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Gestão e negócios: jogando alguns clichês ao mar

Por: Gustavo Chierighini, publisher da Plataforma Brasil Editorial.

Por: Gustavo Chierighini, publisher da Plataforma Brasil Editorial.

Meus caros, em períodos de tempestade e turbulências, nada seria mais natural para gestores e empreendedor, do que um exame cuidadoso das táticas e métodos a serem adotados na estrada a ser percorrida.

Modinhas e inovações requentadas

Em meio a modinhas e inovações requentadas de última hora, ninguém quer experimentar o fracasso (por maior que seja seu efeito didático).
É evidente que 10 entre 10 profissionais buscam o êxito nos seus empreendimentos e projetos, e neste caso fazer melhor, ou fazer diferente, pode ser justamente a peça do quebra-cabeça que faltava para uma execução brilhante e singular.

Mas o tiro pode sair pela culatra

Contudo, vale a pena observar algumas realidades.
A regra é a de que não há regra, a não ser o valioso e atemporal “bom senso” que é primo-irmão do “senso crítico”, e primo de segundo grau da saudável desconfiança.

Os maiores clichês

Desta vez faremos a nossa abordagem a partir de alguns clichês muito propalados, mas que merecem um olhar de lupa. Vejamos:

1. “Líderes induzem, mas jamais dizem o que deve ser feito”

Sim, estamos na era onde as habilidades de liderança pouco a pouco diluem as antigas capacidades dos “chefes clássicos”.
Tudo bem, mas um líder que não consegue exercer nenhum comando nos momentos críticos, ou nos pontos de inflexão, pouco vai servir para levar a cabo um projeto ou empreendimento ambicioso.
Além do mais, se todos são líderes, quem vai dizer o que deve ser feito?
Ou melhor, se ninguém disser o que deve ser feito, teremos que contar com uma organização onde as pessoas se movimentam e atuam de forma automática e em absoluta sintonia de adivinhação? Improvável.

2. “Toda inovação é bem-vinda”

A afirmação é linda, e muitas vezes bate com a realidade, principalmente naqueles casos de aplicação tecnológica imediata na vida cotidiana.
Um olhar de microscópio.
No entanto, quando a inovação ocorre no mundo dos conceitos e práticas de conduta, outra vez, um olhar cuidadoso pode proteger você do desperdício de tempo e de dinheiro.
Por um simples motivo: aquilo que pode ser excepcionalmente aplicável em uma empresa, pode ser destrutivo em outra.
Práticas que tornam o trabalho mais produtivo em uma organização, podem travar completamente outros ambientes.
O fato é que a singularidade produtiva de cada caso, negócio ou projeto, deve sempre nos empurrar a criticar padrões empacotados. Sem isso nos transformamos em “micos” corporativos.

(Em tempo, o nazismo foi na sua época entendido como uma inovação do pensamento político)

3. “A disciplina mata a criatividade”

Esta afirmação encampa uma bobagem tão grande, que vou abreviar o comentário sugerindo que leiam sobre a vida e a obra de Leonardo DaVinci;

4. “Depois de uma crise, colheremos anos de bonança”

De todos os clichês mais comuns, esse é um dos mais perigosos.
Ele esconde a realidade de que “a bonança” é construída com disciplina econômica, planejamentos criteriosos e dever de casa feito. Ela não vai nascer do nada.
Ao enfrentarmos uma crise, sem o devido aprendizado, o que colheremos a diante será uma crise ainda pior.

5. “Larguei a vida corporativa para tocar meu próprio negócio e com isso levar uma vida mais equilibrada”.

Poucas afirmações são tão desconectadas da realidade do que essa. A não ser que o empreendedor em questão seja de mentirinha.
Empresários de verdade invariavelmente sacrificam, e muito, a vida pessoal e seu equilíbrio, em prol dos seus sonhos e projetos, colhendo no dia a dia algumas aflições, uma boa dose de ansiedade e medo
Não se pode ter tudo na vida.
E é bom esclarecer que, mesmo assim, com tudo isso, ainda preferem viver nesse redemoinho. Sim, não se pode ter tudo na vida;

6. “Investidores gostam de risco”

Afirmação falsa. Talvez isso aconteça com o investidor ficcional retratado em alguma obra cinematográfica ou da dramaturgia soft.
Investidores de verdade fogem dos riscos e das incertezas.
Porém como é impossível evitá-los, aprendem a aplicar seus recursos em cenários compostos pela melhor composição de riscos/ incertezas.
Não é por outro motivo que governos muito interventores da economia e que a todo momento mudam as regras do jogo acabam por afugentá-los.
O resultado? Como sempre, “crises econômicas”.

Ao assumir verdades absolutas, enterramos talvez a engrenagem essencial de nossa inventividade.
Resumindo, não podemos abdicar jamais de uma máxima:
Clichês existem para serem questionados, colocados a prova, e muitas vezes derrubados.
Até o próximo.

Quer saber mais sobre modelos de negócio? Leia o nosso guia sobre o assunto!