Homem pronto para corrercomeçar o próprio negócio? Trabalhar com aquilo que gosta, pregando os valores em que acredita e colhendo os melhores resultados soa muito bem, não é?

">

Os maiores desafios e oportunidades dos jovens empreendedores

Quem nunca teve o sonho de começar o próprio negócio? Trabalhar com aquilo que gosta, pregando os valores em que acredita e colhendo os melhores resultados soa muito bem, não é?

Quem nunca teve o sonho de começar o próprio negócio? Trabalhar com aquilo que gosta, pregando os valores em que acredita e colhendo os melhores resultados soa muito bem, não é?

O empreendedorismo é um caminho promissor e muito interessante para os jovens que estão ingressando agora no mercado de trabalho — a possibilidade de ser o próprio chefe e começar um negócio único e apaixonante são um convite quase irrecusável, além de ser uma opção que tem sido escolhida por cada vez mais pessoas.

Para prosseguir, antes entenda o que é ser empreendedor!

Mas é preciso estar preparado: os jovens empreendedores têm um longo caminho pela frente. É tão recompensador quando intenso, tão promissor quanto difícil.

São muitos os desafios e o volume de trabalho para encontrar as oportunidades e transformá-las em sucesso. Se você está planejando entrar para esse grupo, saiba que é preciso disposição, coragem e muito envolvimento.

Acompanhe aqui quais são os principais desafios e oportunidades na carreira dos jovens empreendedores e se prepare para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho!

Os desafios

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o que faz com que seja necessário muito talento na gestão, além de qualidade nos produtos e serviços para se destacar e conseguir o seu espaço.

O jovem empreendedor, além dos desafios tradicionais para conquistar e fidelizar os seus clientes, precisa estar preparado para driblar uma série de questões envolvidas na abertura e na consolidação de uma empresa — principalmente para quem é novo no mercado.

Veja quais são os principais desafios e como lidar com eles:

Contratações

Formar um time produtivo, talentoso, motivado e envolvido com as necessidades e as demandas de uma empresa é um desafio para qualquer gestor.

E essa tarefa se torna ainda mais difícil dentro de uma empresa nova, que ainda não está consolidada no mercado de trabalho — é preciso procurar bastante, oferecer salários e condições atrativas e investir nas práticas de motivação e bem-estar.

Liderança

Um bom líder não nasce pronto, ele vai se tornando mais preparado e competente com a experiência e com o passar do tempo. Por isso, muitas vezes é tão difícil para jovens empreendedores assumirem esse lugar. Gerir equipes de colaboradores, tomar decisões estratégicas e responder pela empresa não é fácil.

O conselho aqui é: busque informações, estude e converse com líderes que são referência no seu negócio. Esteja preparado e disposto a aprender cada vez mais.

Pouca experiência

A experiência é essencial para a sobrevivência no mercado de trabalho: ela nos ensina como lidar com os problemas, onde encontrar as soluções, como enfrentar os inúmeros desafios de ser dono de uma empresa e muito mais.

Mas a experiência só vem com o tempo, e um jovem empreendedor precisa encontrar formas de suprir essa carência: conhecer o mercado em que a organização está inserida, trocar vivências com outros gestores e não hesitar em pedir ajuda quando for necessário. Um bom gestor é aquele que sabe delegar e ouvir.

Vivência

Trabalhar e acumular vivência no mercado, atuando em empresas diferentes do setor antes de optar por liderar a sua própria equipe é uma estratégia muito utilizada pelos empreendedores.

Muitas vezes os jovens já ingressam no mercado com planos de empreender e começar um negócio próprio — sem ter experimentado a dinâmica e as especificidades no mercado.

É possível? Claro que sim! Mas é preciso estar atento, pois as dúvidas, as incertezas, as dificuldades e as inseguranças vão aparecer — um time qualificado e bem preparado é a melhor solução nesses casos.

Administração do tempo

Se você imagina que ser dono do próprio negócio é ter muito tempo livre para fazer o que quiser, esqueça! Os primeiros anos de qualquer empreendimento exigem muita dedicação, muito trabalho e disposição.

É preciso sabedoria para controlar o tempo e cuidar da atividade principal do seu negócio, administrar os colaboradores, observar e gerir as finanças, a documentação, o contato com parceiros, bem como os fornecedores e os clientes.

São muitas frentes de trabalho que, no começo, dependem essencialmente dos olhos do dono. Portanto, prepare-se para trabalhar como nunca!

Procura por praticidade? Nós te indicamos a ferramenta Guru PME.

Conhecimentos diversos

Assim como o tempo, o saber do jovem empreendedor precisa se dividir em várias áreas, e isso pode ser bastante desafiador.

Não basta conhecer tudo sobre o seu produto ou serviço, é preciso, também, entender bastante de administração de empresa, finanças, recursos humanos e atendimento ao cliente.

É importante dedicar atenção a essas áreas, que são essenciais para o sucesso de toda organização e que, por falta de afinidade ou de experiência, correm o risco de serem negligenciadas — o que pode ser fatal para o negócio.

Burocracias

Quem nunca ouviu falar das dificuldades burocráticas para se começar uma empresa?

