habilidades empreendedoras

8 habilidades empreendedoras que devem ser desenvolvidas para ter sucesso

Acompanhe neste post 8 importantes habilidades empreendedoras que são ideais para você construir uma empresa bem-sucedida.

Você sonha em ter um negócio só seu. Já ouviu falar do assunto do momento, o empreendedorismo, e se informou sobre como construir sua própria empresa. Você sabe que com força de vontade e determinação é possível tirar seus sonhos do papel.

Mas é bom não se deslumbrar: empreender não é tarefa fácil e não é tão simples como muitos sugerem por aí. Além de trabalhar muito para chegar lá, você vai precisar ter disciplina, coragem, persistência, controle financeiro, entre outras coisas. Ou seja, você vai precisar dominar várias habilidades empreendedoras fundamentais para levar seu negócio para o caminho do sucesso.

Quer conhecer mais algumas dessas qualidades? Veja agora 8 importantes características que todo empreendedor deve possuir para construir uma empresa bem-sucedida.

Lidar com pessoas

Não importa qual o ramo de atuação do seu negócio, saber lidar bem com pessoas é primordial. Mesmo quem não tem contato direto com os clientes, precisa saber como tratá-los da melhor forma possível.

O empreendedor também deve ter a sensibilidade para conviver com seus colegas de trabalho. Não é preciso nem falar que mau humor e cara feia desmotiva a equipe, não é?

Sem contar que, se precisar gerenciar uma crise de imagem, por exemplo, ser educado e ter a postura adequada pode fazer a diferença.

Pensar estrategicamente

Agir sem pensar não é uma boa ideia. Especialmente se estamos falando de seu negócio. Por isso mesmo é bom colocar todas as ideias no papel e a partir daí traçar um planejamento focado em estratégia.

Neste sentido, é bom ter uma noção de marketing. Já ouviu falar na jornada do cliente? Pois devia! Ela é um ótimo indicador para guiar sua estratégia de negócio.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, em que seus clientes têm acesso a uma infinidade de informação todos os dias, saber como a mente deles funciona na hora de adquirir determinado produto ou serviço é um diferencial que vai te colocar à frente no mercado.

Cuidar das contas

Muitos acreditam que essa é a parte chata quando se fala em empreender. De fato, ela requer uma boa noção sobre legislação e tributos. Com isso, muitos entregam essa obrigação a contadores e empresas especializadas no assunto.

Não há nada errado nisso. O problema maior é que, ao terceirizar o serviço burocrático, grande parte das pessoas abre mão de ficar de olho nas finanças da empresa. E aí abre-se uma brecha para perder o controle sobre os gastos.

Saber cuidar das finanças do seu empreendimento pode evitar muita dor de cabeça e, caso haja algum imprevisto, você vai saber resolver sem se sentir desnorteado. Vale lançar mão de uma planilha de planejamento financeiro para não se perder entre as cifras.

Planejar o futuro

Quantas vezes você ouviu a máxima: “melhor prevenir do que remediar”. Isso significa que pensar sempre à frente é a chave de um futuro bem-sucedido. Melhor do que ficar apagando incêndios é traçar um plano bem-feito para evitar que eles aconteçam, concorda?

Portanto, defina metas para o curto, o médio e o longo prazo. Converse com cada equipe e veja quais são as perspectivas de crescimento. Estabeleça junto com seus colaboradores objetivos desafiadores — mas realistas. Viva sempre o presente do olho no futuro.

Lidar com risco

Apostar sempre no que é mais seguro pode te fazer perder grandes oportunidades. Quem se arrisca tem mais chances de crescer. Contudo, não é para sair tomando decisões precipitadas. É preciso reconhecer e estudar o risco.

Acreditar numa proposta inovadora, adotar uma tecnologia nova ou mudar a forma de vender seu negócio podem ser alguns caminhos para se arriscar em busca de crescimento.

O risco também está ligado à capacidade de lidar com imprevistos. É o famoso plano B. Deste modo, mais uma vez fica clara a importância de ter seus passos descritos em um planejamento detalhado.

Analisar dados

Examine os números do seu negócio constantemente. Quantidade de clientes, vendas mensais e visitas diárias ao seu site são algumas das métricas que você deve prestar bastante atenção.

Esse acompanhamento frequente pode te ajudar a promover melhorias na promoção do seu produto ou descobrir um entrave que está impedindo sua equipe de desenvolver um bom trabalho, por exemplo.

Mesmo que lidar com números não seja o seu forte, é importante ter estes parâmetros alinhados. Afinal, é a partir deles que você vai conseguir verificar se seus esforços estão dando certo e seu negócio está evoluindo.

Inovar sempre

Parece meio óbvio falar disso. Mas muita gente se perde pelo caminho e acaba se acomodando em fazer somente o “arroz com feijão”. Sabe aquela frase “em time que está vencendo não se mexe”? Não é bem assim.

Você não precisa ficar sempre buscando formas superinovadoras para aplicar ao seu modelo de negócio. Mas é importante estar atento às mudanças e se adaptar a elas.

Imagina o que seria dos jornais impressos se não tivessem acompanhado o avanço da internet? Existem mudanças que são muito benéficas e é preciso considerar as oportunidades que surgem para crescer.

Saber como investir

Você controla muito bem seu fluxo de caixa, tem uma visão estratégica bem definida e consegue ter uma equipe muito engajada, ou seja, seu negócio está caminhando a todo vapor.

Com o capital fluindo bem, nada mais lógico do que saber onde investi-lo na empresa para manter o negócio no pique de crescimento. Saber como investir dinheiro é essencial para o empreendedor que quer ver seu sonho prosperar.

E para definir onde e qual o valor do investimento, você precisa ter conhecimento de todas as outras dicas citadas acima. Sua visão estratégica, a análise de risco, seu planejamento e os dados coletados devem ser examinados em conjunto para permitir que você tome a decisão mais acertada na hora de investir.

Este não é um guia que você é obrigado a seguir à risca e sim um norte para te ajudar a empreender de maneira mais fluida. Mas uma coisa é certa: com essas habilidades bem desenvolvidas você estará mais próximo de ter êxito como empreendedor!

Gostou das dicas? Agora que já sabe quais as habilidades empreendedoras fundamentais que um bom empreendedor deve ter, que tal se inspirar em grandes nomes de sucesso?

Autoria: Ana Cláudia Inez, graduada em Relações Públicas, mestre em Processos Comunicacionais e estudiosa do mercado de ações. Integrante da equipe Toro Radar, é responsável pela comunicação e relacionamento da empresa com parceiros em todo o país.