glossário do empreendedorismo: computador, livro, trabalho.acaba de desembarcar no mundo do empreendedorismo, vai se deparar com diversas palavras em inglês e termos tecnológicos, que ao primeiro olhar podem não fazer qualquer sentido.

">

Glossário do empreendedorismo: 55 termos que todo empreendedor precisa saber

Preparamos para você um glossário do empreendedorismo com todos os termos que você precisa saber desse mundo dos negócios.

Se você acaba de desembarcar no mundo do empreendedorismo, vai se deparar com diversas palavras em inglês e termos tecnológicos, que ao primeiro olhar podem não fazer qualquer sentido.

Para te ajudar a não confundir mais startups com MEI, ou business plan com business model, você verá a seguir todos os termos do mundo do empreendedorismo que você precisa saber!

Glossário do empreendedorismo:

A

Aceleradoras

Aceleradoras são instituições de capital privado que financiam empresas e startups com alto potencial de crescimento.

Além de apoio financeiro, as incubadoras do século XXI, oferecem mentoria e treinamento para que o negócio consiga se desenvolver.

Em troca essas instituições ganham visibilidade e de 5% a 15% das cotas das empresas que oferecem suporte.

Aporte

De maneira geral, aporte é um subsídio dado para determinados fins. Para empreendedores, é o investimento financeiro investido na sua empresa.

B

Benchmarking 

Processo de avaliação de uma empresa em relação à concorrência.

É feito através de uma investigação minuciosa, com foco em identificar os diferenciais competitivos e características dessas empresas, com o intuito de aperfeiçoar os seus próprios métodos e produtos.

Bootstrapping

Processo no qual o próprio empreendedor financia os gastos, ideias, pagamentos e projetos da sua empresa, sem contar com a adição de capital externo de outras instituições.

Business model

Utilizado na fase de criação de uma empresa, o business model traz as técnicas e processos que os empreendedores precisarão enfrentar para tirar as suas ideias do papel, como as atividades realizadas, o relacionamento com os clientes, a situação do mercado, os custos e orçamentos, dentre outros aspectos.

Business plan

É o plano de negócios das empresas. É ele quem delimitará como será feito o seu business model.

Esse planejamento traz os dados da empresa, sócios, descrição de produtos e serviços, estratégias de comunicação e marketing, métricas, e assim por diante.

O business plan geralmente é o documento apresentado para investidores durante a apresentação da empresa.

C

Capital de giro

São os recursos utilizados para cobrir cursos extras da empresa e para mantê-la caso haja problemas, períodos de recessão ou quando a receita de clientes está baixa.

Esse investimento é responsável por manter a sustentabilidade da empresa, mesmo em fases difíceis.

Captação de recursos

Como o nome sugere, captar recursos é o esforço feito para obter investimentos, seja através de empréstimos bancários, fundos de financiamento ou investidores-anjo.

Canvas

O método Canvas é um modelo de negócios, ou business model, muito utilizado no mundo empreendedor.

Sua estratégia consiste em planejar e desenvolver os valores e metas de uma empresa, através de um mapa visual formado por nove blocos com tópicos como: segmentação de clientes, custos, recursos e parcerias, fontes de receita, atividades principais, dentre outros.

Cloud computing

Cloud computing é o nome em inglês para “computação em nuvem”.

A expressão se refere ao uso da memória, e processamento, de servidores e programas de internet seja para armazenar arquivos ou acessá-los de maneira mais prática.

Coworking

Espaços compartilhados por empreendedores e outros profissionais, voltado para a troca de ideias e conhecimento.

Crowdfunding

Uma tendência atual de empresas e startups que estão em busca de um financiamento para tirar as suas ideias do papel, o crowdfunding, também chamado de financiamento coletivo, é feito através de plataformas online especializadas.

É a famosa “vaquinha”, mas nesse caso são oferecidas recompensas e, em muitos casos, a oportunidade de o consumidor testar os produtos da empresa antes que eles cheguem ao mercado.

Customer Development

Empresas iniciantes costumam enfrentar problemas ao definir seu modelo de negócios por fazerem uma visão errônea sobre o mercado em que atuam.

O Customer Development permite que tudo possa ser testado, validado e mudado quando preciso, mesmo que o produto já tenha sido lançado.

D

Deal Breaker

É o fator crucial que impede uma negociação seja fechada, é o momento da quebra de um acordo e um dos maiores pesadelos dos empreendedores.

Drag along

Cláusula dos contratos societários que exige que sócios minoritários vendam suas partes das empresas para compradores, caso os majoritários também o faça.

