horário para postar no facebook

Horário para postar no facebook: Qual é o horário ideal?

Que as redes sociais são um ótimo meio para interagir, engajar e divulgar produtos ao consumidor, ninguém duvida. Afinal, o brasileiro gasta uma média de 650 horas mensais acessando as praças virtuais. Quando se fala em Facebook, a plataforma mais utilizada no País, os usuários passam mais de 6% do tempo útil conectados. Portanto, todo empreendedor já deve ter se perguntado: Afinal, qual o melhor horário para postar no Facebook?

Que as redes sociais são um ótimo meio para interagir, engajar e divulgar produtos ao consumidor, ninguém duvida. Afinal, o brasileiro gasta uma média de 650 horas mensais acessando as praças virtuais. Quando se fala em Facebook, a plataforma mais utilizada no País, os usuários passam mais de 6% do tempo útil conectados. Portanto, todo empreendedor já deve ter se perguntado: Afinal, qual o melhor horário para postar no Facebook?

Nesse artigo, você saberá como definir os melhores dias, frequência, horários e métodos para determinar suas ações na plataforma de Mark Zuckerberg.

Como saber qual é o melhor horário para um determinado tipo de negócio?

A primeira coisa que você precisa saber é que o horário ideal para postar no Facebook é relativo, ou seja, não existe um padrão autoritário que fará com que suas postagens orgânicas alcancem picos de engajamento.

Existem cases de fanpages que alcançaram números extraordinários interagindo com o público-alvo de madrugada, por exemplo, aproveitando a baixa concorrência no intervalo de tempo. Um bom exemplo é o de uma famigerada empresa de jogos eletrônicos, que percebeu que seus consumidores passavam muito tempo online entre as 1h e as 5h da manhã.

Ou como no caso de uma distribuidora de bebidas, cujo fluxo de mercadorias aumenta exponencialmente durantes os finais de semana.

Portanto, é recomendada utilização da análise de métricas para determinar o planejamento de ações do seu negócio. O Facebook Insights é a ferramenta oficial da rede social, criada exatamente para auxiliar empreendedores a obterem maior sucesso em suas estratégias digitais.

Para acessá-lo, vá até a sua página empresarial e clique em “Informações”, no canto superior esquerdo da tela. Você terá acesso a uma vasta quantidade de dados relativos a curtidas, compartilhamentos, comentários, alcance, cliques nos links, eventos, vídeos e até mesmo dados demográficos e de comportamento de seus seguidores.

Esse é um ótimo meio para nortear os dias, horários e tipos de posts que geram melhores resultados para o seu negócio. Mas essa ferramenta lhe permite também vislumbrar novas estratégias de mercado.

Com ela, é possível realizar testes para dimensionar o real potencial das suas publicações. Que tal programar a mesma postagem em dias e horários diferentes e comparar suas performances? Ou, então, mudar alguns pequenos elementos, como a linguagem, a chamada para a ação, trocando links com imagens por URL’s encurtadas, tamanho do texto, etc.

Esse dados lhe darão a oportunidade de experimentar e definir, por exemplo:

  • Datas
  • Horários
  • Tipos de post (Vídeo, imagem, links, etc.)
  • Linguagem
  • Tamanho
  • Formato
  • Variação de conteúdo
  • Frequência
  • Público-alvo
  • Chamadas para a ação
  • Plugins
  • Performance da concorrência
  • Estratégias de Facebook Ads
  • Etc.

Sendo assim, não é exagero dizer que o Facebook Insights é um oásis para as empresas. Basta você saber utilizá-lo a seu favor e os resultados virão. Existem outras ferramentas para tal, como o Scup, o HootSuite, o Seekr e o SproutSocial, que possuem versões gratuitas mas que podem passar a cobrar para dados mais exatos ou em maior quantidade.

Certo, entendi! Mas, afinal, há um melhor horário para postar no Facebook?

Embora existam diversas variações como nicho de mercado, região, faixa etária e comportamento do consumidor, há alguns costumes que geralmente são comuns à maioria das personas elaboradas por empresas.

Segundo gráfico publicado pelo Hubspot, a partir das 9h da manhã, horário em que a maior parte das pessoas estão no horário de trabalho, há um crescimento gradual do alcance das postagens.

Porém, os horários de pico de visualizações do Facebook são das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira, quando atingem o ápice da curva de engajamento. As extremidades desse intervalo geram mais curtidas e mais compartilhamentos, respectivamente.

Os melhores dias são durante a semana, com melhores resultados nas quintas e sextas-feira. No último dia da semana de trabalho, o chamado “Índice de Felicidade” chega a aumentar até 10%.

No Facebook Ads, você pode entrar na aba “publicações” e acessar “quando os fãs estiverem conectados” para saber quando a sua base de seguidores costuma estar online e realizar experimentos nesse período.

O melhor horário para postar no Facebook – Versão Mobile

Em 2015, o próprio Facebook divulgou uma pesquisa revelando dados sobre a utilização da plataforma no Brasil. Segundo o relatório, 62 milhões de brasileiros acessam a rede social diariamente. Destes, 52 milhões o fazem através de dispositivos móveis.

Essas informações confirmam a tendência de que o Facebook apresenta-se como uma segunda tela. As pessoas acessam seus perfis durante o trabalho, enquanto realizam outras atividades no computador, assistem televisão ou aguardam em uma fila de banco.

Isso revela que o alcance ao público-alvo pode ser otimizado em diferentes horários. Portanto, é preciso aproveitar a oportunidade para adequar-se aos dispositivos móveis, facilitando os processos e a jornada do cliente através de tablets, smartphones e notebooks.

Qual a melhor frequência para postar no Facebook?

Segundo uma pesquisa realizada pela Bitly, um dos mais utilizados encurtadores de URL’s do mundo, é possível mensurar o tempo de duração de um post no Facebook, ou seja, até quando ele será efetivo.

É claro que o tempo de vida varia de acordo com a qualidade e o engajamento do post, mas é possível medir através de uma variável que o encurtador chama de “meia vida”. Esse é o ponto em que um post recebeu metade dos cliques que ele obterá no total, que são conquistados nas primeiras 3h12 de duração.

Portanto, tendo em vista que a divulgação exagerada de posts pode prejudicar o desempenho de outras postagens e que o brasileiro passa em média 9h diárias na internet, é recomendado que se faça de 1 a 2 postagens por dia.

Pronto! Agora você já sabe como definir o melhor horário para postar no Facebook! E é sempre bom lembrar: analisar os resultados e realizar testes é sempre o melhor caminho para alcançar o sucesso nas redes sociais. A mensuração e os reajustes podem ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso nas sua estratégia!

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