ideias inovadoras

Quais impactos das ideias inovadoras no seu negócio

Você se considera uma pessoa criativa? Enquanto as respostas a essa pergunta, com certeza, variam bastante, é importante saber que é possível sim aprender a pensar de forma mais inovadora.

Você se considera uma pessoa criativa? Enquanto as respostas a essa pergunta, com certeza, variam bastante, é importante saber que é possível sim aprender a pensar de forma mais inovadora.

Isso derruba por terra alguns conceitos errados, como o de que ser criativo é um dom que não se aprende nem aperfeiçoa.

Por outro lado, há quem ache que a inovação é superestimada, e não há nada de errado em seguir apenas o que já está bem estabelecido no mercado.

O que você acha disso? Caso também pense assim, não vá embora ainda!

Vamos te mostrar como ideias inovadoras podem impactar o seu negócio e o que você pode fazer para tirar proveito disso. Vamos lá!

Por que ideias inovadoras transformam o seu negócio

Antes de mais nada, é preciso entender exatamente o que significa ter ideias inovadoras de negócio, pois ainda há muitas pessoas que têm um conceito errado sobre o assunto.

O que se passa na mente de alguns ao falar em inovação é que isso envolve depender exclusivamente da criatividade e desenvolver ideias geniais o tempo todo.

Mas pensar assim cria pelo menos dois problemas. De um lado, há quem passe a achar que inovar é algo praticamente impossível.

De outro, existe aquele empreendedor que busca um milagre para salvar seu negócio mal administrado, e pensa que a resposta está nesse conceito distorcido.

Longe disso, inovar é simplesmente encontrar uma forma diferente  —  e normalmente mais eficaz  —  de resolver problemas ou gerar valor para alguém.

E como isso pode transformar seu negócio? De muitas formas! Por exemplo, é possível aplicar esse pensamento na melhoria de processos internos, salvando tempo e recursos da empresa.

Além disso, você também pode encontrar novas formas de atrair e fidelizar clientes, aumentar as margens de lucro, transportar seus produtos com maior agilidade e assim por diante.

Sempre há algo a ser melhorado, e ter ideias inovadoras está entre as melhores formas de fazer isso.

9 dicas para te ajudar a ter mais ideias inovadoras

Está convencido de que ter ideias inovadoras é realmente um caminho interessante a seguir para ter mais sucesso com o seu empreendimento?

Agora chegou o momento de aprender algumas técnicas que te ajudarão a pensar de forma criativa com mais frequência e formar uma verdadeira cultura inovadora na empresa.

Veja 9 maneiras práticas de estimular o fluxo de ideias e fomentar a transformação no cotidiano da empresa:

Busque soluções em lugares diferentes

Fuja da ideia de que basta olhar para o mundo dos negócios ou para o seu próprio nicho de mercado a fim de encontrar as melhores soluções.

Esse pode ser um fator limitador na sua criatividade e poder de inovação. Antes, busque lugares bem diferentes do que está acostumado.

Pode ser desde um nicho totalmente diferente de mercado, a natureza, o mundo dos esportes, a cultura de outro país ou continente, qualquer coisa que te ajude a “sair para bem longe da caixa”.

Quer um exemplo de como isso funciona tão bem? Alguns dos produtos mais incríveis que existem hoje foram criados com base em criações e obras da natureza.

Esse é o caso do helicóptero, que imita as características de um Beija-flor.

O fato é que observar diferentes áreas de interesse expande os horizontes e é um dos melhores estimulantes para a criatividade.

Pratique o brainstorming

O brainstorming é uma das práticas mais conhecidas e utilizadas por quem deseja usar o pensamento criativo nas decisões de negócios.

Sua popularidade é tão grande também por se tratar de uma prática já antiga, e que tem se mostrado muito eficiente em empresas de todos os portes e segmentos ao longo do tempo.

Nós até recomendamos que você se aprofunde melhor nas técnicas mais indicadas de brainstorming, a fim de tirar o máximo possível dessa estratégia.

Há diversas técnicas diferentes de brainstorming, assim como alguns hábitos que devem ser evitados, mas o principal é entender o problema em questão e discutir soluções possíveis.

Mesmo sugestões que parecem completamente descartáveis podem servir como ponto de partida para a solução ideal e definitiva.

Abra sua mente para novas experiências

Além de realizar atividades profissionais que te permitam desenvolver um fluxo criativo maior, é importante também investir em experiências pessoais que contribuam para isso.

Como isso é possível? Por exemplo, ao sair para se divertir, por que não deixar os programas de sempre e buscar algo novo, diferente?

Que tal trocar de restaurante para variar? Tentar aquele hobby que você sempre teve curiosidade, mas nunca tinha tempo?

