ganhar seguidores no TwitterTwitter contava com 320 milhões de usuários ativos segundo a própria rede social.

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15 dicas de como ganhar seguidores no Twitter

No último trimestre de 2015, o Twitter contava com 320 milhões de usuários ativos segundo a própria rede social.

No último trimestre de 2015, o Twitter contava com 320 milhões de usuários ativos segundo a própria rede social.

Com milhões de tweets enviados diariamente, a rede social é conhecida por, atualmente, ser uma fonte de notícias, informações e também de comunicação entre empresas e seus mercados.

Se a rede social tem o perfil dos seus clientes, é importante criar um perfil para estabelecer uma estratégia vencedora.

Mas e quando o problema é o número de seguidores do perfil?

Para te ajudar a resolver essa questão, confira 15 dicas efetivas de como ganhar seguidores no Twitter.

1. Cuide do visual do seu perfil

Sendo uma marca ou representando um negócio, usuário que chega ao seu perfil no Twitter deseja encontrar um perfil que transmita credibilidade e confiança.

Esse tipo de sensação é praticamente impossível de ser transmitida se o perfil não conta com o mínimo de personalização e ajustes.

Por isso, se você ainda não fez é preciso garantir que as fotos do perfil e da capa sejam adequadas para a plataforma, estejam em tamanho adequado e com boa qualidade.

Não se esqueça de preencher a bio com informação relevante e impactante, assim como preencha os espaços destinados à localização e ao site do negócio.

Juntos, esses elementos dão personalidade, forma e confiabilidade ao seu perfil, que tende a conseguir mais seguidores.

2. Compartilhe conteúdo relevante

Embora o visual seja importante, ele não é tudo. Por isso, é muito importante que você se preocupe com o conteúdo.

Ele deve ser relevante para o público de interesse e deve gerar cada vez mais atração.

Em termos gerais, isso significa dizer que o seu Twitter não pode ser apenas para promover o seu negócio, qualquer que ele seja.

Em vez de apenas indicar links para compra, falar de ofertas e estimular a compra, vale a pena investir na educação do público.

Compartilhar conteúdo produzido e/ou curado e postar tweets que se relacionem aos interesses do público e com o seu negócio são formas de garantir que, ao seguirem seu perfil, as pessoas terão acesso a um espectro interessante.

3. Invista em conteúdo compartilhável

Além de ser relevante, o conteúdo também deve ser compartilhável — ou, como se trata do tweet, conteúdo que consiga retweets.

Obs: Retweets funcionam como o “compartilhar” do Facebook.

É preciso criar tweets que as pessoas não apenas se interessem em ler e acompanhar, como também desejem curtir e/ou dar retweet.

O motivo é bem simples: quanto mais pessoas derem o famoso RT nos seus tweets, mais usuários são atingidos, conhecem sua marca e, com isso, têm a chance de seguir o perfil.

Além de o conteúdo ser interessante, atrativo e bonito, você pode estimular o compartilhamento ao pedi-lo diretamente.

Tweets que pedem por compartilhamento têm 12 vezes mais chances de receberem um RT, enquanto os que contêm a palavra “retweet” tem 23 mais chances. (Fonte: Buffer)

4. Interaja com o público

Além de quererem conteúdo interessante, os seguidores do seu perfil também desejam interação.

Isso significa que eles desejam, por exemplo, respostas para suas dúvidas ou mesmo para os seus comentários.

Segundo o próprio Twitter, 77% dos usuários adquirem uma percepção positiva de uma marca quando têm seus tweets respondidos.

Além de se preocupar com as respostas também vale a pena se preocupar em seguir de volta seus novos seguidores.

Desde que não sejam contas do tipo bot ou spam, o simples fato de seguir de volta fortalece o relacionamento com o público e torna a marca mais acessível.

A preocupação com engajamento, inclusive, deve começar desde cedo.

Dados apontam que 15% dos usuários deixam de seguir o perfil de uma marca em até 3 semanas se não houver um esforço de engajamento desde o começo.

5. Acerte na quantidade de postagens

O Twitter é, por si só, uma rede social rápida, instantânea e onde circula uma grande quantidade de informações.

De fato, há mais de 6 mil tweets enviados por segundo em toda a rede social.

Se a sua marca fizer uma postagem por dia ou, pior ainda, uma por semana, é bastante improvável que o número de seguidores comece a aumentar.