Due Diligence 

É um processo de auditoria feito por investidores, no qual são avaliadas todos os setores, business model, business plan e até as possíveis irregularidades de uma startup.

É uma etapa delicada, geralmente feita por especialistas.

E

Earnout

Acordo específico que garante a atuação em uma empresa e uma compensação financeira para um empreendedor, caso ele venda o seu negócio.

Escalabilidade

É a capacidade de replicar um produto, ou serviço, de maneira rápida e efetiva, com o intuito de atender um mercado consumidor de massa ou um grande público.

E-commerce

Nome em inglês para “comércio eletrônico”, o e-commerce é uma palavra importante para empreendedores por ser uma das maneiras mais rentáveis de ter o próprio negócio.

Com ele é possível expor e vender os seus produtos por meio de dispositivos móveis e computadores, através de plataformas eletrônicas.

São verdadeiras lojas virtuais em que o consumidor pode comprar sem sequer sair de casa.

F

Franquias

Pode não ser uma novidade, mas as franquias devem fazer parte do glossário do empreendedorismo.

O sistema de negócios se dá quando o proprietário de uma marca cede a outro empresário o direito de vender e distribuir os seus produtos, sempre seguindo um modelo padrão e regras de conduta próprias da marca.

Funil de vendas

O funil de vendas é um modelo que permite identificar cada etapa do processo de vendas e criar estratégias próprias para atrair potenciais clientes e transformá-los em consumidores reais.

G

Google Analytics

Essa ferramenta do Google é utilizada para acompanhar as visitas e conversões de uma empresa no mundo virtual, e especialmente, dos seus concorrentes.

Growth Capital

É um investimento feito com o intuito de apoiar o crescimento de uma empresa, após ela ter seus produtos e serviços lançados no mercado e já ser conhecida pelos consumidores.

Growth Hacking

Um novo conceito de marketing de conteúdo que preza pelo dinamismo, uso da criatividade e gestão tecnológica inovadora para desenvolver marcas, estratégias e, principalmente, melhorar a experiência dos usuários.

H

Hurdle Rate

O hurdle rate é uma taxa mínima que um investidor espera receber após apostar e financiar um negócio, de acordo com a sua taxa de risco.

I

Incubadora

Assim como as aceleradoras, as incubadoras são instituições privadas ou governamentais que auxiliam micro e pequenas empresas, com ideias, networking, aconselhamento e capital para desenvolverem o seu negócio.

Investidor-anjo

São profissionais experientes que acreditam, e possuem capital disponível, para investir em empresas iniciantes.

Em troca eles recebem um percentual da empresa investida.

Além do dinheiro, esses investidores trazem toda a infraestrutura, mentoria e contatos para fazer o negócio que investiram prosperar.

J

Joint venture

Parceria entre duas empresas com o objetivo de obter lucros financeiros ou operacionais.

K

KPI

É a sigla correspondente a  Key Performance Indicator, ou Indicador de Chave de Desempenho, que mede o desempenho de todos os processos de uma empresa para colaborar com o cumprimento de suas métricas e objetivos para o futuro.

L

Lean startup

Lean startup é um conjunto de processos utilizados por empreendedores para desenvolver produtos e atingir mercados com a máxima eficiência, através do ágil desenvolvimento de softwares, adoção de códigos abertos e desenvolvimento de produtos – que contam com a interação direta dos seus consumidores ou clientes.

Love Money

O nome carinhoso se refere ao aporte captado por empreendedores com a ajuda das pessoas mais próximas: amigos ou familiares.

Nesse caso não há necessidade de um contrato ou uma avaliação objetiva dos riscos do negócio.

Tudo é baseado na base da confiança e crença no sucesso daquela empresa.

M

Marketing Digital

Elemento essencial para qualquer empresa, especialmente as que estão começando.

O marketing digital engloba as ações de comunicação e interação online de uma empresa com o seu público, seja através do mobile, da internet ou dos meios digitais.

Meetup

Encontro de integrantes de comunidades de startups ou empreendedores de pequenas e médias empresas, para discutir ideias, trocar experiências e aumentar o networking.

MEI

Sigla referente a Micro Empreendedor Individual.

É a condição de grande parte dos empreendedores brasileiros, que trabalham por conta própria e se firmam como empresários após trabalho árduo e muitos desafios.

Métricas

As métricas são sistemas que permitem mensurar o desempenho das ações de marketing de uma empresa, tendências e comportamentos do público.

Essas estratégias podem medir o resultado de uma campanha, melhores oportunidades de negócios e a resposta da clientela.

Mentor

É a figura mais importante para empreendedores que estão começando os seus negócios, mas que ainda lidam com a falta de conhecimento, insegurança e desafios do mercado.

