Fundo do funil : Produzindo conteúdo para a última etapaPara que você possa entender melhor sobre o fundo do funil, é importante aprender mais sobre Marketing de Contéudo, sobre a produção de conteúdo para o topo do funil, para o meio do funil e a importância de adequar seu texto de maneira estratégica para garantir o sucesso em cada uma dessas etapas.

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Fundo do funil : Produzindo conteúdo para a última etapa

Para que você possa entender melhor sobre o fundo do funil, é importante aprender mais sobre Marketing de Contéudo, sobre a produção de conteúdo para o topo do funil, para o meio do funil e a importância de adequar seu texto de maneira estratégica para garantir o sucesso em cada uma dessas etapas.

Para que você possa entender melhor sobre o fundo do funil, é importante aprender mais sobre Marketing de Contéudo, sobre a produção de conteúdo para o topo do funil, para o meio do funil e a importância de adequar seu texto de maneira estratégica para garantir o sucesso em cada uma dessas etapas.

Agora é a hora de aprender a escrever para o fundo do funil, com foco na conversão das leads* em clientes.

É o grand finale, o momento mais esperado que vai concretizar o seu planejamento.

Aplicar o Marketing de Conteúdo na sua empresa não é um bicho de sete cabeças e com esforço você mesmo conseguirá desenvolver um bom plano.

Caso tenha alguma verba de investimento disponível, você pode contar com empresas especializadas já disponíveis no mercado brasileiro.

Vamos pro fundo e aprender?

* Lead é o termo que a turma do Marketing Digital dá aos visitantes dos seus canais online que tenham informado algum tipo de contato em troca de um conteúdo específico. Por exemplo: uma pessoa que informa o e-mail para conseguir fazer o download de um livro digital, os chamados e-books. Para saber mais, clique aqui.

O QUE É O FUNDO DE FUNIL?

De uma maneira simplificada, o funil de vendas pode ser conceituado como o trajeto online que um usuário percorre até se tornar um cliente.

Este caminho se divide em topo, meio e fundo. Sendo que o topo está ligado ao interesse e às descobertas, o meio trata da parte que o indivíduo considera solucionar seus problemas e no fundo a pessoa compara empresas e escolhe de quem vai comprar.

É na derradeira etapa do funil que uma lead vai avaliar de quem ela vai comprar. Ela vai comparar, pesquisar e detalhar os prós e os contras de investir no seu produto ou serviço.

O fundo é, na verdade, o topo! É o fim da escalada digital em busca de clientes engajados!

Vamos entender mais?

OBJETIVO E CARACTERÍSTICAS DO FUNDO DO FUNIL

O objetivo do fundo do funil é convencer a lead que você pode oferecer a melhor solução para os problemas dela e, assim, concretizar a venda.

Em outras palavras, é aqui que você vai poder apresentar conteúdos promocionais focados especialmente em vender.

Mas, atenção! Lembre-se que o Marketing Digital, por meio da metodologia Inbound, não tem como premissa oferecer uma experiência agressiva de venda.

É importante que o conteúdo se mantenha educacional e sem usar expressões como: “Ligue djá!” Fale de maneira clara e objetiva sobre a sua empresa, seus diferenciais e também fale sobre como ela possui o produto ou serviço certo para resolver os problemas do futuro cliente.

O conteúdo para o fundo do funil é mais complexo, técnico e promocional, mas não precisa ser massante e chato! Use ferramentas que vão facilitar a transmissão da mensagem, de maneira a ampliar o interesse do prospect.

DICAS:

  • Mostre o funcionamento da sua empresa.
  • Apresente demonstrações de uso do produto.
  • Publique depoimentos de clientes satisfeitos.
  • Prove sua capacidade por meio de números e estatísticas de sucesso.
  • Faça uma lista com seus diferenciais frente aos concorrentes.

Enfim, faça tudo para provar o seu valor e convencer que a sua empresa é, verdadeiramente, a melhor solução.

COMO PROMOVER O CONTEÚDO DE FUNDO DO FUNIL?

Com todo o seu arsenal de conteúdo de fundo de funil pensado, é hora de promoveresse trabalho. Abaixo estão algumas maneiras para você conseguir distribuir esse material de maneira eficaz e ampliar o seu poder de conversão:

  • VÍDEOS: Produza pequenos vídeos de qualidade atentando para o roteiro, áudio e imagem. Você pode, por exemplo, explicar e demonstrar o produto. Então, é só incluir em seu site ou, até mesmo, dependendo do tamanho do seu portfólio, criar um canal para sua empresa no Youtube.
  • WEBNARS DE VENDA: Uma excelente oportunidade para estar com o seu futuro cliente, responder às suas perguntas e solucionar dúvidas. Aqui você tem uma ótima chance de conseguir se firmar como autoridade no assunto que a lead procura. Além disso, você poderá mostrar a sua cara e criar empatia.
  • E-BOOKS COM CASES DE SUCESSO DO CLIENTE: Uma sugestão seria o desenvolvimento de um e-book contendo a história de algum cliente que obteve grande sucesso. Incluindo depoimentos, mapeamento do problema, estratégias traçadas, soluções encontradas e números do sucesso alcançado.
  • SITE: Certifique-se que seu site possui páginas específicas e completas sobre o produto ou serviço. Certamente o seu futuro cliente buscará informações por este canal.
  • PESQUISAS: Sempre que possível publique pesquisas de mercado contendo dados que demonstrem as vantagens, estatísticas e números relacionados ao seu produto.
  • TESTE GRÁTIS (FREE-TRIAL): Nada melhor do que testar um produto ou serviço antes de pagar por ele. Um teste grátis serve como prova de que o que você oferece é realmente bom e se encaixa perfeitamente nas necessidades do cliente. Além disso, diferentes níveis hierárquicos da empresa podem testar e validar a compra definitiva.

Mãos a obra! Grand Finale! Vamos lá! You can do it!

Com base nas informações acima, você certamente vai conseguir desenvolver uma estratégia certeira para a última e mais esperada etapa do funil de vendas, o fundo do funil.

O objetivo final de toda empresa é vender, por isso esta etapa é tão motivadora e desafiadora ao mesmo tempo. Tudo que queremos é vender (e muito!), mas fica o reforço para não extrapolar o tom sob pena de assustar o futuro cliente e perdê-lo de vez!

Marketing de Conteúdo existe para educar, então nunca se esqueça, em todas as fases do funil: Keep it educational!

O foco agora é voltado para mostrar para a sua lead que você é tudo que ela sempre buscou. Use sua criatividade e inove, mostre de maneira contundente o seu diferencial. É importante que você seja assertivo e não deixe esse cliente escapar.

Ele passou por todo o funil, já está pronto e você só precisa dar um empurrãozinho final para conquistá-lo de vez!

E ai? Já usou alguma das estratégias que citamos? Tem alguma dúvida? Conte aqui embaixo como foi.