gerente de comunidade

O dia a dia de um Gerente de comunidade!

Todo ano são divulgadas listas das empresas com a melhor reputação do mercado mundial. Dentre a série de fatores que tornam essas organizações “queridinhas” se destaca o relacionamento com o seu consumidor e com os seus colaboradores.

Todo ano são divulgadas listas das empresas com a melhor reputação do mercado mundial. Dentre a série de fatores que tornam essas organizações “queridinhas” se destaca o relacionamento com o seu consumidor e com os seus colaboradores.

E para garantir que essa parceria funcione da melhor maneira existe uma pessoa por trás da comunicação e criação de estratégias: o community manager, mais conhecido como gerente de comunidade.

No post de hoje falaremos sobre a atuação desse profissional e a sua importância para empresas de todas as áreas. Confira!

O que faz um gerente de comunidade 

Como já antecipamos no início do texto, o gerente de comunidade é responsável pelo relacionamento entre a empresa e a comunidade que se relaciona diretamente com ela. E dentro desse círculo não se encontram apenas os clientes, como também fornecedores, terceirizados, possíveis clientes, imprensa e os próprios colaboradores.

Seu papel principal é garantir uma humanização dessa empresa. Fazer com as pessoas que se relacionam com ela tenham confiança e sintam que fazem parte de uma comunidade bem estruturada.

Um dos espaços favoritos de atuação desse profissional é a internet. Através dela, ele também garantirá que a presença online de uma marca seja positiva, além de apresentar estratégias para que as pessoas que ainda não a conhecem, ou não se relacionaram com ela, se sintam atraídas.

Importância de um gerente de comunidade para uma empresa 

Muitas marcas destroem a sua reputação no mercado por se dedicarem à comunicação apenas no processo de vendas. E com o passar do tempo começam a negligenciar o bem-estar dos seus colaboradores, não atendem as necessidades do cliente e não trazem inovação ou possibilidade de crescimento para a sua comunidade.

Além de se certificar de que esse cenário não defina a sua empresa, o gerente de comunidade é quem investe em estratégias de comunicação que atraíam novos clientes, parceiros e colaboradores. Sua atuação é fundamental para:

  • Fornecer os subsídios para que as pessoas que se relacionam com uma empresa se sintam incluídas e fundamentais no seu funcionamento. E ainda mais importante: garantir que esse relacionamento seja duradouro;
  • Proporcionar uma experiência prazerosa aos clientes no período pós-venda, e atrair potenciais consumidores;
  • Fazer com que a empresa escute e entenda as necessidades dos seus colaboradores;
  • Produzir o conteúdo e usar a linguagem ideal para cada comunidade formada pela organização;
  • Entender o seu público e gerenciar uma comunicação conveniente para ganhar o respeito e confiança dessa audiência;
  • Cuidar da imagem de uma marca online;
  • Garantir que uma empresa seja reconhecida e mencionada no mercado e em veículos de comunicação;
  • Levar a voz e missão dessa empresa para o mercado.

Gerente de Comunidade x Social Media

Embora seja um cargo ainda novo no Brasil, o gerente de comunidade já é comum e muito importante em outros países.

Boa parte das empresas brasileiras costuma confundir essa profissão com a de social media. Mas apesar das semelhanças, cada carreira possui certas particularidades.

Ambas se focam em uma comunicação através da web 2.0 e suas ferramentas para criar relacionamentos com um público-alvo, atrair possíveis clientes e tornar a imagem de uma marca mais forte.

No entanto, enquanto o foco do social media está em gerenciar as redes sociais e criar estratégias de comunicação com um público online, o community manager vai além disso.

Ele precisa cuidar de todos os elementos que se relacionam e integram uma empresa, como colaboradores, fornecedores, freelancers, diretores, imprensa e, claro, possíveis novos membros dessa comunidade.

E para isso sua ação vai além das redes sociais. Ele promove conteúdos específicos, fóruns de conversa, treinamentos, palestras, eventos, encontros presenciais e qualquer outra atividade que estimule a comunicação, o networking e o aprendizado.

Dia a dia de um gerente de comunidade

O dia a dia de um gerente de comunidade pode ser muito diferente, a depender da empresa e área em que ele atue.

Em uma agência de marketing de conteúdo, como a Rock Content, por exemplo, esse profissional terá que lidar com comunidades distintas como: produtores de conteúdo, clientes e colaboradores internos. E isso exige uma comunicação bem específica para cada segmento.

No entanto, algumas atividades serão comuns para gerentes de comunidade, independente da área em que atuem. As mais relevantes são:

Produção de Conteúdo 

Consiste na criação de conteúdo específico para cada comunidade, com o intuito de capacitar, tirar dúvidas e melhorar a sua experiência com a empresa. Esse conteúdo pode vir através de postagens, newsletters, webinars, email marketing, podcast, social media, artigos etc.