O mentor é responsável por orientar as melhores decisões, propor ideias inovadoras e estruturar o plano de negócios.

N

NDA (Non-Disclosure Agreement)

É um acordo de confidencialidade sobre as cláusulas e informações da negociação entre as empresas e os seus investidores.

Esse sigilo é garantido através de contrato, que reforça que dados importantes não cheguem ao conhecimento público.

Networking

De uma maneira mais simples, é a rede de contatos e relacionamentos que os empreendedores conseguem manter com profissionais, fornecedores e potenciais clientes que podem beneficiar o seu negócio.

É um dos termos mais importantes do glossário do empreendedorismo, e um dos impulsos que as startups e microempresas precisam para o seu crescimento.

Newsletter

Boletim informativo comum em sites, que reúne e distribui posts e informações para os seus leitores e clientes.

O

Open Source

Um software de código aberto que pode ser utilizado para a criação de programas importantes no desenvolvimento tecnológico de uma empresa

Outsourcing

É a expressão em inglês para o que conhecemos como terceirização.

Ou seja, é a ação na qual uma empresa é contratada para desenvolver uma área específica de outra empresa.

P

Patente

O título de propriedade temporária sobre uma invenção, nome ou ideia, para evitar roubos e plágios.

É concedida pelo Estado, que pede aos seus criadores um documento detalhado com todo o conteúdo técnico do que está sendo protegido.

Pitch

É a breve apresentação realizada por empreendedores, principalmente para investidores, quando precisam mostrar o seu produto, a missão da sua empresa e o potencial do seu negócio.

PME

A sigla que se refere as pequenas e médias empresas, que contam com até 49 e 249 colaboradores, respectivamente.

R

ROI

Sigla para Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento, em português.

De uma forma mais simples é a relação entre o que foi investido e o lucro em ações e campanhas de marketing.

Royalties

É o valor cobrado pela utilização do nome e estrutura de uma empresa para os seus franqueados.

Esse pagamento costuma ser feito mensalmente e corresponde a uma porcentagem do faturamento dessas franquias.

S

SEO (Search Engine Optimization)

Conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de sites e e-commerces em mecanismos de busca como o Google.

Spin-off

Criação de um negócio novo com base em uma empresa maior chamada de empresa-mãe.

Stakeholders

Os stakeholders são todas as pessoas que possuem uma participação direta, ou indireta, na criação e dia a dia de uma empresa.

Como parte desse segmento estão os clientes, os fornecedores, os acionistas, os colaboradores, os sócios, até outros setores da sociedade como órgãos públicos e governamentais.

Startups

Todo empreendedor já deve ter falado pelo menos uma vez sobre as startups.

Essa denominação tem sido amplamente utilizada para definir negócios iniciantes e com alto potencial de crescimento da área de tecnologia.

Suas principais características são nascerem de uma boa ideia e serem extremamente inovadoras.

A maioria dos empreendedores que escolhem desenvolver projetos nesse segmento conta com poucos recursos e uma equipe reduzida, tendo como aliados o seu próprio “feeling”, conhecimento, habilidades e coragem de se arriscar em um mercado incerto.

T

Term Sheet

Documento que traz todos os termos e condições que fizeram parte do acordo entre empreendedores e investidores-anjo durante o processo de negociação.

Simplificando: são os contratos comuns a qualquer parceria que envolve investimento financeiro e de recursos.

V

Valuation

É o termo em inglês para a “avaliação” sobre o valor de mercado de uma empresa.

Esse processo é baseado em estimativas, sob as quais analistas recomendam a compra, ou não, das ações desse negócio na bolsa de valores.

Validação

É uma espécie de suporte e uma forma de aprovação do trabalho, atendimento e serviço oferecido por uma empresa.

É um exercício constante e o principal objetivo de negócios que estão começando, pois garante que o que estão fazendo está trazendo resultados, e segue no caminho certo.

VC (Venture Capital)

Tradução para ‘‘capital de risco’’, os VC’s são recursos investidos para financiar os primeiros passos de uma empresa para que ela consiga se expandir.

W

Webinar

É uma das formas de comunicação mais recentes do mundo virtual.

A videoconferência possui apenas uma via e permite a interação entre usuários através de um chat, onde se pode enviar perguntas e comentários que são respondidas ao vivo pelo palestrante.

Esse tipo de “palestra virtual” tem sido muito utilizada por startups para compartilhar dicas e informações com o público e com outros empreendedores.

Gostou do nosso glossário? Então não deixe de conferir o guia completo para a gestão financeira da sua empresa!