7 formas de manter os seus funcionários motivados sem gastar muito

7 formas de manter os seus funcionários motivados sem gastar muito

1392
0
SHARE
funcionários motivados

Manter os seus funcionários satisfeitos e motivados pode ser um problema na hora de gerir a sua empresa. Funcionários felizes e relaxados trabalham com maior empenho e isso resulta em boas vendas e uma empresa mais saudável financeiramente.

Com a crise, sabemos que orçamento fica apertado para investir em certas coisas e, por mais que pareça que a situação de ter funcionários desmotivados não seja tão preocupante assim, acredite: você pode estar perdendo dinheiro com isso.

Nem sempre investir nessa motivação está nos seus planos. Por isso nós separamos 7 formas de contribuir com a qualidade de vida dos seus funcionários, sem mexer muito no seu orçamento.

Quer ver os seus funcionários motivados? 7 formas de conseguir isso

Selecionamos as melhores maneiras de conseguir manter a qualidade de vida dos seus funcionários e conseguir ainda aumentar o lucro da sua empresa!

Ofereça um espaço para que os seus funcionários relaxem

Chega uma hora que trabalhar sob pressão vai causar baixa na produtividade de seus funcionários e por isso ter um espaço que funcione como uma “válvula de escape” é uma boa opção para acalmar os ânimos da sua equipe.

Tenha um cantinho que fuja do padrão do ambiente de trabalho. Além de alimentar a criatividade das pessoas, isso pode ajudar a quebrar a rotina de trabalhar no mesmo lugar todos os dias.

Não precisa gastar muito. A ideia é criar um ambiente divertido e confortável (puffs e um sofá grande confortáveis são bons exemplos) para ser um refúgio de todo caos e stress do escritório.

Tenha a sua própria biblioteca

Funcionários que lêem mais são funcionários mais preparados para o dia a dia dos negócios! E por isso, ter uma própria biblioteca na empresa pode significar uma grande captação da sua equipe.

Já existem empresas que fazer isso, a Rock Content é um exemplo. Lá, os funcionários pedem para o CEO o livro que eles desejam fazer a leitura e, em poucos dias, podem ter em mãos um exemplar.

A ideia é justamente essa: permitir que os seus funcionários façam pedidos de livros que eles gostariam de ler, contribuindo para o crescimento do profissional e também da empresa.

Vale a pena fazer um mutirão para juntar livros que estejam parados em suas casas para começar a biblioteca. Crie uma planilha e compartilhe com todos para que eles tenham conhecimento de qual livro está com qual pessoa até uma determinada data.

Além de relaxar os seus funcionários, a biblioteca vai dar novos “ares” para a empresa e este pode ser o início de uma cultura forte no seu negócio! Uma iniciativa de baixo custo e muito proveitosa.

Promova um aulão de Yoga

A pressão do dia a dia acabará interferindo no rendimento da sua equipe e por isso proporcionar um momento de relaxamento e equilíbrio das emoções pode ser uma maneira de manter os seus funcionários motivados.

A ideia é que pelo menos uma vez na semana os seus funcionários possam se reunir depois do expediente (ou durante) para realizar uma sessão de Yoga ou meditação. E não pense que será preciso contratar um profissional em primeiro momento: já existem aulas que são oferecidas gratuitamente na internet.

É uma ideia que pode começar assim, com uma espécie de improviso, mas que aos poucos vai gerar tantos resultados que valerá a pena investir em um profissional para ir até a empresa ministrar aulas para a sua equipe.

Além de aproximar os seus funcionários e fazer com que diferentes setores entrem em contato, este aulão vai permitir que todo stress seja descarregado naquele momento de concentração e contato interior.

Exercício coletivo depois do expediente

Todos nós sabemos que, além de ser uma fonte de saúde, fazer exercícios físicos alivia o stress diário, e por isso ele entra nesta lista de maneiras para motivar o seu time.

A ideia é juntar pessoas que sejam adeptas a atividades físicas e fazer uma espécie de circuito de exercício dentro da própria empresa — claro, depois ou antes do expediente!

Isso vai aumentar a qualidade de vida dos seus funcionários, vai permitir que eles interajam entre si e vai liberar toda a tensão do dia a dia corporativo.

O ideal é que isso aconteça 3 vezes na semana, e que sejam exercícios que não precisem de nenhum aparelho ou materiais sofisticados. Corda, bolas e alguns cones pequenos já são o suficiente para realizar um treino funcional.

Happy Hour na sexta

Relaxar depois de uma longa semana de muito trabalho e desafios é o que todo mundo espera e por isso, proporcionar estes momentos aos seus funcionários pode trazer um retorno super positivo para a sua empresa.

É um momento de descontração e de confraternização entre a sua equipe, e com isso você faz com que a sua empresa ganhe credibilidade, não só com os seus funcionários mas também com os seus futuros funcionários.

A ideia é que os seus funcionários possam tomar uma cerveja depois do expediente — ou não — dentro da empresa ou até mesmo ir para algum barzinho próximo.

O happy hour é uma ótima oportunidade para unir as pessoas e fazer com que boas ideia nasçam de um bate papo informal. Faça com que a sua empresa se torne a segunda casa dos seus funcionários e assim eles se sentirão a vontade naquele espaço.

Flexibilize os horários de trabalho

Não há nada mais prazeroso do que trabalhar em uma empresa que te deixa à vontade para montar o seu próprio horário de trabalho!

É claro que essa dica não vale para comércios que tem horário de funcionamento padrão (normalmente das 9:00 ás 18:00) mas para todas as empresas que têm essa possibilidade, acredite, isso motivará e muito os seus funcionários.

É também uma forma de aproveitar o horário de produtividade da sua equipe. Por exemplo, existem pessoas que são mais produtivas pela manhã, enquanto outros são mais produtivos a noite.

Por isso, flexibilizar o horário de trabalho pode ser uma ótima estratégia para tirar proveito do que seus funcionários tem de melhor.

Incentive a prática de um idioma diferente

Seguindo a mesma ideia do Yoga e da ginástica coletiva, outra forma de motivar os seus funcionários é incentivar que eles se juntem para praticar uma outra idioma, como inglês ou espanhol, por exemplo.

É uma forma de quebrar a rotina e elevar o conhecimento de toda a equipe!

Proponha que pelo menos uma vez na semana os funcionários interessados em praticar outra língua se juntem para discutir temas — de preferência que não estejam ligados ao dia a dia da empresa — e treinem as suas habilidades com outro idioma.

Conclusão

Viu só como não é nada complicado manter os seus funcionários motivados? O ponto principal é saber valorizar as pessoas que estão caminhando junto com você no seu sonho de empreender.

Mantê-los satisfeitos pode ser o segredo para o sucesso do progresso da sua empresa, e nem sempre é preciso investir muito para que isso aconteça.

Seja um bom líder e ande lado a lado com toda a sua equipe, faça a diferença e se preocupe com a qualidade de vida deles. Funcionários estressados são um gargalo para a geração de resultados e melhorias.

Esperamos que com este post você como empreendedor possa adaptar essas ideias para a sua empresa.

E, se você também deseja saber como formar a melhor equipe para o seu negócio, leia este post e aprenda como não atirar no seu próprio pé quando for contratar alguém novo.