Gaste tempo com o que realmente importa: seus clientes

Gaste tempo com o que realmente importa: seus clientes

Saiba como economizar tempo nas tarefas do dia a dia e focar no que é mais importante: os clientes.

Conversando com muitos dos nossos leitores e usuários, percebemos um padrão interessante nos microempresários: a maioria tem formação técnica, trabalhou na sua área e por isso percebeu que podia abrir sua própria empresa.

Ou seja, essas pessoas costumam fazer a parte técnica muito bem feita, mas ao abrir a empresa percebem que existem outras coisas para se preocupar: a gestão e as burocracias. E aí é que os microempresários costumam pecar, principalmente porque não estão preparados. Há muita informação no início e eles precisam resolver quase tudo sozinho.

As vezes lidar com burocracias deixa a gente assim

E até conseguem resolver as coisas “na marra”, mas o problema é o gasto excessivo de tempo e energia aprendendo a controlar tudo e fazendo trabalhos extremamente operacionais. A maior consequência disso é deixar de focar no mais importante: os clientes.

Deixar de focar no cliente acaba limitando o crescimento da empresa porque algumas coisas essenciais deixam de ser feitas: atender melhor, melhorar os produtos/serviços da empresa e procurar novos clientes.

A questão é que a gestão é extremamente importante. Não cuidar da gestão financeira, dos clientes, e até mesmo a pessoal, faz com que a empresa também não cresça e até morra. E se cuidar, é difícil ter foco e fazer a empresa crescer.

O que fazer então?

O melhor nessa situação é achar um meio termo: otimizar o tempo e energia gasto com as tarefas do dia a dia para focar nos clientes. Para isso temos algumas dicas:

Encontre funcionários especializados

A melhor maneira é ter funcionários bons e especializados que possam te ajudar com essa parte da empresa. Mas sabemos que, principalmente nos primeiros anos, os custos limitam isso um pouco. Por isso é bom ficar atento.

Tenha bons fornecedores/prestadores de serviços

Caso não seja possível contratar alguém, uma boa opção é contratar empresas prestadoras de serviço podem te ajudar com um trabalho especializado. Você pode encontrar fornecedores no Empreendemia de uma maneira bem fácil e com maior confiabilidade. Basta acessar a lista de empresas aqui.

Use ferramentas simples para gestão

Uma outra maneira é usar ferramentas específicas para te auxiliar a fazer as tarefas do dia a dia e economizar tempo. Então o ideal é procurar aquelas que sejam simples e façam o essencial. De um modo geral, as principais áreas áreas são:

  • Organização pessoal – uma lista de tarefas do que deve ser feito no seu dia a dia, assim você se programa e evita gastar tempo fazendo coisas além do programado.
  • Gestão de clientes: controlar seus clientes, agendar tarefas para cada cliente, agendar envio de propostas, contratos, atendimentos, etc
  • Gestão financeira: controlar fluxo de caixa, agendar pagamentos, emissão de nota fiscal e boletos.

É possível encontrar ferramentas gratuitas e pagas. Mas de qualquer maneira, sempre vale a pena pesquisar direito e ver duas coisas: o preço e o as funcionalidades essenciais (com isso consegue ver o tempo que consegue economizar).

Não adianta ter uma ferramenta gratuita mas que não te ajude a otimizar seu tempo, e muito menos uma ferramenta paga super complexa mas que não faça o essencial. O mais importante é encontrar a ferramenta que melhor se encaixa no processo do seu negócio.

Com isso você já consegue retomar o foco e fazer a empresa voltar a crescer como ela deveria.

Abraços,
Gabriel (otimizando o tempo para focar nos usuários e leitores do Empreendemia)

  • É isso aí, o tempo é um ativo precioso demais para ser gasto com questões triviais. O cliente é o ator principal do espetáculo que é gerir uma empresa, assim, os holofotes precisam estar sempre sobre ele.

    ótima leitura.

  • hoopidaniel

    Gabriel, isso realmente acontece, e nem sempre o empresário consegue encontrar profissionais especializados, não porque não tem, mas porque acaba realmente focando em outras tarefas! Belo post!

  • Andre Barros

    Gabriel, fica um case da minha empresa relacionado a este assunto. Tenho formação técnica e junto com outros dois sócios empreendemos uma empresa de TI. Nosso grande problema no momento tem sido conseguir profissionais a altura para nos substituir no operacional. Assim vamos apostar na contratação de um serviço terceirizado de recrutamento para encontrar profissionais com habilidades, competências e valores que necessitamos. Acreditamos que isto vá resolver nossa deficiência em recrutamento e consequentemente nos liberar para executar a gestão e estratégias de expansão da empresa. Parabéns pelo post!

    • É isso ai Andre. O negócio é focar no que voces fazem melhor. =)
      Valeu pelo case.