29 dicas para te ajudar a traçar uma estratégia na hora de criar a sua lista de emails

29 dicas para te ajudar a traçar uma estratégia na hora de criar a sua lista de emails

A eficácia da estratégia de email marketing da sua empresa depende, em grande parte, da qualidade da lista de emails que você possui.

A eficácia da estratégia de email marketing da sua empresa depende, em grande parte, da qualidade da lista de emails que você possui.

Não basta criar um conteúdo relevante para o seu público se a sua mensagem não está presente no mailing de destinatários certos.

E para criar uma boa lista de emails é preciso criar estratégias eficientes para captar esses contatos, além de saber como fazer a correta segmentação do público.

Separamos aqui 29 alternativas para que você posa crescer sua lista de emails, portanto, mãos à obra!

1. Crie uma Landing Page para acessar algum produto

Esse é o método mais tradicional para a captura de emails. Com uma Landing Page bem construída, você pode solicitar dados específicos como o nome, área de atuação e, o que todos queremos, o endereço de e-mail.

Landing Pages, ou páginas de conversão, são utilizadas no processo de download de um material rico, no acesso a vídeos e cursos exclusivos ou na obtenção de qualquer outro conteúdo mais específico, e precisam ser elaboradas e adequadas de acordo com o comportamento de consumo de sua persona.

Aproveite então do potencial dessa alternativa e invista nela como carro chefe na sua obtenção de endereços de email.

2. Crie um clube de inscritos (e ofereça vantagens!)

Por meio do Facebook, por exemplo, é possível que sua empresa mantenha um clube privado com inscritos na sua lista de emails. Convide todos os participantes e lembre-se de oferecer conteúdo exclusivo semanalmente.

Assim que o grupo se tornar um referencial para a área, é muito possível que novos participantes apareçam interessados em obter os recursos que você compartilhar para o grupo, e é aí que você pode pedir os seus emails.

Lembre-se também de oferecer vantagens a esses inscritos, como a alternativa de receberem antes de todo mundo os lançamentos de sua empresa, ou poderem testar alguma ferramenta nova no seu negócio.

3. Faça um formulário de captura

Você também pode aproveitar da estrutura de seu site ou blog para abrir formulários de captura nas laterais.

Anuncie a possibilidade de se inscrever na sua lista de emails e ofereça vantagens como o recebimento de novidades semanais, newsletter especiais com novidades, cupons exclusivos de desconto etc.

Nesse tipo de formulário, porém, é recomendado que você tenha apenas o campo de preenchimento do email. Deixe o pedido de informações mais detalhadas para outras alternativas como a Landing Page, por exemplo.

4. Formulário no topo da página inicial

Você com certeza já viu essa alternativa por aí, não é mesmo? Um menu fixo, com campo para preenchimento de endereço de email é algo que você também pode incorporar ao seu website para capturar emails.

Essa alternativa funciona como o formulário de captura, com a exceção de que fica fixo na barra de menu superior, mesmo com a rolagem da página.

Caso queira um atalho, a inserção de uma Hello bar pode ser feita no seu blog do WordPress por meio da instalação do plugin direto.

Esse serviço grátis permite que você adicione o código gerado para a barra superior e garanta a captura de email dos seus visitantes de maneira muito mais simples.

5. Promova um desafio por email!

Desafios por email estão se tornando cada vez mais populares, não só por despertar o interesse de futuras leads mas, principalmente, pelo nível de engajamento que essa alternativa traz.

Pense em algo relacionado ao seu negócio e planeje uma linha de envio que seja capaz de intrigar e promover engajamento entre os seus participantes.

Se você tem uma empresa de marketing, por exemplo, pode planejar um desafio de email de 30 dias, com emails diários que tragam sempre uma nova dica para a montagem e organização do blog perfeito.

Ao final do desafio todos os participantes sairiam com um site prontinho para uso. Não parece ótimo?

Você pode divulgar esse tipo de ação pelo seu blog, rede social ou até mesmo na própria lista de emails, convidando os participantes a se inscreverem com antecedência.

Nesse caso, é interessante considerar uma segmentação especial para o envio do desafio, principalmente porque eles apostam em mensagens frequentes (às vezes diárias) que podem acabar incomodando o inscrito comum.

Por isso, explique bem do que se trata o programa do desafio e disponibilize um calendário de envios para os participantes: assim você cria uma boa expectativa e ainda informa de antemão sobre a frequência dos envios.

6. Instale um Welcome Mat

O Welcome Mat é uma alternativa popular que está bem próxima à Hello Bar, com o diferencial de ter um tamanho bem maior e ocupar a parte superior total do seu site.