São pilhas de documentos, certificações e declarações — que exigem muita disposição e interesse do empreendedor para entender e correr atrás de tudo isso.

Um bom contador e um profissional de administração podem ser aliados importantes nesse processo!

Carência de políticas públicas

Infelizmente o Brasil é um país que não incentiva muito a abertura de novas empresas. Além das burocracias que já discutimos, as políticas públicas para os novos empreendedores são quase inexistentes.

Além disso, o empreendedor ainda tem que lidar com dezenas de impostos que podem intimidá-lo nessa jornada. Aqui, vale a determinação e o foco para não deixar que essas questões te desanimem de prosseguir.

Expectativa dos familiares

Ainda é difícil para alguns familiares aceitarem que o jovem promissor não vai “seguir a carreira do pai” ou tentar uma vaga naquela multinacional famosa.

A visão de sucesso muda de acordo com as gerações, e é preciso conversar com bastante segurança e fundamentação para mostrar para a sua família que essa é uma decisão consciente e muito bem planejada.

As oportunidades

É difícil, demanda esforço, envolvimento e disposição, mas é também muito recompensador e promissor. Se os desafios são muitos, as oportunidades e as conquistas também são.

Um jovem empreendedor já larga na frente quanto o assunto é inovação e, por isso, tem que saber aproveitar os diferenciais competitivos e as oportunidades do mercado.

Confira aqui o que faz de um jovem empreendedor um potencial gestor de muito sucesso no mercado:

Aprendizado na prática

Nada melhor para aprender do que fazer! Um jovem empreendedor tem a oportunidade de adquirir experiência em gestão com o seu próprio negócio, descobrindo os caminhos e entendendo quais são as melhores soluções e opções para o seu sucesso.

É um aprendizado único e muito valioso — uma oportunidade incrível para quem está começando a construir uma carreira promissora.

Boas parcerias

O melhor caminho para se alcançar o sucesso é escolher bem quem vai te acompanhar — e essa é uma das melhores oportunidades para os jovens empreendedores.

Para iniciar uma rede de parceiros e fornecedores, é essencial conhecer pessoas e buscar aquelas cujo trabalho você admira e que têm a mesma visão e os mesmos objetivos que você. A partir daí, é bem mais fácil se consolidar no mercado.

Ousadia

Jovens empreendedores são, em sua essência, ousados. É preciso coragem para se aventurar em um mercado competitivo e se arriscar em um mundo novo e desconhecido.

Um bom caminho é transformar essa característica em oportunidade: a ousadia pode te fazer conquistar muitos clientes e alcançar excelentes resultados a partir do momento que te diferencia de concorrentes mais conservadores.

Sendo assim, aposte em você e no seu negócio e vá cada vez mais longe!

Inovação

Felizmente, o cenário mercadológico tem mudado bastante e se encontra cada vez mais aberto à inovação.

São muitos os investimentos em pesquisas e projetos inovadores, e começar um negócio nesse contexto pode ser muito recompensador.

Dessa forma, aproveite esse diferencial a seu favor e descubra como trazer soluções inovadoras para dentro da sua empresa.

Diferenciação

Uma das melhores oportunidades para os jovens empreendedores é a possibilidade de se diferenciar no mercado.

Algumas empresas já consolidadas podem encontrar dificuldades e resistência na hora de alterar os seus processos de trabalho ou seus serviços oferecidos.

O mesmo não acontece com uma empresa que está começando: ela tem a chance de entrar no mercado com um produto único, com os processos internos otimizados e com uma abordagem diferente de tudo que já foi feito por outras instituições.

Pique

Nada como a juventude! É nessa época das nossas vidas que nos sentimos mais dispostos e produtivos, e essas características podem (e devem) ser usadas em benefício do seu novo negócio.

Aproveite o seu pique e a sua disposição para o trabalho e encare esse desafio!

Novas tecnologias

Vivemos uma realidade em que a tecnologia avança a passos largos e apresenta, a cada dia, novas soluções para as nossas vidas. Usá-las em favor de um novo negócio é uma grande oportunidade.

Por isso, alimente a sua curiosidade, conheça o que o mercado oferece em termos de novidades e descubra as melhores formas de usar os avanços tecnológicos na sua empresa.

Informações

Está cada vez mais fácil encontrar as informações desejadas por aí, graças às infinitas possibilidades de comunicação oferecidas pela internet.

Sendo assim, aproveite esse benefício para estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado, a atuação dos concorrentes e as possibilidades de aperfeiçoamento profissional.

Lembre-se: conhecimento nunca é demais!

Não existe receita para começar uma empresa de sucesso, mas alguns elementos são fundamentais — como a disposição para enfrentar os desafios do mercado, por exemplo.

É preciso estar preparado, correr atrás das informações e do treinamento necessário e, sobretudo, acreditar no seu negócio e no seu potencial.

Arriscar, com consciência e responsabilidade, é uma característica de grandes empreendedores. Se você está preparado para isso, já tem um grande diferencial competitivo.

Acompanhe o nosso conteúdo focado no empreendedorismo e esteja preparado para o mercado. Confira, aqui, as cinco maiores dúvidas de quem quer começar a empreender.

Mãos à obra e todo o sucesso para você!