Relacionamento com clientes e colaboradores

Uma das tarefas mais comuns no dia a dia desse profissional será o relacionamento com o cliente, garantindo o seu bem-estar, tirando dúvidas, orientando o uso de um produto ou serviço, e assim por diante.

O mesmo vale para os colaboradores, mas nesse caso as demandas costumam ser diferentes. Ele deve identificar as necessidades, criar estratégias para aumentar a produtividade, oferecer oportunidades de aprendizado e engajá-los com as metas da empresa.

Onboarding

Além do relacionamento diário, é preciso fornecer um apoio especial aos clientes e colaboradores que estão chegando. Onboarding é o processo de ambientação dessas pessoas com a estrutura, funcionamento e missão da empresa.

O community manager não apenas dá as “boas-vindas”, mas os insere no dia a dia da empresa e garante que um relacionamento seja criado. Algo que ajuda a valorizar a imagem da marca, além de reter talentos e clientes.

Relacionamento com a imprensa

Também é trabalho do gerente de comunidade garantir um relacionamento forte com jornalistas e assessores de imprensa, através de campanhas, eventos e divulgação de informações ou releases.

Social Media Marketing

Essa tarefa é feita para garantir a comunicação e relacionamento da empresa com seu público e, principalmente, para atrair potenciais clientes, através de estratégias de marketing e presença nas redes sociais mais relevantes, como Twitter, Facebook, Linkedin e Instagram.

Características de um gerente de comunidade 

Um gerente de comunidade trabalhará diretamente com a comunicação e imagem de uma empresa.

Caso você queira atuar nessa área ou esteja em busca de um candidato para cuidar da imagem da sua marca, é preciso que esse profissional tenha habilidades como:

Perfil analítico, observador e com senso de oportunidades

O gerente de comunidade precisa ter sensibilidade para identificar as melhores oportunidades para a empresa e para a comunidade.

Algumas ações e campanhas, por exemplo, podem gerar um impacto ruim se forem veiculadas no momento atual, mas podem ser bem-sucedidas no futuro.

O mesmo acontece com colaboradores e clientes. Um perfil analítico se torna diferencial nesse relacionamento. Nem sempre essas pessoas se expressarão com palavras, e sim através de uma mudança de comportamento e atitudes que devem ser observadas por esse profissional.

Proatividade e criatividade

Proatividade é uma característica importante para qualquer profissão, mas para o community manager ela é fundamental.

Esse profissional é responsável por integrar pessoas, se comunicar com diversos setores, descobrir tendências e criar estratégias.

E isso exige ação redobrada. Além disso, é preciso ter criatividade para solucionar problemas, produzir conteúdo e atingir as comunidades de maneira positiva.

Gostar de ler e ter boa escrita

Muitas empresas não exigem uma formação específica dos seus gerentes de conteúdo, mas é importante que esses profissionais tenham uma escrita impecável e gostem de se atualizar, através de leitura, capacitações, treinamentos, cursos e palestras.

Boa comunicação interpessoal e gentileza

Por atuar em um trabalho que lida diretamente com pessoas de diferentes perfis, escolaridades, faixas etárias e condições socioeconômicas, o profissional precisa ter a habilidade de se comunicar interpessoalmente, com linguagens que sejam atrativas para cada público, mas sem comprometer a imagem da empresa.

Gentileza também é a palavra de ordem nessa área. Além de ser cordial com os membros da sua equipe, ele precisa saber ouvir as demandas e mediar interesses.

Forte vivência na internet

Ter uma relação forte com o mundo virtual não é importante apenas para dominar a parte técnica, mas para conhecer as tendências, linguagens, assuntos que estão em alta, e criar “insights” que podem representar uma marca e atrair o público.

É importante que esse relacionamento seja feito de maneira espontânea, sem “forçar a barra”, ou pode criar um efeito contrário.

Domínio de ferramentas virtuais e de estratégias de marketing

Além das redes sociais, o community manager deve ter uma noção clara de ferramentas de monitoramento e estratégias de marketing que podem ser utilizadas na produção de conteúdo, landing pages e publicidade, com o intuito de gerar engajamento e conversão.

Conhecimento em outros idiomas

Grande parte dos materiais, e até mesmo expressões, sobre social media e marketing de conteúdo – assuntos essenciais para essa profissão – estão escritos em inglês, e são oriundos de sites, startups e agências estadunidenses.

O conhecimento em outros idiomas pode trazer muitos benefícios para esses profissionais e para as empresas em que eles atuam.

Conclusão

Dentre as mudanças que o mundo virtual trouxe para o mercado, talvez a mais significativa seja a necessidade das empresas de cuidarem da sua imagem e humanizá-la perante o público.

Uma forma de garantir que isso aconteça é cuidar do relacionamento com clientes e oferecer oportunidades para as pessoas que fazem essas organizações funcionarem da melhor forma todos os dias: os colaboradores.

E nessa missão, o agente principal é o gerente de comunidade. Sua atuação pode ser o elemento diferencial que a sua empresa precisa para se fortalecer.

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