Ela funciona da seguinte forma: Assim que uma pessoa entrar no seu site, ela será automaticamente apresentada a uma “pop-up interna” com CTA e oferta de cadastramento de email.

Chamo de Pop-up interna porque ela não cria uma nova aba, mas abre uma área específica, acima da sua barra superior, para apresentar a informação escolhida.

A condição de fechamento dessa barra pode tanto ser a rolagem natural para baixo ou mesmo o clique em alguma recusa de oferta, vai do seu gosto e do comportamento de sua persona.

7. Republique conteúdo

Sabe aquele post que fez muito sucesso há alguns meses, mas que agora está parado? Pode ser uma ótima ideia republicá-lo com novas informações, sem se esquecer de aproveitar para linkar o conteúdo com o download de algum material rico. Assim você ajuda a persona e ainda aumenta as chances de capturar seu email.

Aproveite também a repostagem do conteúdo para lembrar o visitante de que ele pode sempre de cadastrar na sua newsletter para receber avisos de novos posts como aquele.

8. Teste diferentes tipos de Pop-up

Se a Hello Bar ou Welcome Mat não funcionarem, você pode sempre recorrer à inserção de Pop-ups. Sim, elas não são tão interessantes quanto as soluções integradas ao seu website, mas podem funcionar na captura de emails.

Experimente variar, e aproveite para fazer testes A/B com alternativas como as pop-ups que abrem apenas quando o visitante quer fechar o seu site, depois de determinado tempo de permanência no seu site ou mesmo após a rolagem de uma porcentagem do seu texto.

lista de emails

Fonte: Betterorbestor

 

Invista em um bom CTA, uma frase de efeito e não se esqueça de abrir espaço para que o leitor possa inserir seu email.

9. Incorpore um formulário estático na sua sidebar

Um formulário estático é aquele que, independente de onde a pessoa estiver na sua página, ele aparece na barra lateral.

O Escreva para a Web, por exemplo, tem um desses na barra esquerda, e ele vai acompanhando juntamente do scroll, sem distorcer o layout do blog.

Aqui você pode chamar o leitor a assinar sua newsletter ou integrar sua lista para eventos específicos por email, por exemplo. Lembre-se apenas de que será necessário um bom CTA para convencê-los a fornecer seu email.

10. Utilize um formulário ao longo do conteúdo

Tem algum texto longo no seu blog? Então pode ser uma boa considerar formulários espaçados ao longo do conteúdo.

Aproveite o gancho do final de um parágrafo e tente fazer a chamada para a inserção do email de maneira contextual. O importante, porém, é não exagerar nesse método.

11. Envie comprovantes de compra por email

Um cliente acabou de fazer um pedido no seu site? Peça então o email como condição de fechamento da compra, já que o comprovante final só poderia ser enviado por esse meio.

Nesse caso, é uma boa também considerar a oferta de produtos gratuitos no seu site, fazendo com que a pessoa passe pelo processo de compra e você possa conseguir seu email para o envio do comprovante (e para integrar sua mailing list, é óbvio).

12. Sugira o cadastro de clientes

Tem produtos à venda no seu site? Independente deles serem digitais ou físicos, é sempre uma boa sugerir o cadastramento do cliente na sua base.

Garanta alguns benefícios para essa alternativa, como histórico de compras, carrinho de compras diferenciado ou mesmo uma lista de desejos com produtos da loja.

Você pode solicitar o email como alternativa de login no site, e daí conseguir mais um nome para sua lista de emails.

13. Ofereça cupons, produtos e descontos para inscrição de e-mails

Se você ganha quando o consumidor lhe passa seu email, porque não oferecer também uma vantagem para quem decide se inscrever na sua newsletter?

E não estou falando apenas do seu valioso conteúdo, mas também sobre a oferta de cupons, produtos e descontos especiais para todos que estiverem em determinado segmento de sua lista.

Essa promessa pode acelerar a conversão um cliente que já esteja interessado nos seus produtos, mas esperando apenas um descontinho para justificar a compra, e fazer aumentar sua lista de inscritos em pouco tempo!

14. Promova pré-vendas

Pré-vendas são ótimas para se conquistar novos endereços de email para sua lista.

Faça um preview do seu próximo lançamento e lembre-se de convidar os seus visitantes a assinar sua newsletter para receber um aviso quando ele estiver disponível.

O sucesso dessa estratégia depende, acima de tudo, da sua capacidade de convencimento e marketing do produto.

