ganhar dinheiro com o facebook

Quer ganhar dinheiro com o Facebook? Veja 15 dicas que vão tornar isso possível

Ter uma equipe capacitada em marketing pode fazer com que sejam aproveitadas todas as oportunidades que o meio digital oferece.

Ter uma equipe capacitada em marketing pode fazer com que sejam aproveitadas todas as oportunidades que o meio digital oferece.

Já parou para pensar o poder que as redes sociais tem para te ajudar a empreender? Por mais que pareça algo distante, é possível sim lucrar através delas. Especialmente com o Facebook, que é uma das redes sociais mais populares que existem hoje, sem sombra de dúvidas.

Leia o nosso post, descubra os motivos pelos quais a sua empresa deve estar nessa rede social e como ganhar dinheiro com ele!

Fazer parte do mundo digital é o primeiro passo!

Se você é um empreendedor e sua empresa não está presente nas redes sociais, essa é a primeira coisa que você deve fazer assim que terminar de ler este post.

A proximidade que o meio digital permite com o seu público-alvo deve ser muito bem aproveitada. A chance de trazer o cliente certo e no momento certo para a sua empresa é consideravelmente maior quando usamos as redes sociais a nosso favor.

Estando presente nas redes sociais, descobrir o perfil ainda mais características e hábitos da sua persona se torna uma tarefa muito mais fácil e com maior probabilidade de acerto.

A partir do momento que você traça uma estratégia para o tipo certo de cliente, o seu negócio passa a converter muito mais, fazendo com que suas vendas aumentem, consequentemente.

Além dos benefícios como por exemplo, ganhar visibilidade online e aproximar do seu público, é possível também ganhar dinheiro com o Facebook! Quer saber como? Continue acompanhando o nosso artigo.

Como ganhar dinheiro com o Facebook

Neste post, reunimos as melhores dicas para ajudar você, empreendedor, a ganhar dinheiro ou aumentar o seu lucro usando a rede social.

Crie uma Fan page

Se o seu desejo é obter lucro com essa rede social, a melhor opção é criar uma Fan page. Caso você não saiba como fazer isso, nós temos um post com o passo a passo.

Antes de colocar a sua empresa na internet através de uma Fan page é importante estabelecer as suas metas e estruturar uma página que seja atraente o suficiente para chamar a atenção do seu público.

Analise os seus concorrentes e saiba quais são as estratégias que podem dar certo ou não para a sua página. Busque também ferramentas que te ajudem a ficar de olho em todos os números e resultados que você gerará.

Tenha uma identidade da sua marca

É preciso ter consciência de que só ter uma Fan page não vai te fazer alcançar o seu objetivo que é ganhar dinheiro. O mais importante é criar uma identidade para a sua marca, e é aí que entra o branding.

Adote uma linguagem própria. Isso vai aproximar o seu negócio do seus clientes. Mas, antes de tomar qualquer decisão em relação a forma como a sua marca irá se comportar na internet, pesquise quem é a sua persona e o que elas esperam de você.

Quando nos referimos a identidade, estamos falando do aspecto visual, da linguagem, dos seus concorrentes, do seu posicionamento quanto ao mercado, entre outras diversas coisas.

Esteja atento a todos os detalhes e cuide para que a imagem da sua marca na internet seja semelhante a identidade que você construiu para a ela offline.

Dê um ar profissional para a página

Agora que você já tem uma Fan page que tem uma identidade própria, é hora de você dar um ar mais profissional para a mesma.

Invista em um profissional – caso não seja do seu domínio ferramentas de design – para deixar a sua página com a personalidade que o seu negócio carrega.

Pense em como escolher a sua imagem de perfil e de capa de modo a transmitir para o visitante exatamente quem você é e o que você faz.

Isso dará um ar mais profissional para sua rede social. Além de passar todo o cuidado com a imagem do seu negócio, isso garante que a sua página será autêntica e única.

Publique conteúdos relevantes

Se você é um leitor do Saia do Lugar, com certeza, já viu alguns conteúdos nos quais mostramos a importância de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Quando se trata de redes sociais, a regra é a mesma: o seu sucesso vem da qualidade que você entrega!

Existem as opções de compartilhar conteúdos de outras páginas ou de outras pessoas, mas ter conteúdos que são criados e pensados exclusivamente para o seu tipo de público faz da sua página um diferencial em relação a outras.

Dê dicas sobre o assunto que diz respeito ao nicho do seu negócio e se torne referência e uma fonte de busca de informações.

Lembre-se: na internet – principalmente nas redes sociais – existe uma constante disputa por atenção de um usuário, e por isso você deve investir em conteúdos que são apropriados para o Facebook. Ou seja, conteúdos visuais ou textos curtos que passam mensagens que realmente agregam algum valor para o leitor.

Aposte em conteúdos visuais como imagens, GIFs ou vídeos.

Use o messenger para se aproximar do seu público

Se você é um empreendedor e se interessa pelo inbound marketing, você sabe do poder do email marketing, não é mesmo?!

O messenger neste caso vai fazer o papel do email. Mande mensagens avisando sobre promoções, algum evento específico do seu negócio ou até mesmo faça algumas perguntas e veja o que o seu público espera da sua empresa.

O messenger vai ser uma forma de se aproximar do seus clientes. Tente manter o contato com eles e descubra informações que podem te ajudar a trazer maiores melhorias para o seu negócio.

Esteja presente em grupos relacionados ao seu nicho

Mostrar autoridade em um assunto pode trazer mais pessoas até a sua Fan page e consequentemente mais chances de transformá-las em cliente. Ou seja, maior lucro para os seus negócios.

