ideias criativas

Como alavancar o sucesso de um negócio com as ideias criativas?

Alavancar um negócio, seja ele estabelecido ou novato, significa permitir que ele consiga crescer rapidamente e de maneira estruturada. Funciona mais ou menos como um impulso extra que leva o seu negócio a outro nível.

Alavancar um negócio, seja ele estabelecido ou novato, significa permitir que ele consiga crescer rapidamente e de maneira estruturada. Funciona mais ou menos como um impulso extra que leva o seu negócio a outro nível.

Além de permitir o desenvolvimento do empreendimento, a alavancagem também serve para deixar o negócio mais robusto e para vencer períodos de instabilidades.

Para que isso seja possível, é necessário pensar fora da caixa e utilizar ideias criativas para surpreender positivamente o mercado.

Não sabe por onde começar? Então veja a seguir algumas ideias criativas para negócios e saiba como alavancar seu negócio com elas.

Crie pacotes com ofertas diferentes

Vender um produto ou serviço da maneira tradicional é algo consagrado, mas nem sempre vai alavancar o seu negócio. Em vez disso, pense em formas de criar pacotes e ofertas diferentes.

Por exemplo: Ao se aproximar de uma data comemorativa que tenha a ver com o seu negócio, monte kits promocionais, que sejam mais vantajosos do que as compras individuais, mas que gerem mais receita para o negócio.

Uma empresa que fabrica chocolate e monta uma cesta de Páscoa, por exemplo, consegue gerar mais receita a partir disso.

Para quem vende serviços isso também é possível. Se a empresa é especializada em manutenção eletrônica é possível oferecer pacotes promocionais para conserto de TV e celular, numa espécie de combo.

Esse tipo de atitude faz com que o ticket médio dos clientes aumente, gerando mais faturamento para o negócio.

Esse tipo de ideia pode ser aplicado tanto quanto você vai abrir um negócio como quando você quer diversificar e surpreender os clientes.

Invista na geração de receita recorrente

A receita recorrente é importante para a alavancagem do seu negócio porque ela oferece mais robustez. Como há mais previsibilidade de recebimentos, o negócio consegue se planejar melhor para investir e para se preparar para o futuro.

Com isso, vale a pena investir na geração dessa receita. Se você oferece serviços, crie pacotes mensais, trimestrais e/ou anuais, fazendo com que os clientes se comprometam por mais tempo com o seu negócio.

Mesmo se você vender produtos dá para conseguir esse tipo de solução. Ao oferecer uma caixa mensal de produtos, por exemplo, o cliente pode assiná-la por um determinado período de tempo.

Isso aumenta o tempo de vida do cliente (ou lifetime value), gerando também mais receitas para o negócio.

Venda o atendimento altamente personalizado

Que o atendimento atualmente precisa ser personalizado e focado nos problemas e dores da pessoa de interesse para vender mais, provavelmente você já sabe.

No que você talvez ainda não tenha pensado é que isso pode se tornar uma forma de alavancar o seu negócio.

Ao vender o atendimento altamente personalizado é possível conseguir não apenas gerar mais receitas para o negócio, mas também gerar satisfação e sensação de exclusividade.

É o caso de oferecer um atendimento VIP para clientes que decidam pagar mais por ele. No caso de um serviço, por exemplo, criar um pacote VIP permite que o cliente tenha atendimento em casa ou em horários diferenciados.

Mesmo quem vende produtos pode investir nisso ao criar ambientes diferenciados. Porém, é importante que essa ideia seja trabalhada de maneira positiva de modo a instigar interesse em vez de apenas causar segregação.

Mude a forma como o ambiente de trabalho é usado

Hoje, escritórios altamente compartimentados em que cada pessoa fica limitada ao seu próprio espaço não funciona tanto quanto antes. Em geral, as pessoas querem interagir, debater ideias e buscar soluções de modo colaborativo.

Por isso, vale a pena mudar a forma como o ambiente de trabalho é usado em dois sentidos.

O primeiro é escolher mobílias e um layout que favoreçam a integração. Mesas contínuas funcionam melhor do que mesas únicas, assim como as divisórias perdem importância.

O outro sentido é garantir que as pessoas trabalhem a cada dia de um lugar diferente. Isso evita a sensação de rotina que pode acabar com a produtividade e favorece a interação entre pessoas.

Além de criar um ambiente de trabalho mais motivado e mais produtivo isso também faz com que o negócio seja alavancado devido à atuação mais assertiva e inovadora da equipe.

Mude a forma como recompensa funcionários

Em 2015, houve um gasto de quase 23 bilhões de dólares em programas de recompensa para funcionários. O motivo é bem simples: esse é um investimento que gera engajamento, motivação e produtividade, levando o negócio a produzir mais.

Ao investir nesse tipo de programa, portanto, você está dando chances de o negócio se alavancar.

Porém, para que isso seja possível nem sempre é necessário gastar muito dinheiro com comissões mais gordas ou com presentes caros.

Em vez disso, é possível apostar em folgas extras. Funcionários que batem a meta podem receber folgas a mais, que são tão valorizadas quanto um aumento salarial.

Também vale pensar em questões que ajudem a vida do funcionário, como oferecer descontos em estabelecimentos parceiros ou oferecer vales-presentes.

Use sua expertise para diversificar a sua atuação

O seu conhecimento de mercado pode servir para que o seu negócio expanda seus negócios e consiga atingir mais pessoas e gerar mais rendas.

Quando você torna seu negócio mais abrangente de maneira planejada, gera mais segurança e mais oportunidades de negócio.

Para entender melhor, pense em uma loja que possui várias filiais.

Nesse caso, a gestão pode investir em oferecer cursos e palestras para outros empresários que queiram franquear seus empreendimentos ou que queriam lidar com seus próprios negócios, por exemplo.

O mesmo vale para a prestação de algum tipo de serviço online.

Além de ajudar os clientes diretos relacionados à sua atuação é possível também ajudar outros profissionais e lucrar com isso.

É o que acontece com negócios que oferecem plataformas de ensino para mostrar como conseguir e atender clientes.

Com essas ideias, é possível alavancar o seu negócio de maneira consistente e diferenciada, saindo na frente dos concorrentes. Muitas das ideias, inclusive, têm baixo custo de implantação, o que as tornam ainda mais atrativas, especialmente em períodos de crise.

Sabe o que mais pode alavancar seu negócio? O marketing, especialmente o de conteúdo! Por isso, aproveite para ler nosso artigo sobre como o marketing de conteúdo pode alavancar o sucesso da empresa.