Procure trazer um intraempreendedor para a sua equipe!Vendas é um tema que aparece de forma recorrente aqui no Saia do Lugar, pois fazemos questão de dar destaque para esse assunto sempre que possível, afinal sabemos a importância e relevância que ele tem para todas as empresas!

">

Procure trazer um intraempreendedor para a sua equipe!

Pessoas são um dos principais ativos para qualquer empresa! Afinal, não basta ter um modelo de negócio sólido ou uma marca consolidada no mercado se não há gente boa para estar na linha de frente disso tudo e gerenciar toda a sua operação com maestria.

Porém, formar uma equipe já trouxe muitas dores de cabeça para muitos empreendedores. Que atire a primeira pedra, o empreendedor que nunca falhou nesse processo e nunca trouxe colaboradores desalinhados com a cultura e objetivos do negócio!

Pessoas são um dos principais ativos para qualquer empresa! Afinal, não basta ter um modelo de negócio sólido ou uma marca consolidada no mercado se não há gente boa para estar na linha de frente disso tudo e gerenciar toda a sua operação com maestria.

Porém, formar uma equipe já trouxe muitas dores de cabeça para muitos empreendedores. Que atire a primeira pedra, o empreendedor que nunca falhou nesse processo e nunca trouxe colaboradores desalinhados com a cultura e objetivos do negócio!

Soma-se a isso, o fato de que a disputa por jovens talentos do mercado está cada vez mais acirrada. Há casos em que esses talentos tem a condição e o privilégio de escolher onde querem trabalhar, por isso, atrair esse tipo de profissional se tornou uma tarefa cada vez mais árdua.

Um dos diferenciais desse tipo de profissional é a sua atitude empreendedora de querer realizar algo grandioso, independente do cargo em que ocupa e de onde esteja. Esse profissional é o que chamamos de Intraempreendedor!

Portanto, continue lendo esse post para saber mais sobre o intraempreendedor e também a entender como incentivar e contratar esse perfil de colaborador!

Quem é o intraempreendedor?

Antes de apresentar a figura do intraempreendedor, vamos apresentar o conceito do intraempreendedorismo, que é uma modalidade do empreendedorismo praticado por colaboradores de uma empresa, partindo do princípio que empreender é algo ligado às atitudes e estilo de vida do que algo preso a um cargo.

O profissional que é considerado intraempreendedor possui, acima de tudo, a capacidade de analisar cenários e encontrar oportunidades de forma diferenciada, e assim, busca criar e implementar essas ideias, independente da posição em que está ocupando. Ou seja, ele ajuda a girar a máquina de criação e execução de novas ideias.

Colaboradores que são intraempreendedores são ideais para empresas que buscam se diferenciar em seu mercado, pois agregam um alto valor para o ambiente de trabalho e o negócio em si.

Características de um intraempreendedor

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o intraempreendedor e também entende o quão benéfico ele pode ser para sua empresa, vamos apresentar algumas de suas características.

Obviamente que cada colaborador sempre terá características particulares que são específicas e pessoais, porém quando ele é um intraempreendedor é possível identificar características que são inerentes a todos eles, como por exemplo: o inconformismo, a ousadia e a criatividade.

Outras características desse profissional que merecem destaque são:

  • Capacidade de arriscar;
  • Proatividade em buscar fazer coisas novas dentro da empresa;
  • Visão completa e abrangente do funcionamento do negócio;
  • Facilidade em encontrar oportunidades escondidas;
  • É apaixonado pelo que faz;
  • Aberto à novas ideias;
  • Arriscam fazer coisas novas, mas também procuram minimizar qualquer risco de ações incertas;
  • Buscam conhecimento complementar;
  • Preferem pedir perdão do que pedir permissão.

Ainda há outras características, porém é importante ficar claro que acima de tudo eles se comportam como empreendedores dentro de sua área de atuação e da empresa em que trabalham, pois possuem espírito empreendedor!

Incentivando a cultura intraempreendedora

Empreendedores que fomentam o intraempreendedorismo dentro da sua própria empresa estão fazendo um bem não somente para si, mas também para o próprio negócio. Por isso, eles devem sempre estar atentos aos colaboradores que possuem esse perfil.