Não tenha medo de investir nesse primeiro momento. Se seu produto for bom, as pessoas voltarão para as próximas pré-vendas, tenha certeza disso.

15. Anuncie Webinários

Organizar um Webinar é uma ótima alternativa para se conquistar emails e, claro, trabalhar a autoridade do seu negócio em determinado assunto.

Muitas plataformas de Webinar dependem do cadastramento prévio do espectador para que sua participação seja confirmada, e aí está sua chance para conseguir alguns endereços de email.

Webinários podem ser organizados por uma série de motivos: um processo seletivo na sua empresa, apresentação de novos produtos, educação da persona sobre o seu negócio, interação e engajamento rotineiro com o público etc. Daí depende de você encontrar a melhor estratégia para tornar esse evento um sucesso.

16. Organize cursos

Quem não quer aprender alguma coisa de uma empresa que tem autoridade para falar sobre o assunto?

Se sua empresa investe em alguma expertise, é sua chance de transformar isso em uma alternativa para aumentar sua lista  de emails e, quem sabe, até monetizar a ideia?

Busque algum tema que tenha relação direta com seu negócio. Se você trabalha com marketing, faça um curso que ensine a otimizar o SEO de um blog, se você trabalha com uma imobiliária, ofereça um curso sobre avaliação de apartamentos, por exemplo.

Assim você garante que os inscritos tenham também interesse nos seus produtos.

A oferta de cursos online é uma ótima saída para a interação com seu público, manutenção da autoridade no assunto por parte de sua empresa e, claro, captura de emails de pessoas que tenham interesse no seu segmento.

17. Faça encontros recorrentes

Organizar encontros com sua base mais fiel é uma boa alternativa de conseguir novos interessados na sua lista de emails, interagir com seu público, apresentar mudanças na empresa e conseguir novas ideias para seu negócio.

Tente algo pequeno no início, ofereça um coffee-break e converse com seu público, mas sem se esquecer de solicitar o email de cada um para validar a participação no seu evento.

18. Planeje uma palestra aberta

Palestras abertas funcionam mais ou menos como os Webinários, com a diferença de que acontece no mundo físico e tem aí a limitação geográfica para o acesso dos interessados. A boa notícia é que, se seu negócio for local, essa é uma solução perfeita de ser implementada.

Você também pode aproveitar de grandes eventos da área e descolar uma vaga para palestrar como convidado. Assim você divulga seu negócio e aumenta, e muito, o alcance da sua empresa.

Para conseguir os emails, você pode tanto solicitar uma inscrição prévia dos participantes quanto convidar os espectadores a se inscreverem na sua palestra assim que terminá-la.

19. Promova sorteios pelas redes sociais

Sorteios pelas redes sociais são uma ótima oportunidade de conquistar, não apenas seguidores para suas páginas e contas, como também novos emails para sua lista. Você pode distribuir cupons promocionais, infoprodutos exclusivos, free trial do seu produto e tudo mais que seu negócio puder (e quiser) oferecer.

Algumas redes, como o Facebook e Twitter, possuem aplicações específicas para a realização de sorteios (bem como regras claras), mas você sempre pode solicitar o email dos participantes para que um aviso da conclusão do concurso seja enviada.

Aproveite de datas comemorativas como Natal, Black Friday, Cyber Monday etc. para fazer esse tipo de promoção, solicitando também o compartilhamento massivo da sua postagem.

20. Aproveite o atendimento da sua equipe de vendas

Você pode aproveitar os contatos de sua equipe de vendas para divulgar algum link de inscrição em sua lista de emails. Para isso, sugerimos que você aproveite dos serviços de encurtadores de endereço, já que fica muito mais fácil na hora de falar pelo telefone.

Se sua equipe utiliza o contato virtual, como o Skype, é possível aproveitar também o momento de despedida para anunciar sobre a possibilidade de cadastramento na sua newsletter, deixando o link diretamente na caixa de mensagens.

21. Atualize sua assinatura de email

Outra alternativa que pode ser parte do processo dos funcionários de sua empresa. Aproveite do espaço destinado à assinatura de email para deixar um link para o cadastramento em sua mailing list, lembrando de incluir um bom CTA para esse processo.

Você também pode combinar com frases com recursos visuais, sem se esquecer de que é fundamental ter bom senso nesse momento.

22. Utilize uma resposta automática de e-mail

Alguns provedores de email, como o Gmail, permitem a programação de respostas automáticas para quando você receber alguma mensagem.

Aproveite desse recurso para programar respostas imediatas para emails que venham de fora da sua empresa, apresentando seu nome, o negócio, disponibilizando alguns atalhos úteis de conteúdo atualizado e, claro, um link para o cadastramento na sua newsletter.

