inbound marketing gera mais conversão: tela mostrando resultados

Por que inbound marketing gera mais conversão?

Há muito tempo que estudiosos do marketing estudam a respeito do comportamento do consumidor.

Há muito tempo que estudiosos do marketing estudam a respeito do comportamento do consumidor.

O grande desafio de qualquer empresa, seja qual for o nicho de mercado, é entender corretamente todas as expectativas e assim atender as reais necessidades dos potenciais clientes.

Existem quatro principais fatores que influenciam as tomadas de decisões dos consumidores, sendo:

Cultural

São conjuntos de valores que são compreendidos pelo cidadão ao longo da vida. Fatores como religiosidade e raça são influenciadores.

Social

São conjuntos de valores associados a economia, política, educação, e até formadores de opinião.

Entra a comunicação como um aspecto importante para influência dos consumidores.

Pessoal

São fatores que variam de pessoa para pessoa. A condição econômica, desejos e necessidades pessoais, personalidade, são exemplos de fatores que influenciam.

Psicológico

Aqui entram os fatores de destaque. Motivação, percepção e aprendizagem são os elementos mais importantes em relação ao comportamento do consumidor.

São nessas áreas que o Inbound Marketing atua, exatamente para entender a essa nova tendência dos consumidores, de pesquisar e pesquisar muito antes de qualquer decisão.

A internet oferece aos usuários essa independência pela busca por informação.

Se houvesse apostas em dinheiro pelo fim dos blogs ainda na década de 1990, por exemplo, perderia muito dinheiro.

Os blogs são os principais canais de pesquisa atualmente. Aí entra a importância das empresas terem esse canal para esclarecer e informar potenciais clientes.

Se quiser saber mais sobre o comportamento dos consumidores em geral, clique aqui.

Por que Inbound Marketing gera mais conversão?

Lembra que relatamos alguns fatores psicológicos a respeito do comportamento do consumidor?

Pois bem, as pessoas precisam estar motivadas para comprar algo, e muitas vezes partem para uma aprendizagem sobre o que pretendem comprar ou contratar.

Uma das melhores maneiras de dar essa motivação é justamente oferecendo conteúdo de qualidade, interessante e útil para os usuários.

As empresas devem assumir o papel de serem fontes de informação e esclarecimentos a respeito das necessidades delas.

Entenda como funciona Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem a finalidade de atrair o público alvo baseado na ideia de compartilhamento e criação de conteúdos de qualidade.

Ainda existem empresas que utilizam o Outbound Marketing – o “Velho Marketing”, ou publicidade invasiva, como em emissoras de TV e Rádio. Essa tática ultrapassada “empurra” os produtos e serviços aos clientes.

O “Novo Marketing”, porém, se baseia em ganhar o interesse do público ao invés de comprá-los.

O Outbound Marketing está em declínio justamente pela mudança no comportamento do consumidor. É ele quem está no comando.

Com a força da Internet, o cliente já sabe o que deseja antes mesmo de ir à loja para botar as compras em dia.

O Inbound Marketing se divide em quatro importantes processos:

inbound marketing gera mais conversão: infográficoInfográfico: K2 Comunicação – Inbound

Atrair

O objetivo não é atrair qualquer usuário, mas sim os qualificados – pessoas que precisam ou precisarão em breve de seus produtos ou serviços.

Para isso, é necessário criar um estudo aprofundado sobre o persona do seu público, os termos de pesquisas e respectivas intenções de buscas.

Para atrair usuários, são utilizadas produções em e-books, postagens em blogs, conteúdos nas redes sociais, infográficos, entre outros.

Importante reparar que alguns investimentos em SEO (Otimização de Sites) e Links Patrocinados em buscadores de mídias sociais são necessários para atrair o público certo por meio de boas palavras-chave e segmentação de público-alvo.

Converter

De nada adianta atrair visitantes e eles não se tornarem leads. É como entrar em um supermercado e não comprar nada.

Após ter sucesso com a primeira etapa, criando canais de comunicação e audiência com conteúdo de alta qualidade, chegou a hora de converter, tornar a visita em lead.

As principais práticas para conseguir esses objetivos são:

  • Call-to-action (CTA):

São links ou botões que incentivam internautas a decidirem por baixar materiais gratuitos, se inscreverem para conferências online, entre outros.

É fundamental ter essa ferramenta em seu site ou blog.

É uma página que reúne, de forma clara e objetiva, todas as informações que os usuários precisam saber para a tomada de decisão, preenchendo os dados em troca do conteúdo ofertado.

É aí que o visitante encontra um formulário para deixar informações e solicitações.

Coletando dados importantíssimos sobre ele, o planejamento de estratégias futuras para torná-lo cliente será mais eficiente.

Engajar

Está tudo funcionando como se previa, as pessoas estão encontrando seus conteúdos, interagindo, solicitando materiais, construindo base de contatos, mas e depois? O que fazer com tanta informação? Aí entram ferramentas que auxiliam o processo.

  • CRM (Customer Relationship Management):

Maneira fácil, organizada e acessível com todas as informações detalhadas sobre seu lead, como os contatos, empresa em que ele trabalha, o cargo que ocupa, e principalmente determina a fase do funil de vendas em que ele está, facilitando, desse modo, o processo de vendas.

A K2 Comunicação é certificada pela Resultados Digitais, que conta com um CRM de alto nível.

  • Comunicação por e-mail:

Depois que o seu visitante clica no CTA, preenche todas as informações nos formulários, recebe os materiais solicitados, mas ainda não se tornou cliente, eis o momento de mandar e-mails com conteúdos de utilidade e relevância.

Esse processo ajuda a criar autoridade e com estratégias comunicacionais eficientes, consegue preparar o usuário para se tornar cliente.

  • Automação de marketing:

Criação de e-mails marketing e nutrição de leads que vão de encontro às necessidades deles, e que também é compatível com a fase do funil em que cada lead está.

Para compreender melhor, imagine quando o usuário baixa um material sobre um assunto específico, você pode enviar uma série de e-mails relacionados com temáticas diversas do mesmo assunto.

Encantar

Não é o fato de usuários se tornarem clientes que devem ser esquecidos. Pelo contrário. Devem ser cada vez mais nutridos por informação para que sejam sempre clientes.

Sempre importante enviar conteúdo personalizado, aplicar pesquisas de satisfação, coletar depoimentos, entre outros.

Portanto, a resposta para a pergunta por que o Inbound Marketing gera mais resultado, se deve ao fato dessa estratégia atender de maneira mais assertiva e qualitativa o comportamento do consumidor mais exigente e pesquisador nesses tempos digitais.

Jornalista Paulo Augusto Sebin – Especializado em marketing de busca e Inbound Marketing pela K2 Comunicação