Home office: O melhor local para montar o seu

O artigo de hoje foi escrito pela autora convidada Bruna Rodrigues

Trabalhar em casa não está entre as tarefas mais fáceis e quem começa a empreender dessa forma sabe disso.

É claro que fatores como não perder horas no trânsito ou ter que usar terno e gravata têm lá suas vantagens, mas alguns pontos podem atrapalhar bastante a vida e a produtividade de quem tem um home office.

Por isso, preste atenção nas dicas do Saia do Lugar e deixe sua produtividade a mil!

Primeiros passos – Disciplina

Além das premissas básicas, como por exemplo manter um horário de trabalho e estruturar uma rotina, ter um ambiente específico que te ajude com a disciplina pode ser a peça que falta para que seu trabalho renda de acordo com o que planeja.

Sim, dependendo do que você faz, é possível escolher o horário conforme o que melhor convier, tanto em suas habilidades (tem que gente que trabalha mais disposto pela manhã, por exemplo), como flexibilidade, ou então adaptar-se ao melhor horário para falar com clientes, etc.

Mesmo com essa possibilidade, às vezes alguma coisa pode faltar para que você cumpra prazos e determinadas metas – vale prestar bastante atenção às necessidades para identificar o que te atrapalha. É também fundamental ter consciência e fugir das distrações.

Aliás, falando em metas, elas são fundamentais para quem investe em um home office. Muito já se falou que, não é porque você trabalha em casa, que pode acordar, pegar seu notebook e simplesmente ligar a TV.

Não!

O ambiente de trabalho em casa tem que ser respeitado como tal e as metas podem ajudá-lo a focar com disciplina. Estipule, por exemplo, uma meta diária de resultados e não encerre o expediente até que ela seja alcançada. Muitas vezes, somos movidos por desafios.

O ambiente – Conforto

Um dos grandes segredos é que esse ambiente seja chamado de seu. E somente seu.

Não há muito espaço ou divide um apartamento com alguém? Sem desespero!

Lembre-se que. se houver um cantinho silencioso, com uma decoração aconchegante e seus objetos pessoais, você se sentirá bem e à vontade – o que, obviamente, é benéfico para sua produtividade.

Decorar um home office não é tarefa difícil, basta pensar mais em sua comodidade do que no design; se o ambiente for confortável, a decoração estará em harmonia.

Um dos primeiros itens a se preocupar é a cadeira em que você vai sentar. Como você passará muitas horas por dia sentado, é importante que ela não te deixe com dores nas costas, por exemplo.

Se seu home office é pequeno, um modelo acolchoado e ergonômico (como este, à venda na Staples) é ideal. Se você tem um espaço maior, uma cadeira presidente pode ser uma boa opção.

Não se esqueça da necessidade de uma mesa adequada e utensílios de escritório práticos. Tome cuidado com a altura da mesa – é importante que ela deixe o computador na altura dos seus olhos – e com a iluminação ideal para evitar o cansaço das vistas. Veja alguns exemplos:

Exemplo de home-office

Fotos: reprodução: Pinterest

Planejamento – Organize as tarefas

Você não planeja nada e apenas recebe o que vai executar no susto?

Esse comportamento pode até funcionar durante os primeiros dias de trabalho, no entanto, se acontecer alguma coisa que saia do controle (como alterações não previstas), um processo bem organizado vai fazer falta, acredite.

A importância do planejamento e da organização está além de uma planilha ou horários estabelecidos: começa lá no ambiente que falamos um pouquinho acima. Basta pensar que neste espaço a única coisa que será feita será o seu trabalho.

As vantagens são inúmeras: ao escolher o canto de trabalho e prepará-lo para tal, trate aquele local como se fosse um ambiente alheio ao resto da casa. Coisas espalhadas por todo o canto neste ambiente? Nem pensar! Ele tem que ser adaptado para ter somente coisas relacionadas ao trabalho.

Portanto, televisores e outros aparelhos eletrônicos como videogames ou blue-ray estão fora de cogitação. Nada ali deve tirar seu foco. Ter uma cama neste ambiente também não é aconselhável, uma vez que a preguiça pode bater e aquele tão sonhado cochilo pode ser mais tentador.

Com disciplina e ambiente adequados, seu home office renderá muito mais frutos. E pode ter certeza: sua produtividade aumentará com este costume.

E aí, preparado para arriscar?

Tem outras dicas para render mais no Home Office? Deixe nos comentários!

P.S.: Créditos da imagem do home-office Shutterstock

comments powered by Disqus