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Gerar email para fidelizar um cliente é recomendável?

Ainda não acredita que gerar email é uma estratégia de sucesso? Continue a leitura e descubra as razões para investir nisso!

O email marketing é um facilitador de comunicação entre empresas e clientes. Por um custo acessível, é possível contar com um eficiente canal de comunicação e levar informação a um bom número de pessoas, aquecendo a interação delas com a sua empresa.

O mundo está cada vez mais digital e a tecnologia permeia a vida corrida das pessoas. O email marketing, se usado corretamente, garante à organização mais facilidade de comunicação a custos mais baixos, além de ser ecologicamente correto por evitar o uso de papel.

Caso você ainda não esteja convencido que gerar email é uma ótima ideia para a sua empresa, descubra ao menos 5 benefícios obtidos com tal estratégia:

A possibilidade de personalização da mensagem

Com a construção de uma boa lista quente de email, que pode ser feita por meio de cadastros oferecidos no seu site ou blog, você terá acesso aos dados pessoais dos seus clientes. Dessa forma, é possível segmentá-los por interesses, criando grupos de diferentes perfis.

A partir daí, suas mensagens podem ser personalizadas e os conteúdos serão mais certeiros — como estão voltadas para grupos específicos, fica mais fácil suscitar o interesse do cliente por aquilo que você oferece.

A ação evita a criação de mensagens genéricas, que são facilmente descartadas pelas pessoas e consideradas como SPAM. Quanto mais personalizado for o conteúdo destacado, mais eficaz será o seu email marketing.

Um relacionamento mais próximo com o consumidor

Um bom nível de personalização garante um relacionamento melhor com os clientes, pois eles percebem quando existe uma pesquisa e uma dedicação da empresa ao se dirigir a eles.

É importante lembrar que satisfazer as necessidades e os desejos do cliente (inclusive os que ele não sabia que tinha) deve ser mais importante que simplesmente focar nas táticas para aumentar as vendas. Essa satisfação é o passo mais significativo para a fidelização.

Os emails devem ser enviados aos clientes que permitiram recebê-los. Isso ajuda a construir uma relação mais respeitosa e é positivo para o negócio, visto que os valores éticos continuam presentes e sendo respeitados.

A oportunidade de envio de conteúdo realmente útil

Para que a taxa de abertura dos emails aumente, evite falar apenas de promoções. Ofereça informações e outros tipos de conteúdos interessantes para que o cliente realmente leia o material.

É importante que os emails disponham de conteúdos relevantes: isso transforma a imagem da sua empresa por meio desse canal de comunicação. Dessa forma o seu email marketing não será visto como um SPAM.

Ao gerar email agregue notícias ou dicas relacionadas aos produtos ou serviços com os quais você trabalha e estimule o conhecimento da clientela. Também evite repetir os conteúdos das mensagens e tenha cuidado com a frequência de envio.

A possibilidade de utilizar formatos variados

Outra vantagem de gerar email e montar uma campanha incrível é que a ferramenta lhe dá a chance de aproveitar diferentes tipos de mídia para atrair a atenção dos clientes. Isso facilita a diversificação dos conteúdos enviados e permite o envio de conteúdos mais criativos.

Por meio do email marketing é possível enviar imagens, vídeos, músicas, animações, textos e redirecionamento de links — tudo por meio de um clique.

O acesso aos feedbacks dos envios

É possível saber quantas pessoas abriram os emails enviados por você e também quantas efetivamente os leram. Esses dados são relevantes para que você faça um balanço do conteúdo que envi.

O que mais agrada os clientes? O que costuma ser evitado?  Além de revelar essas respostas, os emails podem abrir espaço para que as pessoas entrem em contato com a sua empresa e enviem feedbacks, de modo que você possa aprimorar seus conteúdos e suas estratégias.

Os disparos das mensagens também podem (e devem) ser testados antes do envio. Isso garante o sucesso do seu planejamento e evita erros.

Gerar email é uma ação de comunicação bastante recomendável, resta saber utilizá-la! Deseja saber mais sobre estratégias de mídias? Então descubra 8 coisas que você deveria fazer para ter uma estratégia de social mais efetiva!