A Importância da Geração de Leads para sua Empresa

A Importância da Geração de Leads para sua Empresa

1737
0
SHARE
homem mexendo no computador

  Este é um guest post da Infortask

Com o crescimento exponencial de pessoas conectadas às redes, um fato vem à tona em nossa sociedade: hoje em dia há mais informação e mais velocidade nas interações do dia a dia.

Isso significa que temos bem menos tempo para dar atenção a qualquer coisa, além disso estamos acostumamos a julgar e fazer decisões em questão de segundos.

Diante desse cenário comum, o que um negócio precisa fazer para se destacar entre os demais?

A resposta pode estar na geração de leads para sua empresa! (se quiser antes de tudo ler um pouco mais sobre o conceito de leads, clique aqui).

Veja agora por que é tão importante pensar estrategicamente sobre o assunto:

1.Funciona como um Feedback Instantâneo de sua Campanha Digital

O grande diferencial do Marketing Digital como um todo é a capacidade de mensurar resultados a medida em que eles acontecem.

Com o auxílio da tecnologia, hoje é possível saber muito mais sobre o nível de interesse que qualquer conteúdo que a sua empresa cria está gerando.

Saber por exemplo se as pessoas se interessam ao ponto de deixar seus e-mails em troca de um conteúdo seu, é sem dúvida uma boa medida para começar.

O melhor de tudo?É que é uma informação instantânea.

Por isso, um grande indicador de sucesso ou não da sua campanha digital pode ser a geração de leads.

Pense no seguinte: se você estivesse distribuindo panfletos para pessoas que passam na rua, como iria mensurar aquelas que foram de alguma forma impactadas?

Ou ainda, como você manteria contato com as pessoas que por ventura se interessaram pelo que você oferece?

A grande sacada do marketing digital é essa, você passa de uma ação passiva, na qual você apenas aguarda a possibilidade de eventuais pessoas que se interessam pelo seu produto irem até você, para uma ação ativa, onde você pode prospectar mais pessoas, criando relacionamentos mais duradouros com clientes através dos dados que você capta e das leads que você gera.

Com uma simples captura de e-mail você consegue mensurar o nível de impacto da sua chamada para ação (também conhecida como CTA) e ainda consegue um meio de manter contato com aquela lead, dessa forma você não “perde” a chance e nem o momento certo de manter contato com aquela pessoa. Pense nisso!

2.É essencial para Engajamento e Relacionamento com o seu Público-alvo!

Uma vez que você conseguiu capturar uma lead você pode agora ajudá-la a engajar mais com sua empresa.

Existem várias formas de fazer isso, mas a mais indicada é a criação de conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Uma tática que ajuda bastante na hora de criar conteúdo de valor é a de identificação de personas, esse conceito consiste no desenho de um perfil de lead que sua empresa pretende atingir, você pode usar ferramentas para isso e à partir daí botar a mão na massa.

Uma dica importante é produzir conteúdos que serão interessantes para sua persona e então entregar mais do que o esperado por ela, dessa forma você garante que a lead vai acessar, compartilhar e até indicar seu conteúdo para outras pessoas, aumentando a sua base e melhorando o relacionamento com o seu público.

Pode soar como muito trabalho a princípio, mas se você seguir bem os conceitos do Marketing Digital e focar bastante no planejamento, é bem provável que você consiga um retorno deste esforço mais rapidamente.

Pense em como entregar aquilo que você se comprometeu e seja realista.

Não adianta criar muito conteúdo com pouco valor, a quantidade não é o que dita o sucesso de uma campanha de geração de leads, o foco estará sempre na qualidade e na consistência dos conteúdos.

Ao entregar conteúdo de valor, você começará a juntar uma base cada vez maior de leads, a partir da qual é possível segmentar e nutrir mais pessoas ao longo do tempo.

Se o conteúdo for realmente bom, você vai criar o hábito em quem o recebe e assim fortalecer o engajamento das pessoas para suas páginas e seus conteúdos em geral.

Por isso é fundamental também organizar as entregas. Pense na produção de conteúdo como uma atividade constante na sua empresa.

Vale a pena investir algum tempo organizando as rotinas bem como o conteúdo que será entregue às leads.

Uma vez estabelecida a rotina de marketing é hora de segui-la!

Não existe fórmula pronta de sucesso que determina a quantidade de conteúdos necessários para se produzir, a dica aqui é ser constante sem ser invasivo e buscar sempre se atentar aos resultados gerados por cada conteúdo.

Não deixe também de ouvir o que o seu público alvo tem a dizer, incentive o feedback das leads, elas podem dar boas referências de conteúdo para você produzir.

3.É o primeiro Passo para uma Venda

Com uma base consolidada e crescente é muito provável que você comece a vender seus produtos e serviços através do conteúdo online.

Isso é muito bom, já que desta forma você pode mensurar os resultados de cada uma de suas campanhas do ambiente digital.

Outra dica importante para transformar suas leads em vendas é a de estudá-las, saber como elas se comportam e o que realmente tem engajado as pessoas da sua base.

Assim você pode vender ainda mais e fazer ajustes da sua estratégia de captura, tornando-a mais eficaz.

Conclusão

Em um mundo conectado, não existem mais desculpas para sua empresa não aproveitar as maravilhas da internet.

O marketing digital veio para ficar e o melhor de tudo é que hoje essa é uma alternativa viável, segura e até mais em conta que alguns meios tradicionais.

Através da geração de leads você pode aumentar a capacidade da sua empresa, tornando-a mais conhecida, além disso você pode criar uma base de pessoas interessadas no que você faz, prospectar novos clientes e vender mais.

O melhor de tudo é que você pode fazer isso tudo online, sem precisar sair de casa.

Com algum trabalho e dedicação você pode dar um verdadeiro salto de qualidade na sua empresa e deslanchar de vez nos negócios!

Comece a pensar na geração de leads para sua empresa agora mesmo!