23. Conduza uma pesquisa

Você pode aproveitar do potencial do Google Forms para criar uma primeira pesquisa e analisar seu desempenho com o público.

Pesquisas dentro da sua área de interesse ajudam, não apenas a entender melhor sua persona, seu comportamento, e mesmo o mercado, como também são ótimas ferramentas para a captura de emails de pessoas interessadas no seu serviço.

Coloque o campo de preenchimento de emails como obrigatório na pesquisa, e lembre-se de oferecer a possibilidade de a pessoa aceitar ou não receber suas newsletters. Isso ajuda a evitar que sua empresa caia na lista de Spam futuramente.

24. Aumente sua rede de contatos

Networking é fundamental na carreira e também na construção de uma boa lista de emails.

Marque presença em eventos, confraternizações da área e reuniões abertas.

Aproveite para fazer contato com os usuários que você tem adicionados nas suas redes sociais e não tenha vergonha de pedir sugestões para aumentar sua lista. Com uma rede de contatos aprimorada, você pode chegar muito mais longe na captura de novos emails.

25. Inclua um CTA na descrição de suas redes sociais

Essa é bem simples: Aproveite os posts em suas redes sociais para incluir links que levem a persona a assinar sua newsletter.

Mas atenção: saiba dosar essa oferta de acordo com o tipo de rede e público que nela se encontra.

No Twitter, por exemplo, com um limite de 140 caracteres não vale tanto a pena desperdiçar todos os Tweets com um link para Newsletter, mas você pode programar determinados horários para que esse endereço apareça.

Já no Facebook fica bem mais fácil controlar. Com um link encurtado você não perde espaço na postagem e ainda faz a sua propaganda.

26. Aproveite da capa e CTA do seu Facebook

Você pode combinar o potencial imagético da capa do seu facebook com a alternativa de inserção de CTAS na página, convidando o visitante a acessar o endereço e garantir seu cadastramento diretamente pelo botão de Sign Up da rede social.

Aproveite da identidade visual do seu negócio e direcione o olhar do leitor para o botão, sem se esquecer de que na própria imagem é possível inserir um CTA bem convidativo.

lista de emails

27. Faça Guest Posts

Guest Posts são postagens especiais que você pode fazer no blog de algum parceiro, assinando com seu nome e linkando diretamente para sua página. Essa é uma ótima oportunidade de divulgar seu negócio e, claro, conquistar novas leads.

Faça sua lista crescer por meio da produção e promoção de conteúdo realmente relevante e eficiente para o visitante do blog parceiro, apresentando-se como um referencial na área de atuação.

Também é possível construir uma assinatura (bio) do post que leve diretamente para a assinatura da sua Newsletter, assim todo mundo sai ganhando.

28. Aproveite do potencial de fóruns de pergunta e resposta

Lembra do Yahoo Respostas? Esse tipo de fórum de perguntas e respostas é uma mina de ouro para se conseguir mais emails para sua lista.

Hoje em dia, para além do Yahoo Respostas, você pode experimentar também o Quora, que garante o mesmo tipo de interação, mas com sofisticação no layout.

Busque fóruns e perguntas que tenha a ver com seu negócio, experimente o Reddit, grupos do Facebook etc. e mostre-se altamente disposto a ajudar as pessoas com seus questionamentos.

Construa um profile atraente, arrume a assinatura de sua postagem e não tenha vergonha de sugerir um link para cadastramento na sua newsletter.

Mas lembre-se: os princípios do inbound ainda são muito válidos dentro dessa lógica de captura, e podem te ajudar a aumentar a sua lista de maneira muito mais orgânica. Portanto, não force o link nos usuários, mas apresente-o como parte natural da solução dos seus problemas.

29. Peça indicações

Isso mesmo que você leu! Se sua empresa já possui uma rede de contatos que assinou sua lista de emails por livre e espontânea vontade, é de se admitir que essas mesmas pessoas tenham colegas com interesses semelhantes e que possam também se tornar parte da sua rede.

Por isso não tenha medo de pedir indicações e, em alguns casos, vale até oferecer benefícios especiais para os contribuintes.

Essas foras nossas dicas para te ajudar a construir uma lista de emails de sucesso! Continue acompanhando o Saia do Lugar e fique por dentro do mundo do empreendedorismo.

Manter o seu negócio sempre atualizado é um grande desafio! Veja o nosso GUIA da Inovação e aprenda como o seu negócio pode ter sempre o que há de mais novo no mercado.