gerenciamento de tempo

Gerenciamento de tempo: 5 dicas para você se organizar

Evite perder tempo com coisas banais! Continue a leitura e aprenda a fazer o seu gerenciamento de tempo.

Nos dias de hoje, muitos empreendedores se mostram superinteressados em temas relacionados à produtividade. E não é para menos: com essa rotina corrida o dia fica cada vez mais “curto” e há menos tempo para distrações e para a improdutividade.

Por isso, o tema gerenciamento de tempo é muito pesquisado e sempre surgem novas técnicas e ferramentas que buscam resolver essa demanda.

Neste post separamos 5 atitudes que podem fazer toda diferença no dia a dia do empreendedor para que ele possa ter um melhor gerenciamento de tempo. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Utilize as ferramentas e os aplicativos certos

A primeira dica de gerenciamento de tempo que vamos fornecer é sobre escolher bons aplicativos para organizar suas tarefas — até porque o uso dos smartphones hoje se tornou comum, então o acesso a eles é bem viável.

Nesse ponto é preciso ter cuidado e não perder o foco junto à infinidade de aplicativos que existem com o propósito de auxiliar a organização e a produtividade das pessoas. Sendo assim, escolha apenas algumas ferramentas que sejam capazes de ajudar você a resolver os seus problemas.

Para isso é preciso definir quais são os seus objetivos relacionados à organização. Isso fará com que a sua rotina seja muito mais produtiva, além de servir de exemplo para as pessoas ao seu redor.

2. Organize e priorize as suas tarefas

É muito comum que fiquemos perdidos em meio a tantas tarefas a serem feitas no dia a dia. Portanto, é preciso organizar quais tarefas devem ser realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente, além de definir a prioridade de cada uma delas.

Se isso não for feito, há o risco das tarefas menos importantes atrapalharem as que possuem uma prioridade maior, instaurando o caos! Junto a isso, foque sua atenção na tarefa que está sendo feita naquele momento e não se deixe levar pelas distrações.

Isso tornará a sua rotina muito mais organizada e também poderá ser um exemplo de boas práticas de organização para outros colaboradores do negócio.

3. Planeje-se

Além de definir quais são as atividades prioritárias, é importante que um planejamento seja feito para a execução de cada uma delas. Sendo assim, organize-as na agenda e faça uma estimativa de quanto tempo você levará para realizá-las.

Dificilmente você vai acertar essa organização logo de primeira, então é importante fazer uma revisão desse planejamento sempre que possível. Dessa forma você aprenderá cada vez mais sobre o seu ritmo de trabalho e saberá como encaixar as atividades na sua rotina.

4. Delegue as tarefas

Algo muito comum é o empreendedor querer pegar todo o trabalho para si e delegar pouca coisa para sua equipe. O resultado pode ser catastrófico, já que essa atitude pode aumentar o nível de estresse do empreendedor e fazer com que as atividades tenham falhas na execução.

É preciso entender que delegar tarefas operacionais aos colaboradores é de extrema importância tanto para a empresa quanto para os próprios funcionários. Dessa maneira você gastará energia somente com o que é importante — além de empoderar a sua equipe por meio da demonstração de confiança no trabalho de cada um.

5. Tire um tempo para você

Ninguém é de ferro e o descanso faz parte da rotina de trabalho de cada pessoa. Aliás, ele contribui para que o corpo e a mente se renovem e possam apresentar bons rendimentos na execução de futuras tarefas.

Sendo assim, tire um tempo para você! É possível fazer pequenas pausas durante o trabalho, sair mais cedo em um dia mais tranquilo, aproveitar os momentos de lazer ou fazer qualquer outra coisa que seja relaxante e prazerosa.

Dessa forma você se renovará dia após dia para a rotina puxada e servirá de exemplo para os outros profissionais como alguém que possui uma vida equilibrada.

Agora que você já leu nossas dicas de gerenciamento de tempo, saiba mais sobre as tendências de mobile marketing para 2017!