O que é liderança: Conceitos e dicas básicas

O que é liderança: Conceitos e dicas básicas

18157
67
SHARE

O que é liderança?

O líder é quem guia, quem dá a cara a tapas, quem toma a frente, quem inspira, quem dá confiança… São muitas definições, mas a melhor que já ouvi é: o líder é quem serve.

Servir, pra mim, é:

Mostrar o caminho além do horizonte: O líder é quem alinha o grupo em torno de uma visão, mostrando o caminho a ser percorrido e garantindo o comprometimento de todos para chegar lá.

Fornecer ferramentas e monitorar os trabalhos: O líder é responsável por acompanhar e cobrar as atividades de cada um. Assim, ele deve fornecer quaisquer ferramentas e/ou orientações pra que todos façam sua parte da melhor forma.

Inspirar pelo exemplo: O líder é como um ídolo, transparecendo confiança, direção, pulso firme, honestidade e que sabe como e o quê fazer.

Bernardinho: postura de líder
Bernardinho: postura de líder

Saber o que é o conceito de liderança não é o suficiente – como tudo, o difícil é botar em prática. Por isso, como é de praxe no Saia do Lugar, aqui vão 7 dicas práticas para líderes:

1- Seja sempre transparente
Líderes também erram (menos Chuck Norris) e passam por problemas. Seus liderados não querem ver alguém perfeito, mas sim alguém que consegue lidar com problemas e, principalmente, resolvê-los.

2- Dê valor às opiniões alheias
A época dos tiranos já passou. Um líder que não aceita opiniões, ainda mais da sua equipe, não consegue criar harmonia no trabalho.

3- Nunca desista
Você e sua equipe provavelmente terão ondas de desmotivação, quando é normal que você queira dar um roundhouse-kick em tudo. Nesse momento em que não se sente vontade de cantar uma bela canção, o líder deve se sobressair pra motivar a equipe e fazê-la chegar numa solução.

4- Equipe = amiguinhos
Ter uma boa relação com seus liderados te faz conhecer as necessidades e desejos deles, te ajudando a serví-los da melhor forma possível.

5- Representar e assumir
Quando as coisas vão bem, o mérito é da equipe, quando vão mal é o líder que deve assumir a responsabilidade – representar a equipe em qualquer situação e dar a cara a tapas é essencial (#Capitão Nascimento). Compartilhar os bons resultados com a sua equipe sempre irá animá-la pra fazer mais e melhor.

6- Saiba escolher seus liderados
Um bom liderado é o cara/mulher que tem uma habilidade complementar à equipe e cuja personalidade seja pareável à sua – lembre-se que a vida é muito curta para trabalharmos com pessoas que não gostamos (veja mais em como contratar e demitir pessoas).

7- E, se você não tiver escolha, saiba lidar com imbecis
Imbecil é aquele cara que pode até trabalhar bem, mas que causa intrigas, fala mal dos outros, instiga a liderança de uma maneira destrutiva – e na frente de todo mundo tenta manter a política e “fica manso”. Tentar lidar com essa pessoa dessa mesma forma só vai tirar seu sono, então comunique-se o mínimo possível com ela (mas sem rancor) e continue cuidando muito bem do resto da equipe.

E vocês, tem técnicas para dividir conosco?

Abraços,

Luiz Piovesana (por líderes motivados querendo cantar uma bela canção)

Recomendamos também a leitura do artigo: As características de um líder.

Para ver mais dicas sobre liderança, é só curtir nossa FanPage no Facebook.

  • Pingback: Características de um líder | Usina de Líderes()

  • http://www.facebook.com/people/Léia-Oliveira/100003232686976 Léia Oliveira

    o líder é responsável por acompanhar e cobrar as atividades  de cada um 

  • Pingback: As características de um líder « conteudoeconteudo()

  • juliana Lopes

    Excelente… Muito esse artigo. Parabéns. 

  • Fhefhi

    Falow pouco mas falowww mtowwwfef soares

  • depaula

    ser lider, não é para qualquer um não pode apostar

  • Luiz Carlos Caixeta

    É a
    habilidade de influenciar pessoas visando atingir aos objetivos identificados
    como sendo para o bem comum, inspirando confiança através do caráter.

  • Lilly

    Gostaria de um artigo de como lidar com um colaborador que é muito bom no que faz mas enche o saco dos administradores porque acha que a administração da empresa deve ocorrer da forma como ele acha que é correto, e baseado no que ele enxerga em outras empresas do mesmo ramo (sobretudo no que lhe favorece). Que além disso, se supervaloriza acreditando que seu serviço é essencial demais. E que enfim, tem mais valor que seu chefe por ser mais velho no ramo e na vida do que seu superior hierárquico.