Nesse contexto, a geração Y costuma se enquadrar perfeitamente para esse escopo profissional, pois são jovens sedentos por engajamento e agregar valor por onde passa.

A grande verdade é que não existe uma receita pronta para estimular essa cultura dentro da empresa, pois cada uma deve procurar entender como pode viabilizar isso o quanto antes para encontrar o caminho a ser trilhado nessa jornada.

Para auxiliar com esse desafio, vamos citar  algumas ações para ajudar você a fomentar essa cultura na sua empresa:

  1. Peça para seus colaboradores, sugestões de como eles podem ter mais autonomia no trabalho. É possível fazer isso através de uma pesquisa de clima;
  2. Identifique as pessoas que já possuem essa cultura dentro de si e peça ajuda para incentivar esse tipo de comportamento dentro da empresa, propondo que sejam “donos” desse processo;
  3. Empodere todo o seu time através de um canal aberto para sugestões e ideias. Isso pode ser feito através de ferramentas internas da empresa ou até mesmo em seu espaço físico através de post-its, por exemplo;
  4. Implante ferramentas que incentive seus colaboradores a pensar em objetivos a curto, médio e longo prazo, como por exemplo, a cultura de OKRs (Em inglês, Objetive Key Results). Essa estratégia deu muito certo para o Google;
  5. Faça uma reflexão sobre a sua liderança dentro da empresa. Ela está sendo inspiradora? Os seus colaboradores conseguem te identificar como alguém que estimula a cultura intraempreendedora dentro da própria empresa e isso os motiva a seguir por esse caminho? Reflita e faça correções necessárias em seu dia a dia;
  6. Estimule o próprio time a compartilhar conhecimento com os demais. Esse conhecimento não precisa necessariamente ser algo ligado a empresa ou a atividade que desempenha. O importante é que eles possam aprender consigo mesmos a serem mais empreendedores;
  7. Nessa mesma linha, convide pessoas externas a compartilhar conhecimento empreendedor com seu time, isso ajuda para que todos tenham referências externas à empresa;
  8. Delegue as atividades e atue como um mentor para ajudar na concretização delas. Um líder centralizador fere os princípios de qualquer cultura intraempreendedora;
  9. Não tenha medo de formar e dar asas a novos empreendedores!

Como recrutar profissionais intraempreendedores

Profissionais com características intraempreendedoras são valorizados pelas empresas e por isso a procura por eles vem aumentando a cada dia, sendo que, conforme falamos na introdução desse post, eles possuem condições de escolher em quais delas querem trabalhar.

Por isso, recrutar esse tipo de talento não é fácil, mas também não é impossível! Porém, também não há uma receita pronta para esse processo, a empresa precisará criá-lo e entender qual é a melhor maneira de convencê-los a fazer parte de seu quadro de colaboradores.

Para isso, é preciso que a empresa mostre que tem condições de oferecer um ambiente de desenvolvimento contínuo e que há oportunidades de crescimento em seu dia a dia.

Ter um código de cultura ou culture code aberto ajuda bastante a encantar esse perfil de profissional. Tomamos como exemplos, a Netflix, a Rock Content e a Resultados Digitais, que possuem seus respectivos culture code abertos para qualquer um consultar.

Junto a isso, elabore um processo seletivo que seja transparente e completo. Nele, coloque etapas práticas com o objetivo de identificar características intraempreendedoras, e não somente as técnicas para a função, nos candidatos.

Procure também, tornar essa seleção algo que irá propiciar muito aprendizado para os candidatos já no próprio processo, mostrando que a empresa está agregando valor a eles antes mesmo de virarem seus colaboradores.

O mundo do empreendedorismo vem caminhando de forma cada vez mais acelerada nos últimos anos e um empreendedor não consegue mais seguir um ritmo de crescimento se trabalhar sozinho!

Por isso, estar acompanhado de profissionais com o perfil intraempreendedor é essencial para crescer cada vez mais em busca de seus objetivos e propósitos.

Gostou desse post? Que tal saber agora sobre Como aumentar a Taxa de Conversão das suas vendas?