir ao seguinte fenômeno: a receita de muitos produtos de nicho se equivale à receita de campeões de venda. Confira aqui uma resenha do livro.

15. A Revolução das Mídias Sociais, de André Telles

Para quem quer entrar no universo das mídias sociais, este livro é um bom ponto de partida.

O autor apresenta as mídias e dá dicas de como tirar o melhor proveito de cada uma delas, de acordo com suas necessidades, passando por campanhas publicitárias e o marketing político.

16. Guia Definitivo do E-mail Marketing, de DJ Waldow e Jason Falls

O livro tenta quebrar o mito de que o e-mail está em desuso com pesquisas que mostram que, na verdade, a plataforma apenas mudou de perfil.

O correio eletrônico pode ser um ótimo meio para o bom marketing.

O livro dá dicas para todos os tipos de empresas utilizarem essa ferramenta e obterem o melhor resultado.

17. Spin Selling – Alcançando Excelência em Vendas, de Neil Rackham

Partindo do princípio apresentado no subtítulo (construindo relacionamentos de alto valor para seus clientes), o livro discute estratégias de vendas e como cada uma funciona de forma diferente para certos clientes. Confira aqui o sumário de SPIN Selling.

O autor dá dicas para enfrentar a concorrência e entender as necessidades do consumidor.

18. Reimagine, de Tom Peters

O autor é aclamado como o guru da gestão.

Neste livro, discute como a forma de fazer negócios no futuro pode pegar muitas empresas desprevenidas.

O momento é de se preparar para este novo mundo, e o livro traz soluções para quem precisa encontrar novas oportunidades.

19. As 22 Consagradas Leis do Marketing, de Al Ries

O livro apresenta as chamadas leis do marketing por meio de textos de autores consagrados da propaganda e do marketing mundiais.

Cada regra vem acompanhada de campanhas bem sucedidas em todo o mundo. Confira aqui um resumo deste título.

20. Administração de Marketing, de Philip Kotler e Kevin Lane Keller

Este livro é uma espécie de porta de entrada para o marketing.

Com tópicos que explicam o marketing para o século 21, suas estratégias, pesquisas, posicionamento e competição, o título traz, além dos conceitos essenciais, a visão de dois autores destacados do mundo do marketing.

21. Marketing de Guerra, de Al Ries e Jack Trout

Os autores mostram como uma empresa pode enfrentar seu concorrente de forma direta e indireta.

O livro traz campanhas que deram certo e outras que fracassaram nessa tentativa de enfrentamento, com análise dos motivos de sucesso e fracasso.

22. Estratégia Competitiva, de Michael E. Porter

Este livro é considerado um divisor de águas na teoria e no ensino de estratégia.

O autor esmiúça como transformar uma vantagem competitiva em preços baixos, com base em pilares da concorrência: custo mais baixo, diferenciação e foco. Confira aqui um resumo do livro.

23. Estratégia de Marketing, de O. C. Ferrell e Michael D. Hartline

O leitor terá contato neste livro com análises de implantação de estratégias de marketing em grandes empresas e como desenvolvê-las para alcançar os objetivos do empreendidmento. O livro traz modelos bem sucedidos em forma de cases.

24. Gestão do Composto de Marketing, de Flávio Torres Urdan e André Torres Urdan

A base do livro é a análise do chamado composto de marketing, os quatro Ps: produto, preço, praça (distribuição) e promoção (comunicação). Os autores apresentam conceitos, métodos e princípios e utilizam exemplos de empresas brasileiras para ilustrar cada questão.

25. Marketing Interativo, de Alexandre Luzzi Las Casas

O foco do livro é tratar das novas formas de realizar o marketing, que ampliou seu alcance ao incorporar ferramentas da internet 2.0, como blogs, e redes sociais.

O autor apresenta novos conceitos e aborda as diferentes formas de trabalhar de acordo com a plataforma escolhida.

26. Marketing de Relacionamento, de Gisela Demo

O livro estuda como um consumidor toma decisões de compra e se torna fiel a determinada marca, de forma a estabelecer uma relação de longo prazo.

A autora une estudos e princípios de marketing de relacionamento com comportamento do consumidor para apresentar novos conceitos nessa área.

27. Pesquisa de Marketing – Conceitos e Metodologia, de Beatriz Santos Samara e José Carlos de Barros

Os autores tratam no livro da importância das pesquisas para a compreensão do mercado e dos clientes.

Destacam como a metodologia e o projeto formal podem ser decisivos para um resultado claro e detalhado, que permitirá à empresa tomar decisões estratégicas.

O livro traz exemplos e cases de pesquisas e formulários para coleta de dados.

28. Gestão Estratégicas de Marcas, de Kevin Lane Keller

Um marco sobre o tema, o livro trata e atualiza os métodos de gestão de marcas, com tópicos que vão discutir elaboração, implementação e atividades para administrar brand equity.

O autor é um dos principais pensadores sobre marcas, gestão e estratégia e ganhou vários prêmios acadêmicos.

29. Foco, de Al Ries

O subtítulo reforça o tema principal do livro: uma questão de vida ou morte para sua empresa.

O autor usa exemplos de empresas e como cada uma delas aumentou a competitividade a partir do momento em que estreitou seu foco.

Deixando de lado atividades e ações que diluíam o esforço de marketing, essas empresas focaram em um conceito que fixaram a marca no cliente.

30. Posicionamento, de Al Ries e Jack Trout

Como chegar ao seu cliente e vender o seu produto?

O posicionamento é hoje um conceito amplamente utilizado em ações estratégicas das empresas.

O conceito utilizado pelos autores, Al Ries e Jack Trout, é que posicionamento é o que uma marca faz na mente do seu cliente, como posiciona o produto na mente do seu potencial comprador.

O subtítulo reforça a tese apresentada: Como ser visto e ouvido em um mercado super competitivo.

Diante da ampla concorrência, saber se posicionar vai fazer muita diferença na hora de lançar um produto.

Os livros são uma ótima forma de conhecer o marketing e ficar por dentro das estratégias que mais se adequam ao seu empreendimento.

Afinal, nem todas técnicas de marketing vão funcionar para sua empresa, e conhecê-las fará com que você tenha mais condições de tomar uma decisão estratégica.

Gostou da nossa lista de melhores livros de marketing? Então clique e conheça os vários tipos de marketing!