Indicadores de vendasgestão de pessoas e de um negócio exige muitas habilidades e organização.

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5 indicadores de vendas que sua empresa não pode deixar de acompanhar

Continue a leitura e saiba mais sobre os principais indicadores de vendas de sucesso!

Monitorar indicadores é tarefa fundamental de todo empreendedor. Com as informações coletadas das diversas atividades da empresa é possível alterar metas, além de corrigir erros. Essa análise também permite um planejamento dos objetivos empresariais mais seguro, que por consequência diminui os riscos de prejuízos.

Neste artigo falaremos sobre os indicadores de vendas. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Carteira de clientes

É importante que o time de vendas mantenha uma posição realista sobre a carteira de clientes. Muitos nomes nessa lista não significam, necessariamente, um grande volume de vendas. É importante categorizar os clientes e tentar descobrir padrões, como semelhanças entre eles e o quanto gastam. Dessa forma é possível planejar as estratégias de vendas.

2. Novos clientes

Entre os indicadores de vendas, analisar a taxa de novos clientes é de extrema importância, visto que gera respostas para muitas questões, como o desempenho de um novo produto ou de uma estratégia de marketing.

Entender o que está atraindo a atenção de novos consumidores é muito importante, pois pode revelar tendências de consumo e ajudar a empresa a traçar metas de crescimento. Essas informações ainda ajudam o empreendedor estipular o faturamento que terá se esse cenário de crescimento de fregueses se mantiver estável, ajudando-o a rever seus investimentos.

3. Índice de recomendação

Antigos clientes são fundamentais para a sua empresa. Eles podem atuar como divulgadores do seu negócio ou como detratores. Nos dois casos eles têm a capacidade de influenciar a decisão de compra de alguém.

Identificar os motivos que levam as pessoas a recomendar sua empresa — qualidade do atendimento, preço, qualidade dos produtos etc. — é muito importante. Da mesma forma, investir em uma estratégia de atendimento pós-venda que identifique e reverta insatisfações também é fundamental.

Se uma pessoa que faz parte do nosso convívio nos diz que uma empresa não é de confiança, mesmo que esse empreendimento tenha investido alto em publicidade, será difícil reverter uma decisão negativa.

Entre os indicadores de venda, esse é um dos mais relevantes.

4. Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos indicadores de vendas mais conhecidos, usado para medir a eficácia das estratégias de vendas e também para entender as dificuldades dos vendedores.

Com esse indicador a empresa consegue coletar dados sobre sua imagem junto ao cliente, além de verificar se o treinamento dado aos vendedores foi adequado. Em alguns casos, as dificuldades pessoais de cada profissional são corrigidas identificando a sua taxa de conversão.

5. Follow up

Analisar quantas vezes o time de vendas precisa entrar em contato com o cliente para convencê-lo a fechar negócio ajuda a descobrir quais são as resistências encontradas por ele.

No atual momento econômico é possível que preço seja um desses motivos. Nesse caso, a empresa poderá traçar estratégias para convencer o cliente que adquirir seu produto se trata de um bom negócio.

Estar atento aos indicadores de vendas é fundamental para aumentar o faturamento da empresa. Outra dica importante é somar as forças dos times de vendas e marketing. Neste artigo você descobrirá tudo sobre essa nova tendência de mercado. Confira!