Ao mesmo tempo, lotar a timeline — linha do tempo — do seu público só fará com que as pessoas sintam mais vontade de apertar o conhecido botão de unfollow — que é quando a pessoa deixa te seguir o seu perfil.

Por isso, é preciso conhecer o número adequado de postagens por dia. Isso depende muito do seu público e também do seu negócio, Na média, 42% das marcas internacionais postam cerca de 10 tweets por dia.

Esse pode ser um bom ponto de partida para a sua estratégia, mas é importante que eles sejam adequadamente distribuídos para não criar uma sensação de tweets demais enviados ao mesmo tempo.

6. Use hashtags

Foi no Twitter que o uso das hashtags de popularizou de vez e chegou às outras redes sociais.

Marcadas pelo símbolo #, elas funcionam como indexadores de conteúdo e atraem para o seu perfil pessoas interessadas em um determinado assunto.

Uma avaliação de tweets mostrou que entre os que possuíam uma ou duas hashtags o engajamento foi cerca de 20% maior.

Assim, é relevante adicionar hashtags relevantes para o seu público e que se relacionem com o seu negócio.

Ao mesmo tempo, entretanto, é preciso ter cuidado com a quantidade.

O mesmo levantamento mostrou que os tweets com mais de três hashtags apresentaram uma queda de 17% no engajamento.

7. Vá além dos 140 caracteres

O limite de caracteres do Twitter é de 140, mas você não precisa ficar limitado somente a palavras.

Em vez disso, você pode dizer muito mais com a ajuda de outros recursos, como imagens, vídeos, GIFs e links.

Os dados mostram o porquê essa deve ser uma das suas preocupações para conseguir mais seguidores.

Tweets com imagens, por exemplo, recebem 18% mais cliques, são curtidos 89% mais e recebem 150% mais retweets, aumentando a exposição de marca.

Já os tweets que contêm links têm 86% mais chances de receberem um retweet em relação àqueles que não têm.

Para potencializar ainda mais o efeito, preste atenção na posição: se o link estiver no meio do tweet, ele terá 26% mais chances de ser receber um retweet do que se estiver no começo ou no fim.

Assim, ao usar mais do que palavras em seus tweets você aumenta a sua exposição por meio de RTs, aumentando as chances de ver o número de seguidores aumentar.

8. Conheça a sua audiência

Quanto mais você conhecer da sua audiência, maiores são as chances de que você consiga atingi-los da maneira correta, gerando engajamento e mais seguidores.

Por isso, vale a pena entender melhor sobre quem é a sua audiência de agora e quem você pretende alcançar.

O próprio Twitter disponibiliza uma ferramenta de análise de estatísticas em que você pode conhecer quais são os seus tweets mais compartilhados, quais geram mais impressões e seguidores.

Baseando-se nisso, vai ficar mais fácil desenvolver uma estratégia que converta cada vez mais pessoas em seguidores do seu perfil.

Além disso, você pode usar ferramentas específicas para procurar usuários que tenham interesses compartilhados e atendidos pelo seu produto.

Ao seguir e interagir com essas pessoas, aumentam as chances de o seu perfil ter mais seguidores.

9. Busque influenciadores

Influenciadores são usuários que possuem um público altamente engajado e que podem fazer, por meio de indicações ou interações, com que o seu perfil experimente uma explosão de novos seguidores.

Por isso, faz sentido tentar alcançar essas pessoas como forma de experimentar uma espécie de plataforma para o seu crescimento.

Mencionar esses usuários, indicar conteúdo relevante ou mesmo tentar entrar em contato para uma possível parceria são possibilidades.

Eventualmente, pedir divulgação ou compartilhamento de conteúdo também funciona.

Se o que você oferece em seus tweets realmente é interessante e relevante, é possível que em algum momento um influenciador realize algum tipo de divulgação ou interação.

10. Acerte na linguagem

Por ser uma rede social mais rápida, o Twitter exige que a sua linguagem acompanhe essa característica.

Os tweets precisam ser concisos, diretos e transmitir o máximo de informação de maneira clara.

Isso não significa, entretanto, utilizar abreviações demais, até porque dados indicam que tweets com até 100 caracteres recebem 17% mais engajamento.

Outra pesquisa sugere que se você for utilizar fotos ou links, o ideal é ficar entre 120 e 130 caracteres.

Ao mesmo tempo, é preciso considerar a linguagem.

