equipe analisando os indicadores de rh

">

5 principais indicadores de RH para o seu negócio

Cada vez mais os números estão fazendo parte da gestão de RH das empresas. Por isso, confira o nosso post com alguns dos principais indicadores de RH!

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou.)

Quando falamos dos assuntos pertinentes à gestão de pessoas de uma empresa, logo surgem questões que envolvem o lado de como proporcionar um bom ambiente de trabalho no qual os colaboradores possam estar satisfeitos, dentre outras questões que envolvem mais o lado pessoas.

Logo, podemos dizer que são coisas mais subjetivas e abstratas. Porém, cada vez mais os números estão fazendo parte da gestão de RH das empresas, pois somente com eles será possível medir objetivamente se o trabalho está sendo feito de forma eficiente e também se esse lado mais humano está funcionando como deveria estar.

Nesse sentido, é preciso que sejam adotados alguns indicadores de RH, que funcionam como uma excelente ferramenta para conseguir entender se a gestão está dando o resultado esperado, principalmente no que diz respeito a programas e políticas que envolvem a gestão de pessoas.

Quer saber mais sobre isso? Então, confira o nosso post com alguns dos principais indicadores de RH.

Os principais indicadores de RH

Para que você possa entender mais sobre o assunto na prática, separamos aqui uma lista com 5 dos principais indicadores de RH. Veja:

1. Turnover

O turnover é o indicador que mede a rotatividade da empresa, ou seja, ele avalia como estão as suas taxas de entrada e saída de colaboradores.

O objetivo desse indicador de RH é servir como referência para saber como anda a saúde organizacional do negócio, principalmente para entender se a empresa está conseguindo manter seus colaboradores.

Caso esse indicador apresente uma média que não seja boa ou números que não sejam estáveis, é preciso rever alguns dos seus valores e práticas internas para conseguir reverter esse quadro e contar com colaboradores que alcancem mais tempo de casa.

Afinal, quanto mais tempo de empresa, mais habituado ele estará para lidar com o trabalho e as chances de trazer melhores resultados para o negócio também aumentam.

2. Investimento em Treinamento

Pode não parecer, mas medir o investimento em treinamento poderá mostrar o quanto a empresa está contribuindo para a capacitação dos seu colaboradores, que são essenciais para que o negócio alcance seus objetivos e metas.

Mais do que isso, esse indicador obriga a organização estar sempre atenta à forma como treina e capacita seus colaboradores para a rotina do dia a dia, além de ajudá-los a estarem cada vez mais capacitados frente ao mercado em que a empresa está inserida.

Reforçamos que os benefícios dos treinamentos são infinitos, pois eles são essenciais para execução bem feita das tarefas do dia a dia, o que garante um nível de desempenho excelente de cada área.

Por isso, esse indicador deve ser uma das principais preocupações dos gestores da empresa e também da área de RH.

3. Absenteísmo

É importante que o setor de RH entenda o porquê dos funcionários estão se ausentando da empresa, pois isso ajuda também a ter um maior controle da sua saúde organizacional.

Além disso, independente do motivo da ausência, saiba que ela pode ter impacto direto na eficiência da operação da empresa, gerando possíveis perdas no que diz respeito ao atendimento aos clientes, melhorias em seu produto e até custos desnecessários.

Por isso, é preciso que ela meça os motivos de ausência dos funcionários e também entenda as justificativas para isso.

Dessa forma, é possível compreender como anda o clima organizacional e também entender se será preciso agir corretivamente, seja em questão de conscientização ou até mesmo no fornecimento de ajuda na saúde dos próprios colaboradores, contribuindo para seu bem-estar e produtividade.

4. Headcount

O headcount é o indicador de RH que documenta o número de colaboradores que a empresa possui ao longo da sua vida.

Pode até parecer bobagem medir esse indicador, mas é importante que o negócio entenda se o número de funcionários vem crescendo de forma orgânica, constante e saudável.

Caso esse indicador indique um resultado positivo, pode significar que a empresa esteja em um caminho certo em relação a alcançar os resultados que espera.

Caso contrário, uma estagnação ou queda brusca pode indicar coisas que a princípio não estão tão aparentes para a organização e que pode ser prejudicial no futuro. Sendo assim, será possível avaliar como anda o clima organizacional e aplicar ações corretivas para mudar esse cenário.

5. Desempenho

Os indicadores de desempenho podem ser obtidos através da ferramenta que atuam na avaliação de desempenho dos colaboradores. É importante que essa avaliação seja aplicada em todos eles, independente se eles assumem um papel de liderança ou não.

Até porque, o sucesso de uma empresa está intimamente ligado com o desempenho dos seus funcionários. Por isso, o setor de RH precisa documentar essa métrica e usar os dados com inteligência para auxiliar os seus diretores no direcionamento do seu futuro, seja aplicando mudanças ou consolidando processos que geram resultado.

Além disso, a análise e comparação desses resultados ao longo do tempo ajudará a organização entender como os colaboradores avaliam vários aspectos da empresa, tal como o seu trabalho, seus líderes e também o seu próprio desempenho pessoal.

Isso também é essencial para que haja uma saúde organizacional positiva para o negócio.

Os benefícios dos Indicadores de RH

Você já deve ter percebido que utilizar os indicadores de RH trazem muitos benefícios para qualquer negócio, bem como a sua gestão e seus colaboradores.

Porém, quando olhamos somente para a gestão de RH da empresa, conseguimos enxergar de forma clara que utilizá-los ajuda a entender de maneira detalhada como anda a atual situação da empresa, ou seja, eles ajudarão no diagnóstico de como anda o lado organizacional.

Além disso, todas as áreas devem ter objetivos e metas. Por isso, a utilização de indicadores fornecerá total apoio para definição de metas futuras e analisar se esses resultados estão sendo alcançados de forma saudável.

Com isso a empresa estará totalmente apoiada no que diz respeito a ter insumos para aplicar ações que ajudará em qualquer obstáculo que apareça no meio da sua jornada de trazer e manter os colaboradores no negócio.

Gostou de conhecer alguns dos principais indicadores de RH? Então, saiba mais sobre como melhorar a sua disciplina.