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O que é lead e o que é preciso para você conseguir atraí-las?

A sua empresa utiliza técnicas de marketing digital? Aprenda o que é uma lead e por que ela é tão importante para o seu negócio! Confira.

Se você utiliza marketing digital ou está aprendendo mais sobre o assunto já deve ter lido ou ouvido o termo “lead”. Mas afinal, o que é uma lead e por que ela é tão importante para o seu negócio?

O principal objetivo do marketing é gerar a venda dos produtos e serviços de uma empresa. No marketing digital, a captação e nutrição de leads é uma forma de atrair oportunidades de negócio por meio da internet.

O que é lead

O conceito não é difícil de entender. Uma lead corresponde a um possível cliente, uma pessoa que demonstrou interesse no seu produto ou serviço.

O que diferencia um visitante comum do seu site de uma lead é que a lead oferece espontaneamente informações sobre ela, por meio das quais você pode iniciar uma relação e entender suas necessidades.

Por exemplo: um visitante chega ao seu site, se interessa pelo seu conteúdo e você oferece benefícios (ofertas, conteúdo valioso etc.) em troca de dados como o nome e o email dele. Com esse contato é possível estabelecer uma relação com o (possível) cliente, descobrindo o que ele está buscando e, assim, personalizar o atendimento às suas necessidades.

Oportunidade de relacionamento e comercial

Entender o comportamento do seu público-alvo é o ponto-chave para ter sucesso na prospecção de novos negócios. Assim você consegue realizar um atendimento mais personalizado e atender às expectativas e necessidades do seu cliente.

A lead é um usuário que está ao alcance da sua empresa: quanto mais próximo ela estiver, mais conforto e segurança ela terá para fazer negócios com você.

É essa a oportunidade estratégica da captação de leads, e sua empresa precisa estar preparada para conduzir o possível comprador pelo funil de vendas.

O que é um funil de vendas

Basicamente um funil de vendas é formado pelas 3 etapas entre o primeiro contato com a marca e a compra de um produto ou serviço.

No topo do funil (a parte mais larga) estão todos os visitantes que chegam até uma página, por exemplo — é por isso que damos a essa fase o nome de atração. Quando esses visitantes manifestam a intenção de receber mais informação por meio da assinatura de uma newsletter, do preenchimento de um cadastro ou do download de um conteúdo, ele passa para o segundo estágio do funil.

A parte do meio do funil é formada por leads. Observe que ele se estreitou, ou seja, há menos pessoas nessa parte do que na anterior. Chamamos a etapa do meio de conversão. É nela que acontece o trabalho de nutrição de leads — é preciso estreitar a relação para transformar a lead em comprador.

A decisão é a última etapa do funil. As leads que chegaram até lá confirmaram a disposição em adquirir o produto ou o serviço e estão prontas para ir ao setor de vendas e finalizar o negócio. Nessa etapa restam apenas as leads qualificadas, que são aqueles com mais engajamento.

É comum que leads que não estão prontas para fechar negócio voltem para etapas anteriores.

Como atrair e qualificar leads

Agora que você já entendeu como investir na geração de leads pode ser uma boa oportunidade, vamos mostrar algumas estratégias para transformar potenciais clientes em compradores fiéis.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo nada mais é do que criar um conteúdo relevante para o seu público-alvo. Dessa forma você estabelece uma relação e se posiciona como autoridade sobre determinado assunto, ganhando a confiança dos consumidores.

Assinatura de newsletter

Essa estratégia é uma das mais comuns. Quando o visitante chega à sua página e demonstra interesse, ele é convidado a fornecer dados pessoais (como email) em troca do recebimento de uma newsletter. Isso só é possível se ele sentir que seu conteúdo é interessante e relevante.

Materiais ricos

A disponibilização de templates, ferramentas, infográficos e outros elementos também é uma forma de estreitar essa relação, auxiliando seu visitante a resolver problemas ou adquirir informações.

E agora? Vamos colocar a mão na massa? Então descubra, neste artigo, como utilizar o marketing de conteúdo para atrair mais clientes!