Tudo isso faz contribui para o processo de criação e servirá de base para que novas ideias lhe venham à mente quando menos estiver esperando.

Saiba até onde é possível arriscar

Ser arrojado também significa correr riscos de vez em quando, isso é inevitável.

Afinal de contas, inovar envolve percorrer territórios inexplorados ou escolher caminhos inusitados para sair na frente da concorrência.

Porém, causar impacto está longe de ser aventureiro e colocar tudo em risco só em nome da intuição. É preciso aliar a experiência e o conhecimento que você já tem com dados e análises precisas.

À partir daí será possível tomar boas decisões e saber até onde vale a pena arriscar em nome de uma ideia diferente.

Por outro lado, é preciso ter paciência até que as ações realizadas deem resultado, o que torna essencial ter um pensamento coerente e equilibrado, a fim de estabelecer esse limite.

Como resultado disso, você conseguirá criar como que um filtro ao longo do tempo, identificando com mais facilidade o que tem mais ou menos chances de dar certo.

Se cerque de pessoas inovadoras

Já falamos aqui sobre como é importante cultivar uma cultura inovadora no dia a dia do negócio, e isso passa diretamente pelas pessoas que você terá a sua volta.

Afinal, são as pessoas que fazem a empresa, certo? São elas que definem como atacar os problemas e gerar valor para os clientes todos os dias.

Logo, é impossível ter uma cultura de inovação sem pessoas que tenham essa mentalidade e estejam preocupadas em criar algo diferente, que possa mudar as regras do jogo.

Só assim é possível realmente explorar as possibilidades do pensamento inovador, quando ele está integrado em cada processo e há espaço para que as ideias provem seu valor por meio de resultados.

Mas e se o seu time já está formado, e não tem por hábito ser inovador?

Busque outras fontes de inspiração e aprendizado, consumindo conteúdo que estimule a criatividade e sirva de inspiração para que você continue.

E, por fim, coloque em prática o que está aprendendo, por fazer de si mesmo a figura que vai contagiar a todos na equipe a pensar diferente.

Simplifique o seu trabalho diário

Pode não parecer, mas complicação gera complicação, e essa é a última coisa que você precisa para ser inovador. Como assim?

Quanto mais complexa e bagunçada for a sua rotina, mais difícil será ter ideias que simplifiquem e facilitem a vida e o trabalho de outros.

Por isso, comece eliminando algumas das complicações diárias mais comuns: organize melhor sua agenda, deixe seu ambiente de trabalho em ordem, etc.

Você vai notar como será mais fácil pensar em soluções práticas e interessantes quando o ambiente em volta estiver melhor arrumado.

Se aprofunde nos problemas que pretende resolver

Podemos dizer que é impossível ter ideias inovadoras e que realmente funcionem sem conhecer a fundo os problemas que elas devem solucionar.

Não basta entender a situação de modo superficial, é necessário se aprofundar bastante e coletar o máximo de informações possíveis. Por quê?

Em certos momentos, os detalhes que parecem mais irrelevantes são os que carregam a chave para o problema.

Dessa forma, não deixe de procurar informações e entender bem o problema antes de tentar encontrar uma saída para ele.

Aprenda com a história

A história tem muito a nos ensinar a respeito de como um pensamento inovador pode resultar em grandes benefícios para a humanidade.

Isso pode ser usado nos negócios, desde que você encontre alguns exemplos disso e aprenda com eles. Novamente, não se prenda só a histórias de negócios.

Nem é preciso buscar apenas histórias que mudaram a história da humanidade.

Se você buscar saber mais sobre as experiências passadas de outros empreendedores que conhece, já estará aprendendo com a história deles.

Enxergue além do óbvio

Por último, um empreendedor inovador e criativo age como um jogador de xadrez. Como assim?

Um xadrezista tenta sempre prever as jogadas de seu adversário e planejar suas jogadas com algumas rodadas de antecedência.

Da mesma forma, busque prever como o mercado em que você está vai se comportar nos próximos meses e anos.

Quais problemas vão surgir? O que os concorrentes podem tentar para resolvê-los?

Esse pequeno exercício vai te ajudar a desenvolver uma visão mais completa e pensar em soluções mais inteligentes.

Sem dúvida, ter ideias inovadoras pode fazer toda a diferença no desempenho de um negócio. E cada uma dessas dicas vai ajudar você a se sair bem nesse respeito, traçando estratégias certeiras, encontrando soluções e respostas onde outros só veem problemas e dúvidas.

Agora que já sabe o poder da inovação, que tal começar a ver alguns exemplos práticos disso? Veja 5 ideias originais de negócio que deram muito certo!