Se você estiver tentando atingir um público mais jovem, a linguagem deve acompanhar esse objetivo — e o mesmo vale quando você tenta atingir um público mais maduro.

11. Tenha cuidado com erros

Por mais que a comunicação tenha mudado ao longo dos anos, os usuários das redes sociais e clientes em geral ainda prestam atenção a questões como a gramática.

Em 2013, um estudo revelou que 59% das pessoas pesquisadas disseram que “não confiariam” em uma marca que comete erros óbvios de gramática.

Por isso, se o objetivo é ganhar seguidores no Twitter é fundamental dar atenção redobrada à escrita dos tweets.

Leia e releia quantas vezes forem necessárias e, se preciso, procura um corretor gramatical.

Isso evita que a marca fique exposta de uma maneira negativa e/ou vexatória, o que pode impedir novos seguidores de chegarem.

Também vale a pena ficar de olho em erros sobre fatos recentes, de modo a não transmitir informações incorretas, o que pode levar à falta de confiança do público.

12. Divulgue o seu Twitter

O site do seu negócio é a base do posicionamento web da marca, certo? Levando isso em consideração, é fundamental que para a divulgação do seu perfil ele esteja integrado ao site.

O próprio Twitter oferece códigos prontos de widgets que podem ser adicionados facilmente aos sites.

Além disso, vale a pena criar uma parte de aplicativo no Facebook para o seu Twitter, garantindo que as pessoas possam ver ou acessar seu perfil na outra rede social se assim desejarem.

Não menos importante, adicionar o Twitter do seu negócio na campanha de e-mail marketing e até mesmo em cartões de visita, panfletos, caixas ou sacolas são atitudes que levam você a conseguir mais seguidores.

13. Faça publicações patrocinadas para ganhar seguidores no Twitter!

Assim como em praticamente todas as redes sociais, o Twitter também possui uma plataforma para publicações patrocinadas.

Embora seja muito utilizada para gerar mais leads ou mesmo mais vendas, essa estratégia também pode funcionar para conseguir mais seguidores.

Nesse caso você vai precisar criar um tweet que seja instigante, atrativo e que faça com que as pessoas tenham interesse em conhecer mais do seu perfil e potencialmente segui-lo.

Para tanto, é preciso planejar corretamente as configurações dessa campanha, assim como é necessário segmentá-la e acompanhar seus resultados.

14. Não compre seguidores

A tendência pode ser grande, mas evite comprar seguidores.

Há programas e mesmo empresas que oferecem centenas e milhares de seguidores por preços considerados inexpressivos diante do resultado.

Embora o seu número de seguidores vá aumentar no seu perfil, esse ganho será apenas quantitativo. Isso significa que mesmo com mais seguidores o seu engajamento não vai aumentar.

Além de isso poder prejudicar sua análise de métricas ainda via criar uma imagem arranhada e de pouca confiança em relação aos clientes da empresa e aos usuários da rede social em geral.

Por isso, o melhor é investir em uma estratégia de ganho constante de seguidores em vez de apostar no caminho mais fácil e, por vezes, mais prejudicial.

15. Tenha consistência

Ganhar seguidores no Twitter não é uma conquista que acontece do dia para noite.

É preciso investir no relacionamento com os seguidores, construir uma base sólida e, a partir daí, ir aumentando a exposição e conseguir mais pessoas que acompanham o perfil.

Para que tudo isso aconteça é imprescindível ter consistência e, em segundo plano, paciência.

Não adianta publicar consistentemente durante uma semana, sumir três e voltar esperando que o número de seguidores tenha subido.

Também não adianta utilizar uma linguagem a cada dia ou a cada tweet, assim como não é efetivo mudar de estratégia o tempo todo.

Em vez disso, adote um plano para conseguir mais seguidores e o mantenha de maneira consistente para começar a ver os resultados surgindo.

Ganhar seguidores no Twitter não é uma tarefa simples, mas é possível aumentar o número de pessoas interessadas no que você tem a dizer ao criar uma estratégia sólida e usando o comportamento dos usuários a seu favor.

No final, vai ter mais gente acompanhando o seu negócio e, com isso, haverá mais oportunidades de negócio.

Ter um bom marketing no perfil das redes sociais da sua empresa é fundamental para o sucesso e reconhecimento.

Com o post de hoje te ajudamos a traçar uma boa estratégia para o Twitter. Quer saber agora como fazer um bom marketing no Facebook? Leia esse artigo.