Fique de olho em grupos relacionados ao nicho do seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas para academia, esteja presente em grupos de vendas de roupas, grupos de treinos de academia, pessoas que levam um lifestyle da saúde e etc.

Não use esse espaço apenas para divulgar os seus produtos. Aproveite a oportunidade para mostrar que você é referência no assunto e que pode ajudar o seu público.

Crie o seu próprio grupo de discussão

Se o seu nicho de mercado for muito específico, criar o seu próprio grupo de discussão pode ser a melhor saída para o sucesso da sua página.

Se você tem uma clínica de odontologia ou um salão de beleza, por exemplo, você pode criar uma página que tira as dúvidas de assuntos específicos. Uma espécie de fórum.

Assim, você mais uma vez estará comprovando para as pessoas que você é autoridade no assunto e que tem a melhor solução para aquilo que o seu cliente deseja.

Faça publiposts para outras marcas

A partir do momento que você ganha autoridade nas redes sociais, você começará a ser procurado para parcerias e receberá propostas de postagens.

Quando você entrega um conteúdo de qualidade, a sua marca passa a ser considerada uma página influenciadora no Facebook.

É possível que outras marcas comecem a pagar para que você faça publicações usando o nome de uma determinada marca em questão. Essa é uma das formas mais comuns de se ganhar dinheiro com as redes sociais.

Independente se você está aplicando esta estratégia como empresa ou como personalidade em si – no caso, o seu nome, sem vinculações com o seu negócio – os “publiposts”, como são chamados, fazem com que circule muito dinheiro neste meio digital.

Use o Facebook Ads

Com o sucesso e a popularidade que o Face ganhou com o passar do tempo, passou a existir o Facebook Ads.

Para os que não tem familiaridade com essa ferramenta, ela é responsável em enviar os seus anúncios para públicos segmentados no Facebook. É uma das ferramentas mais básicas de marketing em redes sociais, e também uma das mais usadas.

Se o post fala de formas de ganhar dinheiro usando a rede social, então por que o Facebook Ads entra nisso?

Apesar do investimento inicial para fazer com que as suas publicações tenham um alcance maior, todo este investimento será recompensado com o tempo.

Você investe e tem como retorno um público mais segmentado, com chances maiores de se tornar cliente do seu negócio.

Não divulgue apenas os seus produtos

Mesmo que você tenha criado a sua página no Facebook com a intenção de divulgar os seus produtos, tenha em mente que as pessoas esperem mais do que isso.

Crie uma relação com o seu público e faça com que eles virem fãs fiéis do conteúdo que a sua marca entrega. Isso aumentará as oportunidades de parcerias e propostas de publiposts, além de aumentar as suas vendas.

A sua empresa é muito mais do que ela vende!

Acompanhe assuntos que estão viralizados na internet, abuse da sua criatividade para criar conteúdos que estejam dentro do seu nicho mas que não sejam especificamente uma mera “propaganda”. Como exemplo podemos citar: os memes, os vídeos, as curiosidades e etc.

O Facebook deve ser apenas uma parte da sua estratégia!

Por mais que a rede social seja uma grande oportunidade de conseguir lucro para o seu negócio, ela não deve ser toda a sua estratégia.

Faça do Facebook apenas uma parte de toda a sua estratégia de marketing e distribua a sua energia entre outras possíveis possibilidades de alavancar o sucesso do seu negócio.

E se você não tem um negócio, mas quer conhecer as possibilidades de lucrar com essa rede social, acompanhe agora as outras formas de conseguir dinheiro com o Facebook.

Veja as outras formas de ganhar dinheiro com o Facebook

Nem só de conteúdo vive o Facebook. Para que uma Fan page ou um perfil consiga alcançar a popularidade e o sucesso, é preciso de muito trabalho nos bastidores para que isso aconteça. Veja a seguir outras maneiras de ganhar dinheiro com o essa rede.

Seja um Social Media

Você não precisa ser necessariamente o dono de um negócio para lucrar dessa forma. Muitas empresas preferem contratar pessoas capacitadas para cuidar das redes sociais dela.

Se especialize, faça cursos e entenda tudo sobre marketing, principalmente como ele se aplica às redes sociais.

É possível ter como profissão administrar redes sociais. Inclusive o Facebook, que é uma das que demandam mais tempo e um maior cuidado por ter constante interações.

Um Social Media é aquele profissional que vai ser responsável em administrar as melhores ferramentas de gestão de redes sociais.

Seja um Freela

Se você já tem um emprego, mas deseja tirar um dinheiro extra com o Facebook, existe a opção de se tornar um freela. Veja a seguir as duas principais áreas nas quais você pode atuar:

Cuide da parte visual de uma página

Se a sua área é o Design, você pode fazer uma renda criando imagens para as empresas.

Cuide do aspecto visual que compõe a identidade de uma empresa. Sendo um freela, existe a possibilidade de montar a sua própria grade de horários e fluxo de trabalho.

Produza conteúdo para uma Fan page

Outra possibilidade de ganhar uma grana extra com a rede social, é se tornar um produtor de conteúdo para o Facebook.

Estude o tom de voz que a empresa deseja se comunicar com o seu público e produza conteúdos interessantes o suficiente para prender a atenção de um usuário.

Dica Final: NUNCA compre ou venda likes!

Agora que você já sabe as diversas formas de ganhar dinheiro com o Facebook, é importante frisar que em hipótese nenhuma você deve cair na roubada de vender ou comprar likes.

O número de fãs de uma página pode até se tornar alto, mas a falta de qualidade destes usuários não vai trazer nenhum benefício para o seu negócio.

Não caia na besteira de acreditar nas métricas de vaidade! Conquiste o seu público de uma forma natural e como consequência você aumentará o lucro da sua empresa.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Acesse o nosso GUIA sobre o assunto.